Palavra Livre
Lula lá
Lula (PT) lidera os cinco cenários à presidente levantados pelo instituto Paraná Pesquisas desta segunda-feira (29). Lula está na frente de Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil). Foram entrevistadas 2.026 pessoas entre os dias 18 e 22 de julho. A margem de erro é de 2,2% e o nível de confiança é de 95%.
Dois cenários
O primeiro cenário apresenta Lula, Jair Bolsonaro – inelegível até 2030 –, Ciro Gomes, Ronaldo Caiado (União Brasil), Eduardo Leite e Helder Barbalho (MDB). Nele, Lula tem 38,3%, Bolsonaro (36,9, Ciro Gomes (7,9%), Ronaldo Caiado (3,%), Eduardo Leite (1,9%) e Helder Barbalho (0,5%). Já em um cenário com Michelle Bolsonaro, Lula aparece em primeiro com 38,7% ante 30,3% da ex-primeira-dama. Ciro Gomes tem 9,1%, Caiado, 4,5%, Leite, 2,3% e Helder Barbalho, 0,6%.
Três cenários
No terceiro cenário, com o governador Tarcísio de Freitas, Lula tem 38,9%, enquanto Tarcísio tem 24,4%. Em seguida, Ciro Gomes, com 11,8%, Ronaldo Caiado, com 4,0%, Eduardo Leite, com 2,7%, e Helder Barbalho, com 0,6%. Com Ratinho Junior, Lula tem 39%, Ratinho Junior (14,2%), Ciro Gomes (12,4%), Caiado (7,5%), Eduardo Leite (3,3%) e Helder Barbalho (0,7%). Com o Zema, Lula tem 38,8%, Ciro Gomes (13,3%), Zema (13,1%), Caiado (6,7%), Eduardo Leite (3,5%) e Helder Barbalho (0,8%).
Forte no Sul
Se depender da região Sul, Ratinho Junior aparece com 33,7% à frente de Lula (23,4%), Ciro Gomes (7,3%), Eduardo Leite (5,3%), Ronaldo Caiado (4,6%) e Helder Barbalho (1%).
Convenção
O General Joaquim Silva e Luna, pré-candidato a prefeito, convida para a convenção do PL neste sábado, 3, a partir das 16h, no Hotel Foz do Iguaçu. No encontro, o PL vai homologar as candidaturas a prefeito (Silva e Luna), vice-prefeito (Ricardo Nascimento, do PSD) e os 16 candidatos e candidatas a vereança. O PSD também fará sua convenção no mesmo dia em local e horário a serem confirmados.
Capitão eleitoral
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo em apoio ao pré-candidato General Joaquim Silva e Luna (PL). Ao lado do governador Ratinho Júnior (PSD); do presidente estadual do PL, deputado Fernando Giacobo; e de Silva e Luna, Bolsonaro destacou a atuação do general na presidência da Itaipu Binacional. “Fechou as torneiras dos desvios que aconteciam muito na binacional”, disse o ex-presidente.
Legado
Bolsonaro destacou ainda a ampliação da pista do aeroporto internacional, a construção da segunda ponte com o Paraguai e do início da terceira ponte em Porto Murtinho (MS) “Atendeu mais de 50 municípios com obras, além de asfaltar a Boiadeira, ou seja, o trabalho dele saneou a empresa e reduziu o preço da tarifa de energia. Ele agora é o nosso pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu e obviamente merece o carinho, a consideração e o reconhecimento por parte de todos, não apenas de Foz do Iguaçu, como do Brasil. Eu desejo que tenha boa sorte, sucesso para o bem do município e do Paraná”, disse.
Convenção II
O PP faz sua convenção na sexta-feira, 2 de agosto, às 19h, no Hotel Recanto Cataratas. O partido vai oficializar o nome de Paulo Mac Donald Ghisi como candidato a prefeito, os candidatos a vereadores e a coligação com o Agir, Podemos, Avante e Mobiliza. “Paulo Mac Donald tem uma vasta experiência na área política e conhece muito bem a cidade e as necessidades da população. Além disso, estamos com uma chapa bem sólida de pré-candidatos a vereador”, disse o presidente municipal do PP, deputado Matheus Vermelho.
Sismufi
A posse da nova diretoria do Sismufi será no dia 16 de agosto, às 20h, no Castelo Alemão. Fazem parte da diretoria com mandato até 2027:Aldevir Hanke (presidente), Neuza Maria Barbosa de Oliveira Antunes (secretária-geral), Claudir Viana Brito (secretário das Finanças), Paulo Dingueleski (secretário de Administração e Informática), Guizela Ades Fetsch (secretária de Assistência Jurídica), Edison Gomes da Silva (secretário de Imprensa) e Clodoaldo Gomes de Carvalho (secretário de Formação Sindical).
Crescimento
O empresário Zé Elias Castro Gomes (União Brasil) avalia que é o candidato que mais cresce nas pesquisas para prefeito de Foz do Iguaçu. No levantamento da Radar Inteligência de junho, Zé Elias tinha 0,2%. Neste final de semana, o Jornal Novo Tempo divulgou os números da Tulipa Pesquisas de Mercado e Opinião Pública. No levantamento, Zé Elias já chega a 5,16%. “A medida que os eleitores vão conhecendo nossa história, propostas e projetos, seguiremos crescendo. Foz do Iguaçu caminha para um novo futuro”, disse o candidato do União Brasil.
Neutralidade
A assessoria do governador Ratinho Júnior (PSD) esclarece que ele não vai interferir na eleição de Umuarama. Os dois grupos que disputam o pleito o apoiaram na eleição estadual de 2022.Dos grupos que apoiam Ratinho Júnior estão na disputa à prefeitura em outubro: Ana Novais (União Brasil), Fernando Scanavacca (Republicanos), Hermes Pimentel (PP) e Marcelo Nelli (PL).
Nem morto
O pré-candidato a vice-prefeito do PT, Fernando Duso, disse que vai até o fim na indicação do partido para compor a chapa de Airton José (PSB) na disputa pela prefeitura de Foz do Iguaçu. A convenção do PT será no dia 2 de agosto na sede social do Sismufi no Jardim Itamaraty.
Aliança
Cresce o nome da professora Joane Vilela (PDT) para ocupar a vice de Airton José (PSB). A convenção do PDT será no sábado, 3, na Câmara de Vereadores. Em Curitiba, a dobradinha PSB (Luciano Ducci) e PDT (Goura) forma a frente ampla com o PT, PV e PCdoB.
Ney e Rosangela
O deputado Ney Leprevost (União) anunciou a deputada Rosângela Moro (União) como vice na chapa que disputará a prefeitura de Curitiba em outubro. O movimento fortalece o nome do senador Sérgio Moro (União) ao governo do Estado em 2026 e deve mexer no tabuleiro que já tem Alexandre Curi (PSD), Rafael Greca (PSD), Enio Verri (PT), Requião Filho (PT) e Arilson Chiorato (PT).
Classificação
A classificação de crédito do Paraguai foi elevada para “grau de investimento”, o equivalente a um selo de bom pagador, pela agência Moody’s, em uma vitória para uma das economias de crescimento mais rápido na América do Sul. O rating foi elevado de Ba1 para Baa3, colocando o Paraguai no primeiro degrau do grau de investimento, ao lado do Panamá e da Índia. As informações são do Valor Econômico.
Bandeira Verde
A Aneel anunciou a bandeira tarifária verde para o mês de agosto. Segundo a agência, a decisão ocorreu em função de condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país, como volume de chuvas na região sul. Em junho as contas tiveram acréscimo, devido a bandeira tarifária amarela.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser