Yakissoba ou Sukiyake?


- Por: Redação 2

Yakissoba ou Sukiyake?

Pandemia, inverno que vai e volta, as pessoas vivem encontrando um jeito de inventar algo para fazer em casa. Os livros de receitas estão com as folhas amarrotadas tamanha a curiosidade e experiências. O GDia passará a dar dicas para ajudar na escolha de um bom prato para iniciar o final de semana e a de hoje, com a colaboração da tradicional cozinha nipônica do restaurante Saty, é o feitio do Yakissoba, que aliás, é bem diferente do Sukiyaki que será a dica da próxima semana.
A confusão é comum, porque os dois pratos levam a massa como ingrediente principal, que entre os japoneses é o macarrão de sobá, frito; o Yakissoba é originariamente frito, levando vários ingredientes. No Brasil, ele varia dos legumes aos frutos do mar, do frango à carne bovina, ou misto, com os dois últimos ingredientes.
A dica para o Yakissoba, do Saty, para um dos pratos japoneses mais populares é bem fácil, além de saboroso e não se precisa equipar a cozinha com panelas orientais, do tipo tacho wok. Basta uma grande frigideira, ou panela comum, dessas que possuem tampa.

Para um bom Yakissoba, necessita-se:
1 cenoura média cortada em palitinhos finos
1 pimentão verde
1 cebola cortada em pétalas
1 xícara de brócolis
1 xícara de couve-flor
1 xícara de repolho
1 xícara de acelga

FRANGO
150g de frango cortado em tiras
Sal e pimenta a gosto. Se preferir carne, utilize a mesma quantidade de feitio. Pode utilizar inclusive os dois ingredientes.

Macarrão e molho
200g de macarrão oriental
Uma xícara de molho especial para o yakisoba

Modo de preparo
Tempere o frango ou a carne (ou os dois juntos) com sal e pimenta e frite; adicione os legumes (um tipo de cada vez), por último, brócolis e couve-flor; adicione o molho, e deixe incorporar. Coloque o macarrão num refratário e despeje o preparado em cima. Pronto agora é só servir.

Caso o leitor não esteja disposto ao ritual, pode pedir que o Saty entrega rapidinho. Ligue (45) 3523 5581 ou (45) 99807 7526 (watsapp). Pode retirar no balcão e trocar umas dicas com o Sérgio; o restaurante fica na Rua Candido Ferreira 287- Vila Yolanda.

Da Redação / Foto: Divulgação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas