Palavra Livre
Aula inaugural
O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o presidente da AMP, Edimar Santos, participam nesta quinta-feira, 18, da aula inaugural dos cursos oferecidos no convênio entre AMP-Itaipu aos servidores das prefeituras paranaenses. O programa dos cursos é amplo. Custeado pela Itaipu Binacional, oferece 16 mil vagas em quatro áreas: autismo, licitação e contratos na lei 14.133/2021, gestão de esporte e lazer, e alfabetização e letramento.
No PMN
O ex-governador Roberto Requião se filiou ao Mobiliza, antigo PMN, e pode disputar a vaga do Senado em possível cassação de Sérgio Moro (União Brasil) ou disputar a prefeitura de Curitiba nas eleições de outubro.
Não gostei
A movimentação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil-Brasil) para 2026 tem irritado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo Lauro Jardim, Bolsonaro acredita que ainda conseguirá reverter sua inelegibilidade e se queixa que Caiado atua como se ele fosse “carta fora do baralho”. De todo modo, um almoço há duas semanas na casa do senador Ciro Nogueira (PP-PI) reuniu os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Júnior (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Mauro Mendes (União Brasil-MT), ACM Neto (União Brasil), a senadora Tereza Cristina (PP-MS), e os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Rogério Marinho (PL-RN).
Eu também
Não é só Jacarezinho que pede na Justiça a isenção do pedágio aos moradores da cidade. São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, também busca a isenção de tarifa na praça da BR-277 instalada no limite de Morretes, no litoral. A concessionária já foi notificada da ação. “Em resposta às demandas dos munícipes residentes entre o km 49 e km 60 da BR-277, a prefeitura de São José dos Pinhais empreendeu esforços incansáveis para encontrar uma solução amigável com a concessionária”, diz a prefeitura, que não obteve êxito.
Chapas
Dezoito partidos e duas federações admitem registrar chapa completa (16 candidatos) para a disputa da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu. Serão 320 candidatos, o que dá numa conta de padeiro, 21,3 candidatos por vaga. São esperados pelo menos nove mil votos por vaga e o número de votos por candidato deverá ser menor que na eleição de 2020.
Movimentação
O secretário de Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Jahnke, se filiou ao PSDB. E o presidente do Foztrans, Fernando Maraninchi, se filiou ao MDB. Os dois não podem mais ser candidatos a vereador, mas o prazo de desincompatibilização para candidatura de prefeito e vice-prefeito é de três meses antes da eleição, ou seja, 6 de julho.
Audiência pública
A audiência pública sobre as obras da Perimetral Leste, um requerimento do vereador Dr. Freitas (PSDB), está marcada para o dia 24 de maio. A proposta é a de melhorar as condições dos moradores do entorno durante a execução das obras. “Quero lembrar que é uma obra importante para a cidade, estruturante, patrocinada pela Itaipu Binacional e executada por meio do Estado, mas é preciso rediscutir alguns pontos do projeto inicial. A população está bem descontente com as intervenções”, lembrou o vereador Ney Patrício (Podemos).
Voltei
O prefeito Dr. Nassib Kassem (União Brasil), cassado em 2022 pela Câmara de Vereadores, conseguiu um embargo do desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão (TJ-PR) para reassumir a prefeitura de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. O vice-prefeito Marco Marcondes (PSD), que estava na condição de prefeito, volta ao cargo por qual foi eleito.
Universidades
O deputado Felipe Francischini (União Brasil), relator do projeto de lei que prevê o desmembramento da Universidade Federal da Fronteira Sul, deu parecer favorável à proposta do deputado Filipe Barros (PL). O projeto propõe que o campus da UFFS no Paraná venha formar a Universidade Federal do Iguaçu, abrangendo as unidades de Laranjeiras do Sul e Realeza. Hoje, a reitoria fica no campus de Chapecó (SC).
Ampliação
“A Universidade Federal do Iguaçu será de abrangência das regiões Sudoeste, Centro Sul e Oeste do Paraná e com sede em Laranjeiras do Sul. Poderemos ampliar cursos nos campi, como por exemplo medicina, engenharias, farmácia, enfermagem, pedagogia e ciência da computação, entre outros que fazem parte da demanda regional”, explica o deputado Filipe Barros.
Mapa Mundi
O IBGE lançou uma nova edição do atlas geográfico escolar que contém mapas-múndi nos quais o Brasil aparece no centro do mundo. O mapa-múndi tem a marcação dos países que compõem o G20 e dos que possuem representação diplomática brasileira, além de algumas informações básicas sobre o Brasil, como população e área, entre outros dados.
Vape não!
“A desinformação é importante indutora do crescimento do uso do vape. A propaganda da indústria de “redução de danos” é falsa e jamais se confirmou. Ao contrário: as evidências revelam que seus componentes químicos, além de prejudiciais à saúde, viciam e aumentam a dependência” – trecho do artigo dos ex-ministros da Saúde, Arthur Chioro, Humberto Costa, José Agenor Álvares da Silva, José Gomes Temporão, José Saraiva Felipe, José Serra, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.
Taxação
A economista francesa Esther Duflo , Nobel em Economia, afirmou à Folha de S. Paulo que a cobrança de imposto sobre a fortuna de super-ricos e o aumento da tributação de multinacionais foram incorporados ao espírito do tempo e podem gerar, em todo o mundo, US$ 500 bilhões ao ano para financiar medidas de mitigação de impactos da crise climática sobre populações e países pobres. Segundo Esther, chegou a hora de articular as duas questões, pobreza e aquecimento global.
Não são do Trump
“Seus corpos e suas decisões pertencem a vocês, e não ao governo, não a Donald Trump”, diz o presidente Joe Biden (EUA) no anúncio, que será exibido neste mês no Arizona, durante programas de TV de grande audiência. Ele é voltado para grupos que são alvo dos democratas: eleitores jovens, mulheres e latinos.
Pré-candidata
O PSol de Curitiba escolheu a professora Andrea Caldas, da UFPR, como pré-candidata à prefeitura de Curitiba e mais de 20 nomes para compor a chapa de vereadores, em uma parceria na federação com o Rede.
Unila
A Unila espera que o edital para contratação da empresa ou consórcio responsável pela finalização das obras da sede em Foz do Iguaçu seja lançado no final deste ano, com início das obras no primeiro trimestre de 2025.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser