Palavra Livre

Desistência

O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Delegado Francisco Sampaio (União) não vai participar as eleições de outubro. Nas redes sociais, Sampaio disse que junto com a família decidiu não disputar o pleito. Agradeceu os apoios e incentivos que recebeu afirmou que o momento foi a melhor decisão para ele. No União Brasil, esperava-se sua candidatura a vereador, o que não aconteceu.

 

Impacto

Sete associações de moradores das regiões leste e sul afirmam, em notificação extrajudicial, que os impactos da construção da Perimetral Leste traz prejuízos sociais, econômicos e ambientais aos dez mil moradores representados pelas associações. O documento foi em caminhado ao Ibama, DNIT, prefeitura e Itaipu Binacional. A iniciativa não visa a impedir a construção da rodovia, mas “garantir que seja observado, em todas as etapas, os estudos e impacto ambiental e de vizinhança entre outros, que envolvem a autorização para a construção, de maneira a mitigar danos”. As informações são do H2Foz.

 

Parceria

O Fórum de Entidades Sociais dos Trabalhadores, formado por 22 sindicatos, encaminhou o mesmo elenco de ações esperadas pela Itaipu Binacional aos pré-candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu. A expectativa é de que as candidatura assumam a pauta dos trabalhadores junto às futuras parcerias com a binacional. Na lista estão o apoio aos projetos de qualificação de renda, entre outras ações, nas áreas de saúde, educação, turismo, meio ambiente, assistência social e segurança.

 

Domingueira

O candidato a prefeito Luciano Ducci (PSB) avisa que a domingueira (passagem a R$ 2,50) vai voltar no sistema de transporte em Curitiba. A domingueira foi criada pelo deputado Beto Richa (PSDB) em 2005 por R$ 1,00 a tarifa. Beto Richa também é pré-candidato a prefeito na capital paranaense. Ducci considera que a tarifa zero pode ser implantada de forma gradativa após a criação do Sistema Único de Mobilidade, proposto pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

 

Creches

O troco de Beto Richa (PSDB) veio em seguida. O tucano disse que nos oitos do seu governo na prefeitura de Curitiba foram construídas 55 creches enquanto na atual gestão foram 23. Richa governou Curitiba entre 2005 e 2010, portanto seis anos, seu vice, Luciano Ducci (PSB) comandou a prefeitura da capital paranaense entre abril de 2010 até dezembro de 2012.

 

Vila A

O pré-candidato a prefeito Sâmis da Silva (PSDB) defende um acordo da Itaipu Binacional na venda das casas Vila A em valores compatíveis com a renda dos moradores, o que pode representar 17% do valor do mercado. Os moradores também defendem que as taxas pagas à Itaipu e os gastos com manutenção dos imóveis sejam considerados em forma de entrada. A Itaipu pretende vender as 900 casas até 2026 e os moradores ainda defendem que as moradias sejam adquiridas através de programas como Minha Casa Minha Vida e pelos institutos habitacionais.

 

Convenção

A Federação ‘Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) faz sua convenção em Guaratuba no dia 30 de julho na Câmara Municipal e homologará a candidatura a prefeito de Renato Marin (PV). O encontro vai definir o candidato a vice prefeito e a chapa de 12 candidatas e candidatos à vereança.

 

Frente

Mauricio Lense (Cidadania) e Evani Justus (PSDB) foram confirmados como os primeiros candidatos a prefeito e vice-prefeita de Guaratuba. Eles estão à frente da coligação “União por uma Nova Guaratuba” formada pelo Podemos, MDB, PRD, PSDB, Cidadania, PSB e PRTB.

 

Na base

O ex-deputado André Vargas (PT) disse à Folha de Londrina que o trabalho de base em apoio às candidaturas da Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB) na região de Londrina é sua “obrigação”. “E mostrar que o que aconteceu conosco foi uma perseguição política. Não comigo, mas com o PT e o presidente Lula. Na verdade, é um trabalho de base, de militância, que é a minha obrigação por tudo que o PT me deu, por tudo que a região me deu, a cidade me deu. Foram três mandatos de deputado e eu tenho muito orgulho”, afirma. Em Londrina, a candidata a prefeita é Isabel Diniz (PT) e a vice-prefeita, Márcia Bastos de Almeida (PCdoB).

 

Na frente

Os números da Radar Inteligência divulgados no sábado (20) mostram Paulo Mac Donald Ghisi (PP) na frente com 44,6%, seguido de Silva e Luna (PL), com 17%, Sâmis da Silva (PSDB), 9,3%: e Airton José (PSB) com 8 %.Dilto Vitorassi (PT) foi citado com 4,2%, Sérgio Caimi (PMB) com 1,5%, Zé Elias (União Brasil) com 1,2% e Latinha com 0,3%. A pesquisa, registrada no TRE/PR sob o 04712/2024, entrevistou  600 eleitores entre os dias 17 e 19 de julho de 2024. A margem de erro é de 4 pontos e o grau de confiança de 95%.

 

Confirmado

A presidente do PCdoB e da Frente Brasil Esperança, Mazé Saad, confirmou a convenção do partido no próximo dia 29, a partir das 18h, no Sismufi. O PCdoB vai referendar o apoio a candidatura de Airton José (PSB) a prefeito de Foz do Iguaçu. ”

Reunião com o pré-candidato (Airton José). Uma troca de conhecimentos para a construção coletivo de uma nova gestão: participativa, democrática, plural e inclusiva”, disse Mazé que será candidata à vereadora. O outro candidato a vereador é o líder comunitário Ivan José Moreira dos Santos.

 

Pesquisa

O Instituto Vérita está medindo a disputa pela prefeitura de Curitiba, para governo do Estado e presidência da República em 2026. O levantamento termina na quinta-feira (25) e está entrevistando 1.002 eleitores. O Vérita vai avaliar os serviços públicos de Curitiba, o prefeito Rafael Greca (PSD), o governador Ratinho Júnior (PSD) e o presidente Lula (PT)., além do potencial de transferência de votos de Greca.  A pesquisa foi registrada sob o número PR-03068/2024, tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro estimada 3,5% para mais ou para menos.

 

Troféu

A Ponte da Integração Brasil Paraguai venceu o Troféu Painel na categoria empreendimento público. Com 1.397 votos, a obra foi escolhida por 45% do público que votou na categoria, ficando à frente do Contorno de Florianópolis, com 44% das escolhas. A premiação é organizada pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, de Belo Horizonte, que reconhece profissionais, empresas e órgãos governamentais envolvidos em projetos de infraestrutura de energia, transporte e logística no País, será entregue no dia 17 de setembro, na Confederação Nacional da Indústria em Brasília.

 

Extermínio

Ao menos 208 indígenas foram assassinados no Brasil em 2023, conforme o relatório Violência Contra os Povos Indígenas, que o Conselho Indigenista Missionário. Este é o segundo pior resultado registrado desde 2014, quando o conselho, vinculado à CNBB, passou a recorrer a dados oficiais para contar homicídios de indígenas. Os dados não levam em conta 17 homicídios que os autores do documento classificaram como culposos, ou seja, não intencionais.

 

Cursos

O secretário Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital ) destacou o início dos cursos do Talento Tech-PR. “É  o maior programa na área de tecnologia da informação do Brasil! Um agradecimento especial ao secretário Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), secretário Roni Miranda (Educação), professor Ramiro Wahrhaftig (Fundação Araucária( e ao time da UPEG”, disse.

 

Um milhão

As Cataratas do Iguaçu receberam na segunda-feira, 22, a visitante de número 1.000.000, por volta das 13 horas. Livia é do Espírito Santo e veio com a filha, Manuela, e o marido, Rodrigo, para conhecer as cataratas do Iguaçu. É a mesma marca atingida na mesma data no ano passado. o primeiro milhão de visitantes do ano, a maioria é brasileira, representando 59% da visitação. Os 41% restantes são formados por estrangeiros. A expectativa é atingir os dois milhões e visitantes, melhor número em 2019 – antes da pandemia – em 2025/2026.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *