Votação do regime de urgência deve ser analisado nesta quarta em Brasília


- Por: Redação 1

Votação do regime de urgência deve ser analisado nesta quarta em Brasília
O deputado Vermelho tem o apoio de Bolsonaro para as entradas-parques

O projeto 984/219 continua em pauta na Câmara dos Deputados e o regime de urgência deverá ser votado nesta quarta (9) ou quinta (10). De autoria do deputado federal Vermelho, o projeto pede a criação de unidades de conservação estradas-parques.
“A pauta muito extensa a respeito das medidas provisórios impediu a votação do nosso projeto, mas eu acredito que o regime de urgência seja votado ainda esta semana. Depois vamos discutir o mérito”, disse Vermelho por telefone ao GDia. “A população do Oeste e Sudoeste aguarda esse projeto há muitos anos”, acrescentou. 
Sobre o protesto realizado por ambientalistas nesta terça dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o deputado disse que “é um direito deles protestar, assim como é um direito da população reivindicar o seu direito de ir e vir, subtraído há alguns anos”. 
“Nosso projeto – acrescenta Vermelho – cria as estradas-parques em todo o país. Se aprovado, haverá um amplo debate com toda a sociedade para decidir a forma como cada via será construída”. 
“Este projeto vai muito além da resolução de um problema de logística no Estado do Paraná, uma vez que corrige essa injustiça histórica, que foi o fechamento da Estrada do Colono, e atende ao clamor social de décadas do povo paranaense, resgatando a história e as relações socioeconômicas, ambientais e turísticas da região”, justificou o deputado.
Vermelho recorda que o fechamento da estrada prejudicou milhares de famílias que se viram isoladas, longe dos filhos, irmãos, pais e amigos de longa data que vivem do outro lado do parque. “Eram pessoas que frequentavam as mesmas igrejas, escolas, discutiam os problemas, promoviam festas regionais com música, folclore, bom churrasco e chimarrão. O fechamento da estrada cortou sobremaneira esse convívio social”.
“A reabertura da estrada contribuirá com a preservação da fauna e da flora dessa unidade de conservação, elevando, inclusive, o nível de consciência da população. Haverá uma compreensão positiva da população acerca do Parque Nacional do Iguaçu, uma vez que um meio ambiente equilibrado serve a todos, mas uma unidade de conservação isolada não cria benefícios à população, tampouco aumenta a compreensão de sua importância”, analisou.

Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro já deu sua opinião favorável sobre a reabertura da estrada. “Se depender de mim, a estrada já pode ser reaberta”, disse ele em uma visita a Cascavel.
Durante o Show Rural de 2020 o governador Ratinho Junior foi questionado sobre a Estrada do Colono e disse que “os dois lados devem chegar a um acordo justo de forma a contemplar a todos”.

Da redação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas