Palavra Livre

Constrangimento

Causou maior constrangimento no gabinete do prefeito Chico Brasileiro (PSD), a participação do secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Leandro Costa, na manifestação nesta quarta-feira, 2, em frente ao batalhão do Exército e que prega a intervenção militar no País. 

Venda de passagens

A Rodoviária Internacional voltou a vender passagens nesta quarta-feira (2) suspensas devido aos bloqueios em rodovias feitos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Duas empresas são responsáveis por 80% dos embarques no local. Uma delas cancelou todos os horários de embarque na quarta-feira, apesar de ter retomado a venda das passagens. A outra voltará a realizar embarques depois das 21h.

Há vagas

A rede de franquias de lanchonetes Mundo Animal está selecionando 60 trabalhadores na área de gastronomia. O restaurante da franquia começa a funcionar na próxima quinta-feira, 10, em Foz do Iguaçu.

Bolsonaristas

Manifestantes bolsonaristas se reuniram em frente a quartéis do Exército no Paraná. Entre as cidades com atos registrados estão Curitiba, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Maringá. Em Foz, Ranieri Marchioro (PTB), líder do movimento, confessou à Rádio Cultura que a manifestação foi inflada por caravanas paraguaias de San Alberto e Santa Rita.

Ex-petista

O empresário Ranieri Marchioro é o mesmo que também confessou que se filiou ao PT para conseguir um contrato na Itaipu Binacional. Nas eleições de outubro, candidato a deputado estadual, fez 10.325 votos. Em 2020, foi candidato a prefeito pelo PRTB, fez  6.943 votos.

Natal

O Natal de Águas e Luzes da Itaipu começa em 3 de dezembro e segue até 5 de janeiro. A abertura – com o Papai Noel e o acendimento da iluminação –, terá o musical “Eu acredito no Natal”, às 20 horas, com orquestra, cinco atores/cantores, dois acrobatas e 16 bailarinos.

Mais atrações

O Coral de Itaipu participa da abertura e vai se reapresentar no dia 4 às 20h. Nos dias 17 e 18 de dezembro, às 20 horas, as apresentações serão nos cinco palcos do Gramadão, com 125 artistas da “Vila Encantada de Natal”. “Será o mais belo Natal que o Gramadão já recebeu e esperamos que as famílias compareçam para desfrutar das atrações, preparadas com carinho por nossas equipes”, disse o diretor-geral brasileiro da usina, Anatalicio Risden Junior.

Vila do Natal

Além dos shows, durante todo o mês de dezembro as famílias poderão visitar a Casa do Papai Noel, na Vila do Natal, que terá uma casinha de arrecadação de brinquedos. Quem for até o Gramadão será recepcionado pelos artistas circenses da Troupe Luz da Lua.

Iluminação

As cem árvores do entorno do Gramadão receberão 2.000 cordões de microlâmpadas de led. Já a árvore de Natal decorativa terá 25 metros de altura. Outras estruturas de metal, de cinco metros de diâmetro cada, serão montadas para que o público passe por dentro delas. Um letreiro com a frase “Feliz Natal” será montado para que os visitantes possam usar como cenário de fotos.

Patrocínio

A programação conta ainda com um patrocínio ao Fundo Iguaçu e a iniciativa é uma parceria da Itaipu Binacional, prefeitura, Fundo Iguaçu, SindHotéis (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) e do Núcleo da Avenida Brasil.

Indicação

O próximo secretário de Turismo e Projetos Estratégicos pode ter uma forte indicação da Itaipu Binacional.

Nem vento

“Bolsonaro, político sem mandato, nem vento nas costas recebe”, do ex-senador Roberto Requião (PT) recomendado que o presidente Jair Bolsonaro (PL) siga o script da transição para o governo Lula (PT).

Orçamento participativo

O professor Felix Sanches, um dos idealizadores do orçamento participativo, já trabalha na estratégia da participação popular como uma peça importante na disputa do enfrentamento ao orçamento secreto. “Para isso, proponho transformar o seminário no Congresso Nacional (previsto para acontecer em Brasília em 23/11) no marco do lançamento do projeto emergencial de contraponto ao orçamento secreto bolsonarista”, diz.

OP II

“Propus a formação de um bloco parlamentar da participação e da costura de um movimento de cidadania em favor da aplicação de uma política orçamentária comprometida com a execução de políticas emergenciais no social, agrícola, agrário, ambiental e de trabalho. Para alicerçar ações efetivas de combate ao aquecimento global nos biomas essenciais do país que acarretam a perda da qualidade das condições de vida e de trabalho das suas populações afetadas”, completa.

Visitação

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 145.253 visitantes no mês de outubro. Em outubro de 2019, período anterior à pandemia e melhor ano de visitação, o parque recebeu 179.640 visitantes. No comparativo com outubro deste ano, com 145.253 pessoas, o atrativo recuperou 80% da visitação.

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez e Bruna Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *