Palavra Livre

Natal Águas e Luzes

O presidente da Fundação Cultural, Juca Ferreira, apontou mais alguns detalhes da programação de natal neste final de ano. O Natal Água e Luzes começa dia 2 de dezembro e termina em 5 de janeiro na Praça da Paz. Neste ano, a programação se estende no Gramadão da Vila A, Praça da Paz, e no trecho das Avenidas Jorge Schimmelpfeng e Avenida das Cataratas, o que inclui a Praça do Mitre e o Trevo do Boicy.

Gabriel Satter

O músico Gabriel Satter será atração do Natal Água e Luzes na Praça da Paz no dia 10 de dezembro.

Programação especial

A Itaipu Binacional também terá uma programação especial no Gramadão da Vila A, com shows, apresentações, iluminação, casa do papai noel e posto de coleta de cestas básicas.

Licitação

Juca Ferreira adiantou ainda que nesta quinta-feira, 17, define a empresa que será responsável pela decoração da natal na Praça da Paz e que a montagem dos painéis, túneis, iluminação e portais será rápida.

Show da virada

Como no ano passado, Foz do Iguaçu terá show da virada no dia 31, com parte da programação do Natal Águas e Luzes.  O show será da banda Metrópole.

Feliz ano novo

O natal das Avenidas Jorge Schimmelpfeng e Avenida das Cataratas será feito, com apoio da Itaipu Binacional e Fundo Iguassu, será feito pelo SindHotéis, Núcleo da Avenida Brasil e das empresas instaladas no trecho. Pinheiros iluminados estarão dispostos na Praça do Mitre, no trevo do Boicy e na frente dos hotéis e atrativos. Um grande totem iluminado com 2023 servirá para fotografias dos visitantes.

No TSE

O processo, em grau de recurso, sobre o domicílio eleitoral do senador eleito Sérgio Moro (União Brasil) já está no TSE. Assinada pela jornalista Isadora Peron, a notícia diz que o ministro Raul Araújo é o relator do processo, mas que não há data fixada para o julgamento. Acrescenta que o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, se manifestou pela rejeição do recurso.

Nova eleição

Uma decisão contrária a Moro resultaria em uma nova eleição para o Senado. Como se sabe, Moro mudou o domicílio para São Paulo, mas em junho último foi obrigado a voltar ao Paraná por decisão do TRE-SP,  atendendo pedido do PT. No Paraná, o TRE recebeu seis pedidos de impugnação da candidatura, que alegavam que Moro não cumpriu o prazo mínimo de seis meses de filiação. O TRE entendeu que o requerimento de transferência de domicílio para São Paulo não rompeu o vínculo de residência no Paraná.

Na transição

Cinco paranaenses já estão nomeados na equipe de transição do governo Lula: a deputada Gleisi Hoffmann (PT), na coordenação política; o deputado Enio Verri (PT), no grupo Planejamento; o ex-deputado Paulo Bernardo (PT), no grupo Comunicações; a professora Márcia Lopes (PT), no grupo Assistência Social; e o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, no grupo Educação.

Aposentadoria

O conselheiro do TCE, Nestor Baptista, pediu aposentadoria e deixou livre para o governador Ratinho Junior (PSD) indicar o novo integrante da Corte. No páreo, estão o secretário Augustinho Zucchi (Desenvolvimento Urbano e Obras) e o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega.

Na disputa

Não faltam nomes para a sucessão do prefeito Rafael Greca (PSD) em Curitiba nas eleições municipais de 2024: Eduardo Pimentel (PSD), atual vice-prefeito; Paulo Martins (PL), Alvaro Dias (Podemos), Deltan Dallagnol (Podemos), Ney Leprevost (União Brasil), Carol Dartora (PT), Tadeu Veneri (PT), Beto Richa (PSDB), Michele Caputo (PSDB), Fernanda Richa (PSDB), Roberto Requião (PT), Requião Filho (PT), Orlando Pessuti (MDB) e Luciano Ducci (PSB). E por aí vai.

Agora é Lei

O aplicativo Agora é Lei no Paraná recebeu a menção honrosa do prêmio da Unale na categoria Atendimento ao Cidadão. O aplicativo reúne em uma única plataforma digital leis estaduais que tratam de compra e venda de produtos e da prestação de serviços, auxiliando o consumidor a conhecer a legislação.

Há vagas!

O Paraná começou a semana com a oferta de 13.166 vagas de emprego com carteira assinada nos postos avançados e nas Agências do Trabalhador. O maior volume está na Região Metropolitana de Curitiba (2.956). Na sequência, aparece a regional de Toledo, com 2.561 vagas. Nas demais regionais são destaques em quantidade Cascavel (1.392), Londrina (957) e Umuarama (768).

Vestibular Unioeste

A Unioeste abriu as inscrições para o vestibular de 2023. Ao todo, são 64 cursos nos cinco campi: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Para esta edição, o pagamento antecipado da taxa por boleto ou PIX vai gerar desconto no valor. As provas estão previstas para 5 de fevereiro de 2023.

Governo 5.0

O governador Ratinho Junior (PSD) abre amanhã (quinta-feira, 17),  em Foz do Iguaçu o Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população”, evento do Estado, AMP e Sebrae, que terá workshops, painéis e palestras com Leandro Karnal e Willian Rigon. O encontro tem o apoio da Assembleia Legislativa, Itaipu Binacional e contará com a participação de todas as secretarias, órgãos, autarquias e empresas públicas do Estado.

Fala Ratinho

Ratinho Junior falará, além dos rankings, sobre projetos como a Nova Ferroeste, creditado pela Coroa Britânica como exemplo global, o Paraná Mais Verde, incentivando o replantio de florestas, e o programa Sinais da Natureza. Na sequência, às 11h, haverá uma palestra com Willian Rigon sobre o tema cidades inteligentes e sustentabilidade. Das 13h30 às 14h30, os participantes poderão visitar os estandes das secretarias de Estado para trocar experiências e entender melhor os programas sustentáveis do Governo.

Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa fará três workshops. Um deles será comandado pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), primeiro-secretário da Alep, sobre administração inovadora. Outro encontro será com Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Alep, sobre as ferramentas utilizadas no órgão. Haverá um terceiro workshop com Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Alep, que abordará novas perspectivas sobre as competências dos deputados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *