Coluna do Corvo

Vermelhos mandando ver

Tanto o deputado federal Vermelho e o estadual Matheus, renovaram as agendas em Foz e as estratégias estão sendo muito bem recebidas pelas comunidades. No espaço de uma semana, Matheus enviou um valor considerável para a revitalização do Posto de Saúde da Vila Yolanda e o Vermelho, pai, cinco milhões para as tarefas de pavimentação da Avenida Mário Filho, no Morumbi. Devemos destacar, que as ações beneficiam diretamente a população e administração local, porque dinheiro de emendas sempre é bem-vindo.

 

Relacionamento

Vale aqui um “pitaco”: tanto Mateus como o “papi” Vermelho, atuam “independentemente de quem ocupe a prefeitura” e fazem questão de deixar isso bem claro quando se manifestam. Resta ao governo local realizar a tarefa, pois a população agradece, e, ao mesmo tempo, está de olho.

 

Ação que é pública

Os deputados enviam os recursos e nem sempre fazem barulho. Fazem a lição de casa, mas nem sempre a prefeitura está atenta. Foi isso que aconteceu com a UBS da Vila Yolanda, que desabou durante uma chuva; desprezaram o recurso, não fizeram a obra e o povo pagou o pato. Pior, isso acontece às portas de uma campanha de vacinação contra a gripe. Na dúvida muita gente resolveu buscar outras unidades de saúde. Quando deputado faz a comunicação do repasse, a população fica mais ligada.

 

Outro lado

O que chamou a atenção recentemente, no anúncio dos cinco milhões para as melhorias no Morumbi foi a quantidade de vereadores acompanhando o deputado pelo bairro, sobretudo depois da mudança de partido. Vermelho estufo mesmo as velas.

 

BR 469 continua

Foi a imprensa noticiar o pedido de recuperação judicial da empreiteira que duplica a Estada das Cataratas, que muita gente ficou em dúvida, movendo um tsunami de incertezas, o que no fim acabou ampliando o pessimismo. Isso aumentou o misticismo da cabeça de bode e, francamente, alguém andou até escavando terrenos nas proximidades. Por esses dias a Construtora Dalba deu sinais que está vivinha da silva e predisposta nas demandas: expediu comunicados de obras na altura do cruzamento entre as vias Carmem Gatti e Francisco Fogaça, um ponto muito crítico para o trânsito a todo momento. Durante a Semana Santa foi um horror.

 

Como será?

Isso acontecerá de 05 a 07 de maio e alguns desatentos espalharam nas redes sociais que haveria uma “interdição” no cruzamento. Não é isso que vai acontecer. As obras bloquearão a entrada na Rua Francisco Fogaça, que dá acesso à localidade conhecida como Mata Verde. O transito fluirá normalmente no sentido Bairro Carimã. Os moradores da Chico Fogaça sofrerão nos três dias. Para irem ao Centro terão que primeiro passar pelo São Roque, e, se quiserem trafegar pela BR 469, precisarão dar uma volta imensa, até encontrarem a Avenida Maria Bubiak.

 

É assim mesmo

O povo chega a soltar fumaça das redes, mas é uma questão temporária. A vida será outra após a duplicação. Moradores do Carimã, por exemplo, não terão mais acesso direto à BR. Precisarão dar uma volta enorme, seguindo no sentido Cataratas até o viaduto próximo ao Chocolate Caseiro. Em contrapartida não enfrentarão mais a bagunça no cruzamento ao lado do Hotel Carimã.

 

63%

A Perimetral Leste avançou e alguns trechos estão até sendo utilizados. Os trabalhadores fazem cara feia, mas os motoristas não estão ligando. O trabalho está bastante concentrado nos trevos de acesso, tanto no entroncamento coma BR 469, até a BR 277. Quem passa pelo local terá dimensão de como a obra não é simples, como acreditam. Primeiro retiraram toda a terra para reforçar a pista; foram várias camadas de pedras antes do asfalto.

 

Penas do 08 de janeiro

O Senado trabalha o projeto para reduzir a pena da maioria dos envolvidos, gente que foi induzida às manifestações. Em contrapartida a medida pode complicar os mandantes e organizadores. Leia-se a tchuma do Bolsonaro. Uma coisa é certa: vão demorar até depredarem outros bens públicos.

 

Bolsonaro e a caneta

O ex-presidente disse que em razão do mal de Parkinson não consegue assinar um documento. O ministro Alexandre Moraes quer atestado médico em caso de escolherem a modalidade de prisão. Quem diria, antes da posse havia ansiedade pela escolha do terno, depois do governo, a tristeza é a escolha da prisão, se em casa, psiquiatria, centro de recuperação ou presídio. Oh vida!

 

Será que descansa?

A vida no Vaticano não era fácil para o humilde Francisco, a morte, na cripta, parece ser bem mais agitada. Tanta gente quer ver o sepulcro que os administradores da igreja temem a integridade do edifício de 16 séculos!

 

O conclave

As bolsas de apostas apontam um sucessor renovador, ao estilo do Papa Francisco. Há seis nomes e todos europeus. Quatro são romanos. Considerando que os últimos três pontífices foram polonês, alemão e argentino, é possível que escolham mesmo um italiano. Há correntes que esperar um africano ou oriental. Dificilmente será outro americano.

 

Show da Globo

O evento que marcou os 60 anos da emissora mais pareceu uma festa do Oscar. Em verdade foi bem maior até, com um mundo de envolvidos. Chamou a atenção a organização, com um roteiro diversificado, com uma apresentação atrás da outra, de Roberto Carlos a Gilberto Gil. A emissora mostrou porque é líder inconteste de audiência.

 

Outro feriadão

Abril só possui 30 dias e há quem esteja calculando errado a data do 1º de Maio, dia do Trabalho e Trabalhador. É amanhã, quinta-feira. O saldo é que muita gente não vai trabalhar na sexta e por isso, Foz receberá muitos visitantes, para o deleite do comércio. A bola da vez é o Dia das Mães, uma das datas mais movimentadas no calendário festivo.

 

Que graça?

Trabalhadores descansam, mas a Justiça não. Querem a todo o custo complicar a vida de quem enfiou a mão no bolso da população, no malfadado esquema de descontos no INSS. Num país com tantas diferenças sociais e a pobreza aumentando, não há nada mais sagrado que o dinheiro de um trabalhador. Que barbaridade!

 

E o que fazer?

Com relação ao imbróglio no INSS somente a polícia saberá, depois de concluir as investigações. Já, no feriadão o bem mesmo será esticar um pouco as pernas e arejar a cabeça. O GDia circula no feriado de 1º de Maio, por meio de uma edição conjugada até o dia 05/05. A próxima edição, no entanto, circulará na terça-feira 06/05. O jornal aproveita os feriados prolongados para ajustes no parque gráfico. Até amanhã!

  • Por Rogério Bonato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *