Coluna do Corvo

Seo Braga Netto

Vária pessoas enviaram mensagens aparentemente escandalizadas com a prisão do ex-ministro e vice de Bolsonaro. A maioria encara o tema como “perseguição”. Mas será mesmo isso? Se o Brasil vive a democracia e quer preservá-la, deve sim prender golpistas e quem mais articular a construção de governos autocráticos. Santa ingenuidade é acreditar que ser conduzido como gado é uma boa maneira de se viver. Se o Braga Netto aprontou e há provas, deve responder. Não se trata apenas de golpe, mas de arquitetar assassinatos, o que é uma barbaridade.

 

Quem é esse cara?

As pessoas não estão muito articuladas com as informações, e, em geral, são pautadas pelas redes sociais onde há de tudo em matéria de notícias falsas. A maioria não sabe se expressar ante um evento assim, envolvendo pessoa muito ligada ao governo do ex-presidente. Mas afinal, quem é Walter Souza Braga Netto? Por meio de um currículo resumido, é um figurão; como todos os militares de alta patente, ingressou no Exército aos 17 anos e teve uma carreira militar de destaque; foi chefe do Grupo de Observadores Militares das Nações Unidas no Timor Leste e adido do Exército na Polônia, no Canadá e nos Estados Unidos. É Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares do Curso de Altos Estudos da Escola de Comando do Estado-Maior do Exército.

 

Na política

Braga Netto foi interventor na segurança pública no Rio de Janeiro, na época do governo Michel Temer; depois foi ministro da Casa Civil e da Defesa no governo Bolsonaro e, em 2022, foi candidato a vice na chapa do ex-presidente que tentava a reeleição. De lá para cá vem militando na oposição e acabou envolvido em uma série de ações suspeitas, muitas das quais fruto de delação. Em depoimento no dia 5 de fevereiro de 2024, Mauro Cid confirmou que Braga Netto e “outros intermediários” procuraram seu pai, o general Mauro Lourena Cid, por telefone para saber informações sobre a colaboração premiada.

 

O estopim

Braga Netto teria por tudo tentado obter informações da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens de Bolsonaro. A Polícia Federal argumentou que sua liberdade poderia representar risco à ordem pública, já que ele teria condições de cometer novos atos que poderiam interferir nas investigações. A prisão preventiva é para evitar prejuízos ao caso ou evitar que o acusado cometa novos crimes ou prejudique o andamento do processo ou cause a destruição de provas. Ele ficará detido no Comando da 1ª Divisão de Exército, que integra o Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro. Sem prazo para terminar, a preventiva deve ser reavaliada pela Justiça a cada 90 dias.

 

De saco para mala…

Enquanto o assunto ferve em Brasília, com o núcleo “duro” do governo Bolsonaro silencioso, com todo mundo aparentemente encostado na parede, sem abaixar para pegar o sabonete, há prenúncios de festa em muitas prefeituras. Segundo uma informação das bem certeiras, o ex-presidente quer esperar as posses para iniciar um tour de janeiro até março, visitando uma considerável lista de cidades. Foz estaria na relação.

 

Sempre gostou

Bolsonaro nunca escondeu seu apreço pela fronteira, onde gosta de aparecer de vez em quando. Alguém que organiza o roteiro antecipou que ele deve passar um final de semana em Foz. Foi a notícia vazar que os papagaios de pirata estão até trocando os celulares na esperança de realizarem selfies de qualidade.

 

Trabalho incessante

A fase de transição em Foz deve ser bastante articulada nesta semana, praticamente a última do ano para muita gente no setor político. Os futuros secretários e diretores estão visitando os locais de trabalho e se familiarizando com algumas atividades.

 

Mudanças

Segundo dizem, a primeira semana de atividades de alguns será praticamente em cima do caminhão de mudanças, porque com os ajustes, postos de trabalho serão deslocados para outros edifícios.

 

Nova sede

Dizem os mais próximos, que o General Silva e Luna se queixou do grande número de repartições espalhadas pela cidade e diante disso deve antecipar os planos de iniciar a construção de um novo centro cívico, juntando todas as secretarias num mesmo lugar. Mas o problema de se deslocar de um lado ao outro não afeta apenas o prefeito e os servidores e sim a população. Dependendo a necessidade, um munícipe passa dois dias passarinhando entre secretarias, sobretudo porque a prefeitura funciona até as 14 horas.

 

Vai mudar?

O horário de atendimento da prefeitura e secretarias tem sido uma pergunta recorrente aos futuros administradores públicos e municipais. Muita gente não se conforma com a paralisação das atividades no início da tarde. Em outra hipótese, há uma pesquisa apontando que 76% do relacionamento com a coisa pública tem sido resolvido pela internet. Mas 98% odeia os robôs, só de ouvir falar. Se a prefeitura quer melhorar na aparência, terá que humanizar.

 

Quem falta?

Os holofotes estão esperando os anúncios dos poucos cargos que restam completar o primeiro escalão do governo municipal. E é fato, algumas pessoas permanecerão em atividades, até porque são concursadas. Ainda não se sabe os nomes dos secretários (as), de finanças e educação, por exemplo.

 

 

Horários

Com o Natal e a virada de ano acontecendo bem no meio da semana, quarta-feira, órgãos públicos estão espalhando tabelas de horários de atendimento, muitos devem parar apenas dia 24, 25 e 26, retornando no dia 27, ou seja, sem emendar a sexta-feira. Mas é uma informação que este colunista terá em breve. Com as posses dia 01, muita gente quer mesmo trabalhar na sequência.

 

Dança das salas

Enquanto a maioria dos “aspones” já se retiraram para o tão sonhado período de férias, quem trabalha na Câmara Municipal é a turma da manutenção. Segundo informação, a correria é grande na preparação dos gabinetes dos novos vereadores. Alguém que frequenta diariamente o local disse que ele se transformou em grande canteiro de obras.

 

Decoração

Houve uma pequena encrenca de bastidores por causa de decoração que um dos novos parlamentares quer emplacar no espaço. São tantas as cores e objetos, que a sala se parece com uma loja de quinquilharias de Salvador.

 

Qual é o melhor Natal?

Um morador fez a pergunta, indagando qual decoração natalina estava mais bonita. A da Praça da Paz, a da Avenida Pedro Basso ou a do Gramadão de Itaipu? A resposta poderia ser “todas”. A cidade está bem enfeitada neste final de 2024.

 

Lição de Casa

Pelo jeito os organizadores das decorações nos três locais fizeram bonito e estão encantando a população. Enquanto a Praça da Paz ficou na tradição, a Avenida Pedro Basso usou as belas árvores ao seu favor e o Gramadão marca pela inovação decorativa. Um show para todos os gostos.

 

Boa ação!

As “arvores pet’s” roubaram a cena e arrecadaram muita ração e itens de necessidade para animais que estão abrigados, à espera de adoção. Fotos com os bichinhos fizeram parte da decoração e isso sensibilizou os doadores. A experiência rendeu bons resultados na iniciativa montada no Shopping Catuaí Palladium, enchendo o porta-malas de um veículo, com as organizadoras espalhando o sorriso nas fotos, como a Eliane Luiza Schaefer e Ana Paula.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *