Palavra Livre
Faz Ciência
Foz do Iguaçu tem quatro escolas estaduais – Professor Orides Balotin Guerra, Presidente Costa e Silva, Gustavo Dobrandino da Silva e Pioneiros – entre as 112 com projetos aprovados da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. São 88 escolas de período integral nas quais os clubes de ciências devem integrar a matriz curricular e 112 escolas com atividades em contraturno.
Time do Lula
O presidente estadual do PT, deputado Arilson Chiorato, aponta que o partido tem candidatos em 300 cidades do Paraná. São dois mil candidatos a vereador, vai disputar as prefeituras em 120 cidades – com 90 candidatos a prefeito e 30 a vice-prefeito. “Os planos de governo dos candidatos do PT vão defender a saúde pública e o SUS, a segurança pública e a educação inclusiva em tempo integral. “Os excluídos vão estar no orçamento nos planos de governo dos candidatos do PT. É hora de continuar no time do Lula. O que está bom, a gente avança”, disse.
Relator
Filipe Barros (PL), líder da Oposição na Câmara dos Deputados, foi designado pela CCJ relator que trata das decisões monocráticas dos ministros do STF. A proposta busca limitar a possibilidade de ministros decidirem individualmente em casos de grande relevância. A medida surge em resposta a críticas sobre o poder concentrado nas mãos de um único ministro em determinadas ocasiões, o que, segundo os defensores da proposta, compromete a colegialidade e a legitimidade das decisões judiciais.
Gestor Público
Além de Foz do Iguaçu, outras cidades vão receber o Prêmio Gestor Público que será entregue no dia 17 de setembro: Campo Mourão, Ivaiporã, Pinhais, Roncador, Cascavel, Entre Rios do Oeste, Ponta Grossa, União da Vitória, Araucária, Floraí, Missal, Toledo., Maringá, Guarapuava, Ubiratã, Jaguariaíva, Apucarana, Floraí, Enéas Marques, Ivaiporã, Rio Branco do Sul, Nova Aurora, Turvo, Santa Lúcia, Juranda, Santa Tereza do Oeste, Missal, Campina da Lagoa, Quatro Pontes, Nova Tebas e Guaíra,.
Cabos eleitorais
No debate da TV Tarobá, três candidatos apresentaram seus cabos eleitorais: Zé Elias (UB) destacou a proposta da agência municipal do senador Sérgio Moro (UB); Latinha (Rede) defendeu o Pronasci do presidente Lula (PT), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede); e o General Silva e Luna (PL) destacou o apoio do governador Ratinho Júnior (PSD) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Tarifa Zero
Airton José (PSB), Zé Elias (UB), Sâmis da Silva (PSDB) e Latinha (Psol) concordaram, cada um com a sua proposta, com a Tarifa Zero no Transporte Coletivo. Latinha disse que vai viabilizá-la com a cobrança de taxa do turismo; Zé Elias com a corte de 80% dos comissionados: Airton José pode usar até recursos dos royalties; e Sâmis questionou as fontes de recursos, apesar de apoiar a proposta.
Saúde
Saúde, saúde e saúde permeou mais da metade do debate da TV Tarobá. Paulo Mac Donald Ghisi (PP) propôs a construção de um hospital municipal, Airton defendeu a federalização do hospital municipal, Sâmis defendeu a ampliação da rede de proteção do SUS aos moradores e lembrou da fábrica municipal de medicamentos e Zé Elias defendeu o hospital-escola da Unila.
Debates
O próximo debate em Foz do Iguaçu será feito no dia 27, a partir das 19h, no Foz Plaza, e transmitido pelo youtube, facebook e outras plataformas digitais. Os debates da Rádio Cultura têm duas datas marcadas: 1º de outubro (primeiro turno) e 22 de outubro (segundo turno). Os debates serão no Recanto Park Hotel, a partir das 20h, mediados pelo jornalista Dante Quadra, e transmitidos pela rádio e nos seus canais nas redes sociais.
Dos vices
Entidades estudam debate com os candidatos a vice-prefeito: Fernando Maraninchi (MDB), Ricardo Nascimento (PSD), Deoclécio Duarte (Avante), Thiago Kodama (Mobiliza), Juçara Andrade (PMB), Leandro Costa (UB) e Cleomar Silveira (Rede).
Três pedidos
A candidatura de Paulo Mac Donald Ghisi (PP) já tem pedidos de impugnação de registro na Justiça Eleitoral: do Democracia Cristã (DC), coligação Foz Em Primeiro Lugar (PL, Republicanos, PSD, Novo, PRD e Solidariedade) e coligação Foz para Todos (MDB, Cidadania e PSDB). Os partidos entendem que Mac Donald está inelegível em condenações por improbidade administrativa.
Sem patente
As advogadas Maira Bianca Belem Tomasoni e Júlia Pacheco da Trindade e o advogado Milton César Tomba da Rocha peticionaram a 104ª Zona Eleitoral para que impeça o candidato a prefeito General Silva e Luna (PL) de usar a patente militar na eleição de outubro em Foz do Iguaçu.
Seminário
O Observatório Social convidou os candidatos a prefeito e à vereança para um seminário sobre governança, sustentabilidade e controle social na segunda-feira, 26, a partir das 19h, na Acifi. O objetivo é capacitar os candidatos na abordagem proativa e integrada para o enfrentamento da crise climática e demais desafios em prol da sustentabilidade. E refletir a construir ações que promovam a resiliência ambiental e social no município.
Jogos
Foz do Iguaçu vai sediar neste fim de semana a etapa de atletismo dos Jogos Paradesportivos do Paraná. São 741 atletas e técnicos de 45 cidades de 150 equipes que participam das competições de sexta-feira a domingo (23 a 25). A etapa encerra os Jogos iniciados em maio, em Londrina. As disputas de lançamento de dardo, disco e club, arremesso de peso, salto em altura, salto em distância, salto triplo, 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 5000m, 4x100m e 4x400m serão realizadas no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti.
Casal na disputa
Um casal forma a chapa majoritária que reúne 11 partidos em Assis Chateaubriand. O deputado Marcel Micheletto (PL) é candidato a prefeito com a mulher Franciane Micheletto (PL) como vice.
Arraiá
A Associação de Moradores do Cidade Nova realiza de sexta a domingo (23 a 25), o Arraiá do Cidade Nova, na Praça do Cidade Nova. A festa terá início na sexta e sábado, às 18 horas, e, no domingo, às 16 horas. A festa terá opções de alimentação, atividades para crianças e apresentações artísticas todos os dias.
Sem operação
A Voepass deixará de operar voos diários para Cascavel. Em nota, a companhia disse que a medida é uma readequação das operações após a queda do turboélice ATR 72-500, que fazia o voo 2283 e caiu em Vinhedo (SP). Já estão interrompidos os voos para Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Seguro (BA). A partir do dia 26 de agosto, deixarão de operar as rotas para Salvador, Natal e Mossoró (RN), e em 2 de setembro para Cascavel, São José do Rio Preto (SP) e Rio Verde (GO).
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser