Palavra Livre
Balanço da Lava Jato
O advogado Wilson Ramos Filho (Xixo) e o professor Maurício Dieter coordenam o seminário “Balanço Crítico da Lava Jato: passando a limpo o maior caso de lawfare da história nacional” na quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, na Faculdade de Direito da USP. A promoção é do Centro de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais da USP em parceria com o Museu da Lava Jato e o Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (iDeclatra).
Pré-candidata
O PP confirmou a deputada Maria Victória como pré-candidata à prefeitura de Curitiba. O partido pretende ter candidatos na maioria das cidades paranaenses nas eleições de 2024. “Estou preparada para contribuir com a cidade. Curitiba avançou muito nos últimos anos e sei que é possível fazer ainda mais”, disse.
Fora de casa
Pesquisa do Sebrae/Fecomércio aponta que 72% da população paranaense almoça pelo menos uma vez por mês fora de casa. Na sequência, a segunda refeição mais realizada é o jantar, com 64%. A maior frequência também está no meio-dia, com 31% das pessoas afirmando que almoçam cinco ou mais vezes por mês fora do lar.
Pré-candidata II
O senador Sérgio Moro (União Brasil) encomendou pesquisa de intenção de voto e incluiu a mulher, a deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP) na lista dos candidatos à prefeitura de Curitiba em 2024.
Almirante na Sanepar
A Sanepar criou a diretoria de Inovação e Novos Negócios e o nome mais cotado para assumir o cargo é do ex-diretor-geral da Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior. A indicação é do vice-governador Darci Piana (PSD).
No União Brasil
O ex-prefeito Edgar Bueno assinou a ficha de filiação no União Brasil na condição de pré-candidato a prefeito de Cascavel. A entrada de Edgar Bueno no partido foi costurada pelos deputados federais Nelsinho Padovani e Felipe Francischini, presidente do União Brasil no Paraná.
Travessia
O jornalista José Antonio Pedriali lança no dia 7 de novembro na Assembleia Legislativa, o livro “A travessia de Alvaro Dias”. O livro resgata bastidores os 50 anos de vida pública de Alvaro, vereador de Londrina, deputado estadual, deputado federal, senador, governador e candidato à Presidência da República.
Airton no lugar do Paulo
O advogado e jornalista Airton José (Podemos) pode ocupar o lugar de Paulo Mac Donald Ghisi (Podemos) na disputa da prefeitura de Foz do Iguaçu. O nome de Airton foi colocado nas pesquisas dos pré-candidatos a prefeito.
Pedidos
O deputado Hussein Bakri (PSD) pediu à Sanepar e a Copel a suspensão de cortes e cobranças da tarifa de água e luz dos consumidores afetados pelas cheias. Também solicitou à Secretaria da Fazenda a prorrogação por 90 dias do pagamento do ICMS por empresas de cidades atingidas. Outro pedido foi para a Cohapar, com a solicitação de construção de mil casas para famílias residentes em áreas de risco.
Ações
“Mais de 65 mil paranaenses de 78 municípios foram afetados até agora pelas chuvas, 20 deles estão em situação de emergência, com União da Vitória no estado mais crítico. Durante a reunião discutimos novas ações no enfrentamento aos problemas surgidos com todas as áreas e buscamos encontrar caminhos para amenizar o sofrimento das famílias”, disse Bakri após a reunião com o governador Ratinho Junior (PSD), técnicos do governo e deputados.
Asfalto no Saibro
O prefeito Rafael Greca (PSD), o governador Ratinho Júnior (PSD) e o secretário das Cidades e vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD) assinaram convênio para reforçar o programa Asfalto no Saibro com pavimento e sistema de drenagem em ruas sem infraestrutura em Curitiba. A parceria prevê repasse de R$ 29 milhões ao programa que tem a meta de alcançar 200 km de ruas nos bairros – até agora são 131,5 km.
Despejo Zero
A campanha Despejo Zero fará ato em Curitiba defendendo o direito à moradia nas áreas ocupadas da Britanite (Tatuquara), Tiradentes II (CIC), Guaporé 2 (Campo Comprido) e Graciosa (cidade de Pinhais).
Cosud
Em São Paulo, os estados do Sul e Sudeste formalizaram a criação do consórcio de integração das duas regiões com a presença dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS), Ratinho Junior (PSD-PR) e Romeu Zema (Novo-MG).
OMT no Rio
O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo na região das Américas e Caribe. “Nossa expectativa é desenvolver uma série de projetos em conjunto para impulsionar a atividade turística na região”, disse o ministro Celso Sabino (Turismo). O escritório deve ser inaugurado em dezembro. Estão no escopo da OMT o planejamento, a discussão e a execução de ações de qualificação, promoção, atração de investimentos, pesquisas e eventos.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser