Palavra Livre

Antecipação

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) vai antecipar o pagamento do 13º salário aos servidores da educação na próxima terça-feira, 15, dia da professora/professor. “Estamos fazendo isso em reconhecimento aos servidores e servidoras que de uma forma grandiosa enalteceram Foz e fizeram o melhor Ideb das cidades acima de 250 mil habitantes no Brasil. Pode anotar, o trabalho não para. vamos seguir firme até 31 de dezembro trabalhando em prol de Foz do Iguaçu”.

 

Evitar enchentes

Empreendimentos com áreas impermeabilizadas acima 500 metros quadrados deverão instalar sistemas de captação e retenção de água para evitar enchentes, diz a lei aprovada na Assembleia Legislativa de autoria dos deputados Arilson Chiorato (PT) e Goura (PDT). “É inadmissível a inércia diante dos problemas climáticos que estão cada dia mais presentes. Precisamos agir e fazer a nossa parte. Não podemos aceitar que vidas e patrimônios sejam perdidos por falta de planejamento e responsabilidade”, disse Chiorato. A lei foi promulgada pelo presidente do legislativo estadual, deputado Ademar Traiano (PSD).

 

Candidatos

A eleição para prefeito e vereadores foi no domingo, 6, e já começam as especulações de candidatas e candidatas para Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Na lista estão: Ricardo Nascimento (PSD), Airton José (PSB), Paulo Mac Donald (PP), Sâmis da Silva (PSDB), Zé Elias (UB), Chico Brasileiro (PSD), Fernando Maraninchi (MDB), Valentina (PT), Yasmin Hachem (PV), Gilmar Piolla (PP) e Yuri Benites (PT).

 

Reeleição

Vermelho (PL), Matheus Vermelho (PP), Giacobo (PL) e Luciano Alves (PSD) vão para a reeleição em 2026. Giacobo já adiantou que pode se candidatar ao Senado.

 

Presidente

Para a presidência da Câmara de Vereadores, os nomes mais citados são de Adriano Rorato (PL), Paulo Debrito (PL), Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos), Beni (PP) e Adnan El Sayed (PSD). As articulações se estendem, principalmente, em novembro e dezembro.

 

Secretariado

As conversas sobre o secretariado do General Silva e Luna (PL) se darão após a volta do prefeito eleito que tirou uns dias para descanso ou ainda após o resultado do segundo turno em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. Uma coisa é certa: o PSD está fortalecido neste processo.

 

Mutirão

A prefeitura de Foz do Iguaçu assinou contratos com o Hospital Nossa Senhora de Fátima e o Hospital Madre de Dio para a realização de cirurgias eletivas nas áreas de ortopedia, ginecologia e cirurgias gerais. “O objetivo é reduzir as filas de espera que, assim como em todo o Brasil, aumentaram devido às constantes epidemias de dengue e à pandemia de covid”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD) que pretende fazer seis mil consultas e 2,7 mil cirurgias até dezembro.

 

Gestor Público

Nesta sexta-feira, 11, o programa de conversão de áreas técnicas para obras de uso social de Foz do Iguaçu vai receber em Curitiba o prêmio Gestor Público do Paraná. O programa já viabilizou 15 obras, entre elas, a ampliação da UPA do Morumbi, a construção  da Escola João dos Costa Viana em Três Lagoas e da creche no Jardim Três Bandeiras, a revitalização do antigo prédio da Câmara de Vereadores e a pavimentação das avenidas Safira, no Porto Meira, e João Paulo II, entre o Jardim Panorama e a Avenida das Cataratas.

 

Falsidade

O juiz eleitoral Irineu Stein Junior, da 145ª Zona Eleitoral de Curitiba, deu prosseguimento à ação do Cidadania contra a candidata Cristina Graeml (PMB). O partido pede a apuração de crime de falsidade ideológica eleitoral e sustenta que a candidata apresentou declaração de bens incompleta. A ação aponta que Cristina Graeml é administradora da Conline – Comércio Eletrônico e Serviços Digitais, aberta em Cachoeira Paulista (SP), o que não foi declarado no registro da candidatura.

 

Conferência

A 1ª Conferência de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu será em 28 de novembro no Hotel Golden Park e será coordenada pelo Codefoz. Nos objetivos: debate da situação econômica atual e identificação das oportunidades; proposição de políticas públicas voltadas ao crescimento econômico sustentável; desafios a serem enfrentados; sugestões e estratégias que priorizem a inovação, a inclusão social e a sustentabilidade; consolidação das propostas apresentadas pelos participantes para nortear o planejamento estratégico do município.

 

Exemplo

“Cascavel unida e pra frente” reuniu PL, Republicanos, PSD, Novo, AGIR, PRD e levou a eleição de Renato Silva a prefeito no primeiro turno, com 95.168 votos válidos (56,41% do total). O mote deve ter inspirado a campanha de Eduardo Pimentel (PSD) no segundo turno que trocou o “tá preparado” para “Curitiba Unida e pra frente”.

 

No Paraguai

O Viaje Paraná participa de sexta-feira, 11, a domingo, 13, da Feira Internacional de Turismo do Paraguai em Assunção.O Paraguai é o maior emissor de turistas estrangeiros para o estado – em 2023 foram mais de 348 mil visitantes paraguaios; somente no primeiro semestre deste ano já foram 219 mil.

 

Paraguai II

Neste ano participam da Fitpar: Parque Vila Velha, Brasil Trips, Paraná Tour, Culture Mundo Guarani, EB Agência de Viagens, Personal Brasil Operadora, LAS, Viale, San Juan, Vivaz Cataratas, Interludium Iguassu, Bristol, Recanto Cataratas e Maestro Thermas Park Hotel, Instituto de Turismo de Curitiba, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Companhia de Atendimento ao Turista de Foz do Iguaçu e prefeituras de Morretes, Foz do Iguaçu e Pontal do Paraná.

 

Show Rural

O 37º Show Rural Coopavel em Cascavel será entre 10 a 14 de fevereiro de 2025, e as inscrições para a Feira de Artesanato e Feira da Agroindústria estão abertas até 25 de outubro. A Feira da Agroindústria Familiar expõe e comercializa produtos da agricultura familiar.

 

Sem vaga

Os candidatos Anderson Prego (PT) e Dr. Odarlone (PT foram os mais votados para vereador em Colombo e Apucarana, mas não foram eleitos – o PT não alcançou votos suficientes para garantir uma vaga. Prego fez 2.950 votos e Odarlone, 2.407 votos. O PT entrou com recurso para garantir a vaga de Prego e de Matteus Henrique em Curitiba. O partido sustenta que o TRE-PR errou nas contas e não aplicou a legislação em vigor.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *