Coluna do Corvo
A política é um jogo
O General Silva e Luna vestiu a camisa da direita, logo, sai na foto ao lado de Jair Bolsonaro, e, ao mesmo tempo, tenta buscar apoio para governar em Brasília. Quem não lembra a antológica frase do saudoso Vicente Matheus, ex-presidente do Corinthians? “Quero agradecer à Antarctica, pelas Brahmas que mandou de graça pelo nosso aniversário”. Eita que se o quase-prefeito obtiver sucesso em suas empreitadas, de passar o chapéu nos ministérios, ganhará o certificado de habilidade no manejo em campo adversário.
Adversário?
Pelo fato de estar ao lado de Bolsonaro, o General pode até ser encarado como adversário do governo Lula, que por sua vez, deve ser aliado das cidades brasileiras, independentemente a preferência política e partidária dos prefeitos. Há muitos convênios com o governo federal e eles, ao que sabemos, serão mantidos. Luna sabe que no exato momento em que o ano virar e ele receber a prefeitura, será dada a largada simbólica para as eleições de 2026, logo, reforça as alianças.
E como será?
Ainda é cedo, mas em breve saberemos se Jair Candidato poderá ser ou não Bolsonaro. Opa, desculpem o trocadilho, ou entendam como bem preferirem. A mão continua sendo mais rápida que o cérebro, ainda quando é sábado. Mas trocando em miúdos, há chances sim do ex-presidente disputar a eleição e teremos mais uma vez um duelo medonho entre a direita e esquerda, cada uma misturada com um pouco do centro. Pelo andar da carruagem, e, em busca de apoio, é quase certo que o Lula não poderá se considerar “esquerda”, tamanho os acordos com o mix partidário no Congresso.
Jovens e vorazes
Um vereador “experiente” disse que a maior dificuldade nas articulações para a eleição da Mesa de Diretora tem sido o entendimento com as vereadoras mais jovens. Segundo ele, apesar da vitalidade e aparente disposição pela boa política, elas “pedem” e “sem ideologia”. Quem “apoiar” o futuro presidente da Casa, possui mais chances de indicar cargos nas diretorias do Legislativo, cujos salários são bem altos…
A posse
As cerimônias estão marcadas para as 14 e 18 horas do dia 1 de janeiro. Primeiro serão empossados os vereadores e no final da tarde, prefeito e vice. Este colunista ficou sabendo que havia um movimento para realizar a posse durante a queima de fogos da virada, sem desperdiçar um minuto do ano, o que dizer horas, ainda depois do amanhecer. É certo que alguém dormirá com o terno.
Sem faixa
Outro tema interessante nos bastidores foi a possível instituição de uma faixa para o prefeito, como ocorre em algumas cidades. Este colunista não sabe dizer que a “faixa prefeital” é prevista no cerimonial. Isso parece ser uma cultura mais europeia, coisa e tal. Não há na memória alguém vestindo faixa na posse, pelo menos em Foz.
Cachorródromo
Há muitos elogios para a prefeitura com o novo “cachorródromo”, maneira como as pessoas estão chamando uma pracinha para os pets, construída em plena na Avenida JK, na frente do complexo conhecido como “Bordin”. O espaço conta com portão de segurança, brinquedos, grama e sombra. Não tem erro, o lugar será concorrido depois de inaugurado.
Quem vai manter?
Muitos estão perguntando quem fará a limpeza do espaço pet, porque os bichos fazem as necessidades. A esperança é que os tutores levem os apetrechos de recolher as bostinhas, e, despejem adequadamente em algum lugar. Isso passou a ser uma regra comportamental importante aos que se consideram amigos da fauna doméstica.
Eleição no CDHMP-FI
“Informamos que o jurídico do Centro de Direitos Humanos já foi acionado para recorrer ao Tribunal de Justiça, na certeza de que não foram cometidas irregularidades na eleição”. Assinado: Presidente Tâmara Cardoso André.
O Corvo segue acompanhando esse imbróglio .
Castração
Muitos, ao lerem o título desta nota, de pronto imaginaram se tratar de assunto do mundo animal. Em verdade o tema é outro, a “castração química” de pedófilos, e pessoas que se aproveitam de vulneráveis. A decisão é polêmica e impactante, mas foi aprovada por uma maioria expressiva. O fato é que a população se divide e não sabe opinar no assunto. Pelo menos é o que este colunista deduziu ao conversar com as pessoas.
Em outros lugares
Os exemplos de outros países não se encaixam no temperamento legal brasileiro e menos ainda da população, mas há relatos de medidas muito mais duras para a pedofilia em vários países. Isso vai da castração física, até a pena de morte, dependendo o caso. Há, no entanto, precedentes em que o condenado ganha um tempo para aceitar ou não, se a castração química será aplicada, para que isso seja humanamente tolerado. O problema é saber se esse tipo de medida é realmente eficaz; muitos ainda acreditam que elevar as penas de detenção dará mais resultado. Olhando para as vítimas e as atrocidades que são os abusos, a opinião deste colunista é pela castração e detenção, por um longo, longo tempo.
Movimentação
O final de semana deve ser movimentado no comércio. Como este colunista escreveu em edições recentes, uma vez que o movimento nos shoppings é grande, até com falta de estacionamento, mas isso ainda não refletiu nas vendas segundo a opinião de alguns comerciantes chorões.
Explicação
O povo compra na semana que antecede o Natal, porque é quando a maioria das empresas paga o 13º. Como neste ano, a data cai numa quarta-feira, estima-se que os próximos dias 20, 21 e 22 atinjam o pico de movimento no ano! Outras datas são importantes, mas não há maior expectativa que vença o Natal. Quem pode, está até se antecipando, para evitar dores de cabeça com rebuliço.
Natal no Gramadão
Quem participou da abertura do calendário de eventos programados por Itaipu no final do ano se disse emocionado com a festa. Vamos lembrar que ela precisou ser adiada em razão da esculhambação que a chuva aprontou. A Vila Encantada de Natal será o ponto de encontro das famílias iguaçuenses até o início do ano que virá. Muitos estão combinando de fazer o réveillon no gramado, levando cadeiras e mesinhas.
Trânsito
É comum que as pessoas circulem por Foz do Iguaçu no período noturno, esperando contemplar a iluminação. Muita gente apenas passa em frente ao Gramadão e dá aquela paradinha para fazer uma foto que seja. Isso está previsto no ordenamento do trânsito local. Se bem que o bonito mesmo a gente consegue ver frequentando a área, onde aliás, há muita oferta de alimentos e bebidas. A gastronomia se tornou uma característica do Gramadão, com ou sem festas.
Estradas
Muitos pensam em viajar no período de festas e, é uma loteria encontrar uma oficina com disponibilidade de serviços, até para uma simples revisão. Estão fazendo agenda até para a troca de óleo e pneus. Não tem jeito, certas coisas acabam mesmo ficando em cima da hora. A notícia ruim é que várias oficinas devem baixar as portas já neste dia 16, segunda-feira.
E é sábado!
Muitas confrarias estão organizando encontros neste final de semana. Os botecos, pelo visto, estarão apinhados. E, na próxima semana, será difícil achar vaga em alguns restaurantes em razão de festas das empresas. Tudo anda muito cheio de gente, como os supermercados e até padarias. A todos um excelente final de semana!