Palavra Livre
Telemedicina
O prefeito Chico Brasileiro lançou o programa Telemedicina na UBS do Cidade Nova. “Estamos levando inovação à saúde pública com a implantação da telemedicina em toda a rede municipal. Os pacientes nos postos de saúde são atendidos por médicos a distância, agilizando o atendimento e reduzindo filas. A telemedicina funcionou muito bem na pandemia e agora estamos implantando em toda a rede pública de saúde. Uma grande alternativa que já é realidade em Foz do Iguaçu”, disse Brasileira. O posto de saúde do Cidade Nova será o projeto piloto do programa.
Avanços
“Vamos avançar na inovação. Queremos trazer a inteligência artificial para dentro da Assembleia para otimizar, desburocratizar e facilitar no protocolo de projetos de lei. Vamos continuar sendo a única Assembleia do Brasil que devolve 30% do orçamento ao Poder Executivo. São R$ 450 milhões todos os anos em recursos sendo aplicados em programas que ajudam a melhorar a vida dos paranaenses” – do deputado Alexandre Curi (PSD), eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 25/26.
Licitação liberada
O TCE liberou a continuidade do pregão eletrônico para contratação de fornecimento de refeições para as unidades prisionais da regional de Foz do Iguaçu. A licitação, suspensa por decisão cautelar, foi retomada após o relator conselheiro Fabio Camargo destacar que a interrupção pode trazer prejuízos econômicos significativos ao Estado. Com o aval, a Secretaria de Segurança Pública planeja expandir o modelo para outras regiões.
Metas
O Plano Nacional de Turismo 2024-2027 traça metas como o aumento de 93 milhões para 150 milhões de viagens nacionais, a marca de 8,1 milhões de turistas internacionais no Brasil e a expectativa de US$ 8,1 bilhões em receitas. Também há projeção de aumentar para três milhões o número de postos de trabalho formais no turismo nacional.
Expectativa
O ministro Celso Sabino (Turismo) diz que o otimismo é reforçado pelos números recentes. “Estamos muito animados com os resultados do turismo brasileiro. Já passamos de 50 mil novos empregos gerados desde 1º de janeiro de 2023. E com mais hotéis, mais voos, e mais renda no bolso, o brasileiro está viajando mais e se interessando mais em conhecer o país”.
Pesquisa
A pouco mais de dois anos das eleições de 2026, o Paraná Pesquisas traz o primeiro levantamento da intenção do eleitor a respeito da sucessão ao governo do Estado, da eleição das duas vagas ao Senado, além da aprovação do governador Ratinho Junior (PSD). O instituto entrevistou 1.508 eleitores em 64 cidades entre 1º e 4 de agosto. A margem de erro é de 2,6% e grau de confiança, de 95%.
Dois cenários
Ao governo do Estado, o senador Sérgio Moro (União Brasil) aparece na liderança em dois cenários – com 41,8% e 44,6%. Moro, está frente de Rafael Greca (PSD), com 17,9%; de Alexandre Curi (PSD), 9,7%; de Marcelo Belinati (PP), 8,8%; Enio Verri (PT), 5,2%; e Darci Piana (PSD), com 1,7%. Sem Belinati na lista, os porcentuais são esses: Greca (19,6%), Curi (10,9%), Verri (5,8%) e Piana (2%).
Senador
O governador Ratinho Júnior (PSD) e o deputado Filipe Barros (PL) lideram a disputa das duas vagas ao Senado. No geral, Ratinho Junior tem 66%; Felipe Barros, 20,8%; Gleisi Hoffmann (PT), 19,4%; Flávio Arns (PSB), 18,8%; e Pedro Lupion (PP), 9,2%. Na primeira opção: Ratinho (55%), Gleisi (10,5%0, Arns (8,4%), Filipe Barros (7,7%) e Lupion (3,8%). Na segunda opção: Filipe Barros (12,9%), Ratinho (11%), Arns (10,5%), Gleisi (8,9%) e Lupion (5,4%).
Aprovado
O governador Ratinho Junior (PSD) tem aprovação recorde entre os paranaenses: 76,8% dos entrevistados o aprovam e 19,8%, desaprovam.
Pesquisa II
A Radar Inteligência também divulgou os resultados da sua pesquisa eleitoral em Foz do Iguaçu. O instituto entrevistou 600 eleitores entre os dias 8 e 9 de agosto. A margem de erro é de 4% e o grau de confiança, de 95,5%. O número de registros no TRE/PR: PR-04924/2024.
Espontânea
Conforme os números, 63,3% não sabem em quem votar ou não opinaram. Na espontânea: Paulo Mac Donald Ghisi (PP) tem 21,1%, General Silva e Luna (PL), 9,5%; Sâmis da Silva (PSDB), 3,6%; Chico Brasileiro (PSD), 1,2% e Airton José (PSB), 0,08%.
Estimulada
Paulo Mac Donald aparece na frente na estimulada com 40,2%, seguido de Silva e Luna (21,3%), Sâmis da Silva (9,3%), Airton José (9%), Sérgio Caimi (PMB), 1,5% e Zé Elias (União Brasil). Nulo e branco somam 2,2% e não sabe/não opinou, 14,3%.
Rejeição
Os mais rejeitados, na ordem: Sâmis da Silva (18%), Paulo Mac Donald (13%), Latinha (Psol), 10,7%; Silva e Luna (4,9%), Airton José (4,5%), Caimi (1,7%).
Segundo turno
O Radar fez seis simulações de segundo turno: Silva e Luna (51,7%) e Airton José (39,5%), Paulo Mac Donald (58,6%) e Silva e Luna (34,6%), Airton José (48,6%) e Sâmis da Silva (34,6%), Paulo Mac Donald (67%) e Airton José (26,2%), Silva e Luna (56%) e Sâmis da Silva (33,3%) e Paulo Mac Donald (68.9%) e Sâmis da Silva (20,5%).
Parem por aí
Com 70% de aprovação, o prefeito Marcelo Belinati (PP) mandou ver. “Ontem no debate da Tarobá, os candidatos a prefeito falaram muito mal de Londrina. Falaram como se aqui não tivesse nada de bom. Botaram defeito em tudo. Falam mal, mal, mal da cidade mas tão tudo desesperados pra ser prefeito. Prefeitura não é um brinquedinho para chamar de seu não. Ser prefeito é missão de vida. É dedicação 24 horas para servir o povo e cuidar da cidade. Amar a cidade e colocar esse amor em forma de trabalho. E essa postura atrapalha demais a cidade, pega mal demais”, disse.
Impasse
O ICMBio, via ofício, solicitou as instalações da Polícia Ambiental (Força Verde) instalada no Parque Nacional do Iguaçu. O intento é despachar os policiais e entregar o prédio para a concessionária que explora a unidade de conservação ambiental. A Polícia Ambiental está instalada há mais de 40 anos no parque nacional.
Presença
O empresário Falkner Borges cumprimentou o deputado Alexandre Curi (PSD), eleito na segunda-feira, 12, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2025-2026.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser