Palavra Livre

Candidatos

A partir desta edição, a coluna vai listar os candidatos a vereador aprovados nas convenções partidárias.

 

Só orgânicos

O TSE proibiu a contratação de influenciadores digitais para divulgar campanhas nas eleições de outubro. Será a primeira vez que a Justiça Eleitoral vai lidar de forma direta com esse tipo de situação, o que faz com que não existam exemplos de casos julgados que sirvam de referência. Como definir quem é um influenciador e como identificar a diferença entre uma campanha paga e uma orgânica são desafios para a justiça eleitoral. Fica permitida a livre manifestação de opinião de influenciadores a favor ou contra qualquer candidato.

 

Tensão

A jornalista Cristina Graeml pode ficar sem partido para registrar sua candidatura a prefeito de Curitiba. Karlos Kohlbach registra no Blog Politicamente que a direção nacional do PMDB, partido de Cristina, dissolveu os diretórios municipal e estadual, após uma reunião realizada no sábado (3). A decisão pela intervenção no partido já foi comunicada ao TSE. A executiva do partido deveria decidir até domingo (4) a situação. A convenção do PMB estava marcada para esta segunda-feira, 5, depois das 19h.

 

Desistência

O deputado Do Carmo (União Brasil) desistiu da disputa pela prefeitura de Maringá e sobrou troca de cotoveladas entre o deputado e o senador Sérgio Moro (União Brasil) que disse que a candidatura do pré-candidato foi negada pelo partido porque o deputado enfrentou denúncia de improbidade administrativa na Polícia Militar. Do Carmo soltou lagartos contra Moro. Os vídeos do senador e do deputado viralizaram nas redes sociais.

 

Tiago Amaral

O PSD oficializou a candidatura de Tiago Amaral a prefeito de Londrina. A convenção definiu também o nome de Júnior Santos Rosa (PL) como candidato a vice-prefeito na chapa. Além do PSD e PL, Tiago Amaral tem apoio do PRD, Avante, Agir e União Brasil. Ao todo, os partidos lançaram mais de 120 candidatos a vereador.

 

Vice de Pacheco

O MDB retirou a pré-candidatura a prefeito de Cascavel do empresário Fernando Mantovani e o lançou como candidato a vice na chapa encabeçada por Márcio Pacheco (PP). Conforme o calendário eleitoral, de 20 de julho a 5 agosto as convenções partidárias devem definir oficialmente os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. O pedido de registro na Justiça Eleitoral precisa ser feito até 15 de agosto, para então, esses políticos serem considerados candidatos.

 

Professor Luizão

O SD oficializou a candidatura de Luizão Goulart para prefeito de Curitiba e das 39 candidaturas à Câmara Municipal, mas ainda precisa definir quem será o candidato a vice. Essa definição, bem como a de uma possível coligação com outra legenda, deve ocorrer até segunda-feira (5), prazo final para a realização das convenções partidárias. Em Foz, o SD definiu o apoio ao General Silva e Luna (PL).

 

Fiani na vice

O ator, dramaturgo e empresário João Luiz Fiani (PSDB) foi confirmado nesta segunda-feira, 5, candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Beto Richa (PSDB). Em convenção, os tucanos também definiram a chapa dos 39 candidatos a vereador na Câmara Municipal.

 

Candidatos

Neste final de semana, em Foz do Iguaçu foram confirmadas as candidaturas de Airton José (PSB), Paulo Mac Donald Ghisi (PP), Sâmis da Silva (PSDB) e General Silva e Luna (PL). A Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB) teve o fechamento da sua convenção ainda nesta segunda-feira, 5, com a presença do diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, no Hotel Foz do Iguaçu. O FBE apoia Airton José e falta definir a candidatura a vice-prefeito.

 

Empolgado

As pesquisas internas têm animado a campanha do candidato Sâmis da Silva (PSDB). A última de sábado (3) foi comemorada entre os candidatos a vereador do PSDB, Cidadania e MDB. O candidato a vice-prefeito Fernando Maraninchi (MDB) disse ao presidente do PSDB, Beto Richa, que o nome de Sâmis é de fácil recebimento e não encontra qualquer tipo de resistência em todas as regiões e bairros de Foz do Iguaçu. “Tenho certeza que estamos avançando e estaremos no segundo turno”, disse Maraninchi.

 

FBE

O FBE definiu a chapa dos 16 candidatos à vereança. Pelo PT: Valentina Virginio, Ian Vargas, Professora Luciana Moreira, Luiz Henrique, Dilto Vitorassi, PH Zuchoski, Mônica Santos, Professor Cláudio Miranda, Cris Silva e Sandro Martins. Pelo PV: Yasmin Hachem, Irineu Ribeiro, Khalid Omairi e Ilma de Oliveira; e pelo PCdoB: Mazé Saad e Ivan Parou Ficou dos Santos.

 

Resort

O canal SSC registra o ritmo acelerado das obras Aqua Foz do Iguaçu by Gramado Parks, um resort no complexo Dreams Park Show (Museu de Cera), na Rodovia das Cataratas. O empreendimento integra os novos atrativos ao longo da rodovia.

 

PSDB/CD

Para a disputa das 15 cadeiras da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, o PSDB definiu 12 nomes: Ana Caroline Américo, Camila Olmedo, Maria Cida de Souza, Mari Trindade, Aguinaldo Franchin, Luís Balbinot, Daniel Durci, Pastor Edimar Leite, Edivaldo Alcântara, Dr. Jacy Freitas, Jairo Cardoso e Valdir de Souza Maninho. Do Cidadania, duas candidatas: Eloide de Oliveira e Professora Alcina Rodrigues; e dois candidatos: Eliseu Silva e Professor Júlio César Gonçalves Dias.

 

Atas

Até agora, nove partidos de Foz do Iguaçu registraram as atas das convenções partidárias no TSE: MDB, União Brasil, Novo, Podemos, PSDB/Cidadania, Podemos, PL, Avante e Republicanos.

 

Republicanos

Os candidatos a vereador do Republicanos: Elis de Andrade, Juliana da Cruz, Noemi Antunes, Ane Guettems, Sue Ellen Silva, Alisson Diego, Carlos Silva, Dirceu Moreira, Dr. Ranieri Marchioro, Enéas de Paula, Jaime Gomes, Ney Morales, Cantor Paulo Sérgio, Protetor Jorge, Sargento Mello e Sidnei Piazza.

 

Podemos

No Podemos, os candidatos a vereadora e vereador: Bibiana Orsi, Lucyana Amaral, Elizangela Bassanes, Leila Bencke, Rosangela Ro, Rozily de Freitas, Abel Lopes, Artur Joctel, Claiton Costa, Pastor Ewerton, Osni de Moraes, Repórter Roque Ovelar, Joca Alves, Jovanil Teixeira, Celso Fagundes e Paulé de Souza. Ney Patrício foi indicado a vice de Paulo Mac Donald Ghisi (PP), mas pode ser candidato à reeleição de vereador.

 

PL

No PL, os candidatos a vereança: Cabo Cassol, Edílio Dalla’agnol, Soldado Fruet, Márcio Rosa, Tiago Iturriet, Adriano Rorato, Bosco Foz, Dr. Watson Monzon, Admilson Galhardo, Paulo de Brito, Maestro Naor, Drª Carla Rosane, Elis Reis, Paula Lauxen, Jane Buzzi, Arquiteta Márcia Porto.

 

Novo

No Novo, os candidatos a vereador: Claudeir dos Santos, Juliana de Faria, Terapeuta Malde e Professor Sidney Calixto. O Novo integra a frente do General Silva e Luna (PL, PSD, SD, Republicanos e Novo).

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *