Palavra Livre
Pré-candidata
A deputada federal Carol Dartora (PT) contratou a mesma agência que faz a comunicação política do deputado Kim Kataguiri (União Brasil) e do lideranças do Novo para cuidar da sua pré-campanha à prefeita de Curitiba. A bronca é grande de petistas que apoiaram Dartora na eleição para a Câmara dos Deputados.
Preocupação
O Ministério das Relações Exteriores vê com preocupação o ambiente de tensão entre Venezuela e Guiana e busca uma “solução pacífica” para a disputa por território. As tensões na região aumentaram depois que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou um plebiscito que aprovou a anexação da região de Essequibo, área equivalente a quase dois terços da Guiana.
Acordão
Em um acordo costurado entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro STF, Gilmar Mendes, a CCJ do legislativo deve votar no próximo dia 12, projeto de lei que fará um contraponto direto à PEC do Senado que limita as decisões monocráticas da Suprema Corte.
Lula no Paraná
O presidente Lula (PT) vai reunir prefeitos no próximo dia 14 no Teatro Positivo em Curitiba para assinar os convênios aprovados pelo programa Itaipu Mais que Energia que prevê investimentos de R$ 938 milhões em obras socioambientais nos municípios paranaenses. Os convênios serão assinados entre a Itaipu, a Caixa Econômica Federal e as prefeituras.
Explicações
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, reiterou que a decisão da Corte que permite a responsabilização de veículos de imprensa por declarações falsas de entrevistados não cerceia a liberdade de expressão. Segundo Barroso, a imprensa não responde por declarações feitas por terceiros. Contudo, jornais, revistas e sites podem ser responsabilizados em casos de má-fé e grave negligência.
Dispensou
A defesa do senador Sérgio Moro (União Brasil) desistiu do depoimento do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) na ação em que é julgado por suposto abuso de poder econômico na campanha de 2022. O TRE-PR, no entanto, manteve a oitiva.
Moro encontrado
Depois de dois meses, o CNJ intimou Moro na representação aberta pelo corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, que o investiga por “gestão caótica” dos recursos captados nos acordos de delação e leniência pela Lava-Jato. Moro escreveu na intimação que o “corregedor do CNJ não tem jurisdição sobre pessoas não vinculadas ao Judiciário, (sic) com vínculo atual”. Salomão respondeu que: “Quem se exonera da magistratura fica responsável pelos atos que praticou no exercício da função. Ele pode ficar inelegível ou até ter o mandato cassado”.
Vice-presidente
O deputado Beto Richa foi eleito vice-presidente nacional do PSDB na convenção do partido em Brasília em que o ex-governador Marconi Perillo (GO) foi eleito presidente nacional da sigla. Após a convenção, Richa, presidente dos tucanos no Paraná, disse acreditar em um novo caminho de reconstrução da legenda.
Zeca senador
Em caso da indicação da deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, ao Ministério da Justiça, abre flanco para o deputado Zeca Dirceu (PT) disputar a eleição suplementar na provável cassação de Sérgio Moro (União Brasil) pela Justiça Eleitoral. Neste sábado, 2, o jornalista Guilherme Amado do Metrópole, afirmou que antes da viagem para a Arábia Saudita, o presidente Lula (PT) perguntou a ministros do Planalto o que achavam de Gleisi Hoffmann assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Força-tarefa
Parlamentares da base aliada e de partidos de centro têm cobrado da equipe do presidente Lula (PT) emendas prometidas até 10 de dezembro. A ideia é que as emendas que não puderem ser pagas até a data sejam ao menos empenhadas. Ou seja, carimbadas e destinadas para que a liberação da verba ocorra já no início de 2024, ano de eleições municipais.
Alckmin na Renault
O presidente em exercício Geraldo Alckmin (ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) participou em São José dos Pinhais, da comemoração dos 25 anos de produção dos veículos da Renault no Brasil. Para marcar a data, a montadora inaugurou no complexo industrial no Paraná, um memorial com veículos importantes da sua história no país.
Já tem no Paraná
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) atenta que desde 2009 o Paraná já tem uma legislação que proíbe os cigarros eletrônicos e congêneres como os narguilés, seja em ambientes abertos ou fechados. “A lei paranaense proíbe a utilização de qualquer dispositivo, como o cigarro eletrônico, que possa simular o cigarro. A fumaça que é expelida é tão cancerígena quanto a fumaça do cigarro”, disse o deputado, autor do projeto que culminou na sanção da lei estadual.
Indígenas
O recém-criado Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná elegeu os primeiros conselheiros durante a 1ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Paraná, realizada neste final de semana em Foz do Iguaçu. O conselho será composto por 26 cadeiras: 13 da sociedade civil (11 indígenas) e 13 do governo.
Exploração infantil
Policiais federais, agentes e conselheira tutelar debateram ações de combate à exploração infantil nas ruas de Foz do Iguaçu. O encontro definiu protocolos de migração e para encaminhamento dos casos de crianças e adolescentes estrangeiros nas ruas da cidade.
Operação Natal
A Polícia Militar do Paraná lançou a Operação Natal para fortalecer a presença policial nas ruas, principalmente nas regiões de comércio das 399 cidades paranaenses, até o dia 24 de dezembro.
Sustentável
Em painel na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima em Dubai, o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, afirmou que a usina binacional é a mais sustentável do mundo. A fala fez referência às ações de recuperação de florestas e cuidados com meio ambiente que agora serão expandidas dentro do programa Itaipu Mais que Energia.
Inaugurado
O Centro de Eventos Ka’aguy em anexo ao Falls Iguazu Hotel, em Puerto Iguazú, foi inaugurado neste final de semana.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser