Palavra Livre

Acompanhe

O TSE disponibilizou dois aplicativos –  download no Google Play e na App Store – para acompanhar em tempo real a apuração dos votos: Boletim na Mão e Resultados. O boletim permite a conferência dos resultados da votação eletrônica. O mais usado é o app Resultados que traz em tempo real, a contagem dos votos em cada cidade após o encerramento da votação, às 17h de Brasília.

 

Pesquisa

Levantamento Brasil Data divulgada nesta quinta-feira (3) que entrevistou 600 eleitores mostra esses números: General Silva e Luna (PL), com 30,45%; Paulo Mac Donald (PP), 26,12%; Airton José (PSB), 18,14%; Sâmis da Silva (PSDB), 6,99%; Zé Elias (UB), 2,5%; Latinha (Rede), 1%; e Sérgio Caimi (PMB), 0,67%. A margem de erro é de 4%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº PR-01397/2024 e as entrevistas foram feitas entre 29 e 30 de setembro.

 

Itaipulândia

Com 55,69% das intenções de votos, O DataMedia divulgado nesta sexta-feira, 4, aponta a vitória de Maico Gasparini (MDB) para prefeito em Itaipulândia. Lindolfo Rui (PSD) teve 44,31%. A pesquisa, com 307 entrevistas entre os dias 28 e  29 de setembro, tem registro no TSE sob o nº PR-09324/2024. Na estimulada, Maico tem 45% e Lindolfo, 35,8%. Branco (2,9%), nulo (2,3%), não sabe/não respondeu, 14%. O instituto perguntou se os eleitores mudariam o voto: 78,2% responderam não e 21,8% responderam sim. A margem de erro é de 5,5% e o grau de confiança de 95%.

 

Karla em STI

Com 53%, a prefeita Karla Galende (PSDB) lidera a pesquisa Radar a disputa em Santa Terezinha de Itaipu. BIM (PP) tem 41%, branco/nulo somam 3% e não sabe/não opinou, 3%. Em votos válidos (excluídos brancos e nulos), Karla tem 56%. O Radar fez 325 entrevistas entre os dias 24 e 25 de setembro. A margem de erro é de 5,4% e o levantamento está registrado no TSE sob o nº PR-07606/2024.

 

Empenho

A BR-476, que corta o Paraná do Vale da Ribeira até a divisa com Santa Catarina, será revitalizada. Após anos de falta de conservação, o DNIT lançou o edital para obras de manutenção. “A situação é inaceitável. Estamos falando de uma rodovia federal em estado deplorável, que afeta a vida de milhares de paranaenses todos os dias. É uma vergonha e uma falta de respeito com a população”, disse o secretário Santin Roveda (Justiça e Cidadania) que trabalhou pela revitalização da BR-476.

 

É parda

O juiz Sérgio Luís Ruivo Marques, da 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, determinou que a Itaipu Binacional reserve a vaga para uma advogada aprovada em concurso público em 2023, mas que teve a contratação negada. A autora da ação se declarou parda no ato da inscrição para a vaga de advogada. Ela obteve nota 98,79 e foi convocada em março de 2024. Porém, a comissão responsável pelo teste de heteroidentificação entendeu que a mulher não apresentava as características fenotípicas (tom de pele, cabelo, nariz e boca) que correspondiam a uma pessoa parda.

 

Orçamento

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), presidente da Comissão do Orçamento da Assembleia Legislativa, adiantou que na volta dos trabalhos do legislativo estadual na segunda-feira, 7, o anteprojeto do governador Ratinho Junior (PSD) será lido em plenário e será aberto aos parlamentares o prazo para apresentação de emendas ao Lei Orçamentária (LOA) para 2025. “É um orçamento robusto na ordem de R$ 78,7 bilhões que vamos debater na comissão as prioridades dos investimentos, além dos já previstos nas áreas de educação, saúde e segurança, por exemplo”, disse.

 

Debates

Um leitor da coluna acompanhou os debates de quinta-feira (3) na TV Globo e fez suas avaliações: Porto Alegre (altíssimo nível), Rio de Janeiro (pauleira), São Paulo (pauleira), Recife (mesmice), Campo Grande (prefeita acuada) e Curitiba (pasmaceira).

 

Turismo popular

O SindHotéis tem uma iniciativa que pode virar um belo programa. No ano passado, os alunos da Escola João da Costa Viana em Três Lagoas passaram o dia no Blue Park do Hotel Mabu com almoço e tudo. O sindicato faz isso no dia do hoteleiro e turismo. O Parque Nacional do Iguaçu já chegou a desenvolver um projeto em que os estudantes visitavam as Cataratas e participavam de uma aula na escola parque e tomavam um café da manhã. O mesmo acontecia no Complexo Turístico de Itaipu. As três iniciativas podem se tornar um programa com a franquia dos estudantes das escolas de Foz do Iguaçu aos atrativos turísticos.

 

Bolsas

A Fundação Araucária fez chamada complementar para mais 15 bolsas de mestrado e doutorado. A iniciativa visa ampliar as ações de fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu. O programa também deve estimular e ampliar o avanço da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e de inovação, além de promover a produção científica por meio do fomento para bolsas de mestrado e doutorado das universidades de ciência e tecnologia paranaenses.

 

Mais três

O Instituto Água e Terra ampliou o alcance do projeto Parques Paraná com a incorporação de três novos complexos ambientais: Floresta Estadual Metropolitana (Piraquara), Estação Ecológica do Caiuá (Diamante do Norte) e Jardim Botânico de Londrina, totalizando agora 32 espaços. A proposta busca requalificar áreas de preservação ambiental para atividades turísticas e educativas.

 

Vai indo

A privatização dos cânions verdes – Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral – nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, não está dando certo. Depois do aumento da entrada, a visitação caiu e a concessionária já avalia desistir da empreitada.

 

Xô tranquera

O prefeito Rafael Greca (PSD) criticou os “influencers” na campanha pela prefeitura e que tentam transformar os curitibanos em “idioters”. “Quanta besteira. Xô, tranqueira. Como estão fazendo crimes contra a verdade, contra a cidade bem cuidada, contra a capacidade inteligência, da terra e da gente que vive em Curitiba. De repente, Curitiba não presta mais. Qualquer pessoa, dotada de um celular, se transforma num influencer. Mas louca de vontade em transformar você em um ‘idioter’”.

 

Ranking

UEM, UEL, UEPG, Unioeste e Unicentro estão entre as melhores universidades do Brasil, aponta o ranking da Quacquarelli Symonds que abrange 437 universidades de 23 países da América Latina e Caribe, das quais 96 brasileiras. A UEM está em 27ª, seguida pela UEL e UEPG em 34ª e 56ª entre as universidades do país e nas  posições 101, 119 e na faixa 201-250 na América Latina. A Unioeste está em 58º lugar nacional e se mantém na faixa 201-250 das universidades latinas. A Unicentro ocupa a posição 82 entre as brasileiras e a faixa 301-350 da esfera regional.

 

Dez milhões

O número total de estudantes dos cursos de ensino superior no Brasil cresceu 5,6% em 2023 na comparação com 2022. Segundo o Ministério da Educação, com base no Censo de Educação Superior, são 9,9 milhões de alunos matriculados, o maior registrado em nove anos. O censo aponta também 4,9 milhões de matrículas nos cursos a distância, o que representa 49% do total. O Inep projeta que  neste ano os estudantes nos chamados cursos EAD devem superar os matriculados em cursos presenciais. A diferença entre as duas modalidades é de 150.220 matrículas.

 

Resgate

O primeiro voo de resgate dos brasileiros no Líbano partiu de Lisboa chegou em Beirute às 16h e retornou em seguida para a capital portuguesa. De Lisboa, seguirá para São Paulo, onde o desembarque está previsto para às 8h de sábado (5). O Itamaraty estima em 220 o número de passageiros nessa primeira repatriação. O objetivo do governo brasileiro é repatriar cerca de 500 pessoas por semana. Terão prioridade de embarque idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.

 

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *