Palavra Livre

Repúdio

Em nota, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu repudia veemente as ameaças de morte, ofensas e insinuações sofridas, nos últimos dias, pela vereadora Yasmin Hachem (MDB), nas redes sociais. “A Casa de Lei considera inadmissível que mensagens de ódio sejam propagadas, atentando contra a integridade dos cidadãos ou dos parlamentares eleitos democraticamente. O Legislativo ressalta ainda que confia na Justiça para apurar o caso”.

Solidariedade

“Minha solidariedade à vereadora Yasmin Hachem (MDB), vítima da estupidez antidemocrática. Os foras da lei afrontam à constituição, à justiça e à sociedade. A vereadora merece nossa admiração. Siga em frente e não baixe a cabeça para os algozes da liberdade e da democracia” – do prefeito Chico Brasileiro (PSD).

Mais apoio

“A violência e o desrespeito serão combatidos veementemente”, afirma um grupo de mulheres diante dos ataques covardes de extremistas contra a vereadora Yasmin Hachem (MDB). “Foz do Iguaçu assiste estarrecida a este ataque. Enquanto a cidade tenta se levantar economicamente, a pouco mais de 30 dias das festas natalinas, uma minoria irresponsável vestida de ódio, prejudica o comércio, afugenta turistas e agride quem defende a democracia”, diz uma nota assinada por mais de 500 mulheres.

Sambarilove

Lacônica e tímida. A nota da Acifi a respeito dos atos contra o resultado das eleições é lacônica e tímida. “A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu defende o direito de ir e vir das pessoas, conforme previsto na Constituição. A Acifi também defende o livre direito às manifestações pacíficas, desde que respeitadas as leis brasileiras”, diz a associação.

Notificação

A prefeitura noticiou o Ministério Público sobre a manifestação de um grupo de pessoas que, desde o dia 2 de novembro, está acampado em frente ao 34º Batalhão do Exército, na Avenida República Argentina, defendendo a intervenção militar. “A  prefeitura solicitou providências à Polícia Militar, uma vez que os manifestantes estão impedindo o direito de ir e vir e causando transtornos ao comércio, trânsito de pessoas e veículos, além de trazer prejuízos à imagem da cidade, que tem como principal fonte econômica a atividade turística”.

Multa

Além disso, a prefeitura já identificou os veículos que estão obstruindo as vias centrais e irá notificar conforme a lei. “Os proprietários dos carros serão notificados em todas as formas legais”.

Sem bloqueio

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa não defende nem apoia qualquer tipo de bloqueio que afetem o direito de ir e vir da população. Tal atitude, inclusive, coloca em dúvida a legitimidade dos atos. Com relação a supostos boicotes a empresas por conta da visão política de seus proprietários, a associação é terminantemente contrária a este tipo de atitude.

Seguir em frente

A Fecomércio do Paraná afirma que continuará vigilante para que todos os governantes atuem com a máxima integridade e priorizem a livre iniciativa, permitindo aos paranaenses fazerem aquilo que mais sabem: trabalhar. “É hora de rumar para o futuro. É hora de seguir em frente”, diz a nota.

Frente parlamentar

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) adiantou que a Frente Parlamentar contra o Pedágio vai se reunir nesta terça-feira, 8, e debater as propostas que devem subsidiar a equipe de transição do governo Lula (PT) a respeito do plano de concessões das rodovias paranaenses em curso no governo federal. “Vamos debater justamente como vamos tratar esse tema com o novo governo federal para poder encontrar a solução adequada”, disse.

Qual é o plano

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na quarta-feira (9) para discutir os planos de investimento dos aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Navegantes, Londrina, Joinville, Bacacheri, Pelotas, Uruguaiana e Bagé. Juntos, os terminais transportaram cerca de 12,4 milhões de passageiros em 2019. A previsão é que, em 30 anos, a soma de passageiros transportados por esses aeroportos alcance cerca de 27 milhões ao ano. No leilão realizado no ano passado assegurou R$ 2,85 bilhões em investimentos para nove aeroportos da região.

Sanção

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei que autoriza a doação de 20 viaturas operacionais MBB 1418 revitalizadas ao Exército Paraguaio.

Secretário do Paraná

O que a APP-Sindicato tenta há algum tempo, o governador eleito de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), pode conseguir. Freitas está avaliando convidar o secretário da Educação e do Esporte do Paraná, Renato Feder, para comandar a pasta paulista. Segundo o jornal, a atuação de Feder “é vista com bons olhos, já que foi em sua gestão que o ensino médio da rede estadual paranaense alcançou o primeiro lugar no Ideb de 2021 e em 2017”. Feder já foi especulado para ocupar o Ministério da Educação no governo Bolsonaro.

Aniversário de Cascavel

Mantendo a tradição, um bolo de mais de 600 quilos será servido no próximo dia 14 (uma segunda-feira) para comemorar os 71 anos de Cascavel. Quem quiser saborear uma fatia terá que comparecer às 17h, ao lado da prefeitura.

Agressão

A bióloga Daniella França relatou nas redes sociais, momentos de pânico e agressão que passou com o filho de 13 anos durante um ataque de bolsonaristas na Avenida República Argentina próximo ao bloqueio no centro de Foz do Iguaçu. A agressão que foram vítimas ocorreu dentro do próprio carro em frente ao Bar Sudacas. “Estávamos indo ver a banda de forró do meu amigo tocar e meu filho ia comer uma empanada, antes de irmos pra casa dormir”, informou ela após registrar um boletim de ocorrência pelas agressões sofridas.

Há vagas

O Grupo Cataratas tem vagas para emprego nas Cataratas do Iguaçu e Marco das 3 Fronteiras para os setores de loja e vendas, fotografia, operações e alimentos e bebidas.

Demissão

O diretor superintendente do Foztrans, Licério Santos e o diretor de Trânsito do Foztrans, Ademilton Araújo foram exonerados dos seus respectivos cargos. O Diário Oficial trouxe ainda a demissão de dois diretores da Secretaria de Esporte e Lazer.

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez e Bruna Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *