Palavra Livre

Treta

Não estão boas as relações dos diretórios municipal e estadual do PT. As palavras são duras e vão de “facada nas costas” e tentativas de intromissão “de quem nem sabe onde fica a Vila Borges e o Jardim Morenita em Foz do Iguaçu”. O recado está dado e será mais explícito nos próximos dias. O diretório municipal petistas escolheu como pré-candidatos Dilto Vitorassi e Fernando Duso a prefeito e vice e fecha com o PV quem Nilton Bobato como pré-candidato a prefeito. Em tempo: Vila Borges fica no Morumbi e Morenita, no Porto Meira.

 

Não é por aí

A bronca dos petistas iguaçuenses se ampliou com a reunião de terça-feira, 9, em Curitiba, dos presidentes da Frente Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB) que decidiu por 2 a 1 o apoio à pré-candidatura de Airton José. O PV votou e sustentou o nome de Bobato. Para o PT local, como Foz tem mais de 100 mil eleitores, as normas do FBE manda que a decisão seja enviada à direção nacional da federação que definirá os rumos, apoio e alianças dos três partidos em Foz. A reunião da nacional deve ser na próxima terça-feira, 16.

 

Vamos não

Aqui na coluna, Nilton Bobato disse que dificilmente estará numa aliança com Airton José e Sâmis da Silva (PSDB). Vitorassi e Duso afirmaram que não há hipótese alguma de apoiar a pré-candidatura de Airton. Falam até em dividir o apoio com Paulo Mac Donald Ghisi (PP) e Samis da Silva. “Fizemos tudo da forma certa e encaminhamos à decisão à nacional sobre a escolha de Vitorassi e Duso como pré-candidatos. Qualquer outra decisão tem de passar pelo diretório municipal. Não vamos aceitar nada goela abaixo”, disse um petista apoiador dos pré-candidatos.

 

Não atende

A bronca do PT local é tanta que bem os telefones ou mensagens no whatsapp são atendidos ou respondidas. “Se continuar desse jeito, a federação acaba em Foz, sem apoio para ninguém ou para nada”, disse um aliado de Vitorassi. A coluna espera os próximos capítulos.

 

Agora é Galo!

Em Paranaguá está tudo pacificado. O pré-candidato a prefeito é o ex-deputado Galo (PSB) e a servidora Patricia Robes (PT) será vice. PV e PCdoB também apoiam Galo e Patrícia.

 

Paulo x Moro

A disputa entre o ex-deputado Paulo Martins (PL) e o senador Sérgio Moro (União) pode se repetir, dessa vez a disputa é pela prefeitura de  Curitiba. A mulher do senador, a deputada Rosângela Moro (União-SP) mudou domicílio eleitoral para Curitiba e foi convidada pelo deputado Ney Leprevost (União) para ser sua vice na disputa.

 

Disputa

Pauo Martins, por sua vez, é favorito como vice na chapa de Eduardo Pimentel (PSD). O governador Ratinho Junior (PSD), segundo fontes, aproveitou a viagem a Orlando (EUA) para ficar longe das pressões da escolha do vice que não seja Paulo Martins. O prefeito Rafael Greca (PSD) prefere sua ex-secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias (Republicanos), mas não deve levar.

 

Apoios

Nota-se que a chapa PSD-PL em Curitiba tem três fortes cabos eleitorais: Greca (74,3% de aprovação), Ratinho Junior (72%) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)  – 55,26% dos votos nas eleições de 2022.

 

PSD e General

A sigla do governador Ratinho em Foz do Iguaçu deve apoiar a candidatura do General Silva e Luna (PL) na convenção municipal. Até aí tudo bem, o problema é que o PSD local ainda quer discutir a vice apresentando nomes e o general já tem seu preferido: o apresentador Ricardinho Nascimento (PSD), apresentador da Rede Massa.

 

Olimpíada

A escritora Eliana Alves Cruz coloca o dedo na ferida em um paralelo com as Olimpíadas de Paris que começam dia 26. O Instituto norueguês Pesquisa Para a Paz, diz ela, atesta que nunca na história da humanidade aconteceram tantos conflitos simultâneos. O ano de 2023 contabilizou 59 guerras espalhadas por 34 países. Isso significa uma em cada quatro pessoas no mundo envolvida em ao menos uma delas, ou seja, dois bilhões de pessoas estão em guerra. O artigo completo pode ser lido no ICL Notícias.

 

Sem evidências

O CNJ concluiu que o fim das saídas temporárias de presos, as chamadas saidinhas, para evitar o aumento da criminalidade não “encontra amparo em evidências”. A conclusão consta no relatório do conselho sobre a lei que acabou com as saidinhas de presos. Em maio deste ano, o Congresso Nacional derrubou o veto parcial do presidente Lula (PT) e manteve a proibição do benefício.

 

Em rede

A TV Educativa da UEPG começou a transmitir a programação da TV Brasil, pelo canal 14.1. Além de transmitir, mais de dez horas de programação diárias da EBC, a UEPG poderá também veicular conteúdos locais e produzir matérias regionais. “A TV Brasil é um canal importante, com um conteúdo cultural que tem tudo a ver com a missão da nossa universidade. A expectativa é grande de que a gente consiga alavancar uma parceria em que não sejamos apenas reprodutores de conteúdos, mas também produtores, contribuindo com o trabalho da EBC”, afirmou o reitor da universidade, Miguel Sanches.

 

Soberania

O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, planeja ainda este mês o primeiro passo para um projeto de lei que garanta a soberania dos dados no país. Na prática, cria o Sistema Nacional de Geociência, Estatísticas e Dados, tanto para integrar cadastros dos mais variados setores (como saúde, educação e benefícios sociais), como também ter acesso e controlar informações que atualmente somente as gigantes de tecnologia possuem (conhecidas como big techs).  As discussões sobre o projeto devem ocorrer de 29 de julho a 2 de agosto, durante a Conferência Nacional dos Agentes, Produtores e Usuários de Dados.

 

Na área

Dois leitores avisaram à coluna que a Geo Brasília, de São Paulo, está em Foz do Iguaçu levantando dados para fazer o plano de manejo do Parque Municipal Bosque Guarani, o que vai prever a exploração comercial da reserva urbana (cobrança de entrada para visitar o bosque). Os ambientalistas são contras. O Fundo Iguaçu tinha reservado R$ 300 mil para contratar a consultoria.

 

Colapso

Falando em meio ambiente, o presidente da associação dos servidores do Ibama, Cleberson Zavaski, disse ao The Intercept Brasil que o órgão está à beira de um colapso. Os servidores entraram em greve no dia 7 de junho e o governo federal abandonou a mesa de negociações. Em Foz, Ibama e ICMBio cuidam da proteção do Parque Nacional do Iguaçu.

 

Contra  dengue

O Estado vai inaugurar ainda em julho em Foz do Iguaçu e Londrina, a Biofábrica Wolbachia, uma das principais estratégias e uma nova tecnologia no combate à dengue e outras arboviroses. A biofábrica contará com a parceria do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto WMP (Wolrd Mosquito Program) e das prefeituras das duas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *