Palavra Livre

Disparos

A propaganda eleitoral por meio de disparo em massa de mensagens sem consentimento do destinatário não é permitida. As mensagens devem incluir a identificação do remetente e oferecer a opção de descadastramento e a eliminação de seus dados pessoais. Também é proibido o uso de telemarketing para divulgar propaganda eleitoral durante o período de campanha. Mais detalhes estão na resolução do TSE, nº 23.610/2019, que trata da propaganda eleitoral.

Mais uma

A coligação Foz Para Todos (MDB, PSDB e CD) incluiu a decisão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, do último dia 27, no pedido de impugnação do registro da candidatura de Paulo Mac Donald Ghisi (PP) a prefeito. No TSE, a candidatura de Mac Donald está à espera de julgamento e, portanto, não está deferida. O TJ-PR acatou os embargos de declaração do Ministério Público e segundo os advogados Luiz Fernando Zornig Filho e Luiz Gustavo de Andrade, reafirma o dolo específico de Mac Donald em ação por improbidade administrativa.

Destaques

As cidades do oeste são destaques na produção agropecuária do Paraná, conforme o Deral. Suínos (Toledo e Santa Helena), aves (Toledo e Assis Chateaubriand), milho – 1ª safra (Toledo e Assis Chateaubriand) milho – 2ª safra (Guarapuava e Castro), batata – 1ª safra (Guarapuava e Contenda), batata – 2ª safra (Guarapuava e Pinhão), feijão – 1ª safra (Irati e Prudentópolis), feijão – 2ª safra (Vitorino e Pato Branco), leite (Castro e Carambeí), cevada (Guarapuava e Tibagi), Soja (Cascavel e Tibagi), trigo (Cascavel e Tibagi), bovina (Umuarama e Alto Paraíso), laranja (Paranavaí e Alto Paraná), cana-de-açúcar (Colorado e Jacarezinho), sericultura (Nova Esperança e Diamante do Sul), café (Carlópolis e Pinhalão), morango (Jaboti e São José dos Pinhais), erva-mate (Cruz Machado e São Mateus do Sul), tilápia (Nova Aurora e Palotina), papel e celulose ( Telêmaco Borba e Ortigueira) e ovos (Arapongas e Santo Antônio do Sudoeste).

Bufunfa
Uma ação por dano moral aberta há 31 anos terminou em favor de Requião (Mobiliza). A 176ª Zona Eleitoral aponta que R$ 1 milhão foi depositado no dia 20 de agosto na conta do ex-governador. O valor é da indenização paga pelo empresário Joni Varisco, à época deputado federal e que acusou Requião, em entrevistas à imprensa, de ter ordenado o assassinato do líder do MST Diniz Bento da Silva, o Teixeirinha, morto em 1993 em uma fazenda em Campo Bonito, logo depois de três policiais militares terem sido executados a tiros.

Pesquisa
O resultado da pesquisa 100% eleitoral não agradou a maioria dos candidatos a prefeito em Foz do Iguaçu. O General Silva e Luna (PL) tem 39,2%, seguido de Paulo Mac Donald Ghisi (PP) com 33%; Airton José (PSB), 7,1%; Sâmis da Silva (PSDB), 5,8%; Latinha (Rede), 1,2%; Zé Elias (UB), 0,2%; branco e nulo, 2,3% e 11,2% não sabem ou não responderam. O instituto entrevistou 400 eleitores entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é 4,9% e o índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada sob o número PR-07815/2024.

Yared
A ex-deputada Christiane Yared assumiu a  Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná nas férias do titular, o deputado Ricardo Barros (PP). Barros vai se dedicar às campanhas eleitorais dos 138 candidatos a prefeito e 118 a vice pelo PP do Paraná, entre elas estão a de Maria Victória (Curitiba), Paulo Mac Donald Ghisi (Foz do Iguaçu), Silvio Barros (Maringá), Márcio Pacheco (Cascavel) e Maria Tereza (Londrina).

Sessenta anos?
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) protocolou pedido de informações na ANTT e TCU sobre o prazo de 60 anos dos novos contratos das concessões de rodovias no Paraná. Segundo Romanelli, a lei 20.668/21, aprovada pela Assembleia Legislativa, autorizou o Governo do Paraná a delegar trechos de rodovias estaduais para a União por um prazo máximo de 30 anos. De outra parte, o acórdão 1.592/24, do TCU, que analisou a desestatização dos Lotes 3 e 6, considera a possibilidade de exploração das estradas que cortam o Estado por seis décadas, com prazo inicial de 30 anos.

Debate
O portal Plural, em parceria com o SindiFisco, Senge e a UFPR, fará no próximo dia 12 na universidade um debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba: Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), Requião (Mobiliza), Ney Leprevost (UB), Cristina Graeml (PMB), Felipe Bombardelli (PCO), Luizão Goulart (SD), Professora Andrea Caldas (Psol), Maria Victória (PP) e Samuel de Mattos (PSTU).

Denuncie
O assédio eleitoral é crime e, desde 2022, o número de denúncias contra os mais patrões tem crescido. As centrais sindicais lançaram um aplicativo onde é possível que o trabalhador faça denúncias. A iniciativa partiu da CUT, Força Sindical, NCST, UGT, CSB, Agência Pública, Intersindical e MPT. A denúncia pode ser feita na página do Fórum das Centrais Sindicais.

Sabatina
O Bem Paraná realiza entre os dias 9 e 20 de setembro sabatinas com os dez candidatos a prefeito de Curitiba. Na ordem: Samuel Mattos (dia 9), Cristina Graeml (10), Ney Leprevost (11), Eduardo Pimentel (12), Maria Victoria (13), Andrea Caldas (16), Felipe Bombardelli (17), Luizão (18), Requião (19) e Luciano Ducci (dia 20). As entrevistas pelas jornalistas Martha Feldens, Kátia Brambatti e Josianne Ritz serão transmitidas nos canais de comunicação do portal: site, youtube, facebook, etc.

PIB
O IBGE divulgou que o PIB, soma de toda a riqueza produzida no país, teve crescimento de 1,4% no segundo trimestre deste ano em comparação ao primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2023, o crescimento foi de 3,3%. O destaque da economia entre abril, maio e junho deste ano ficou com o desempenho da indústria, com alta de 1,8% no segundo trimestre em relação ao primeiro, seguida pelo setor de serviços, cujo crescimento foi de 1%.

Na área
O presidente da Interpol, major general Ahmed Naser Al-Raisi, e o delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza, visitaram o delegado Marcos Antônio Farias, da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional. Urquiza foi indicado para a Secretaria-Geral da Interpol, com mandato até 2029. É a primeira vez que um policial brasileiro ocupará o cargo. Atualmente, Urquiza desempenha a função de vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol.

Sob consulta
Projeto de lei da deputada Carol Dartora (PT) proíbe a instalação de praças de pedágio a menos de 12 km de distância das áreas onde vivem povos e comunidades tradicionais e de territórios tradicionais. Mesmo respeitando o raio de 12 km, se esses povos e comunidades tradicionais forem afetados, a proposta prevê que seja realizada consulta prévia a eles. Essa consulta deverá ter como base a análise de impactos sociais, espirituais, culturais, territoriais, econômicos, sobre as tradições e o meio ambiente que possam atingir aqueles povos.

Recesso
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), anunciou a suspensão das sessões plenárias até 7 de outubro, um dia após o primeiro turno das eleições municipais. Em nota, a Assembleia justificou a suspensão por “obras de modernização da rede elétrica do plenário do Legislativo”, mas esclareceu que “a decisão foi tomada pela Mesa Executiva, em consenso com o Colégio de Líderes do Parlamento”.

Indício de fraude
A Justiça Eleitoral está atrás dos títulos de eleitor em Guaratuba com indícios de fraude. A suspeita tem base na investigação da Polícia Federal envolvendo o vereador Alaor do Cubatão (PSD), mas pode ter reflexos na eleição para prefeito, conforme um pedido de providências à Corregedoria Regional Eleitoral. Em despacho, a juíza Giovanna de Sá Rechia determinou o levantamento dos títulos que usaram atestados médicos de postos de saúde de Guaratuba como comprovantes de residência e os que apresentarem o mesmo endereço para diversos eleitores.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *