Visitação no feriado criou otimismo na retomada do turismo de Foz do Iguaçu


- Por: Redação 1

Visitação no feriado criou otimismo na retomada do turismo de Foz do Iguaçu
 Turismo regional é um dos destaques na retomada do segmento em Foz do Iguaçu

Os bons números de visitação nos atrativos turísticos durante o feriadão do Dia da Independência (7 de setembro) deixaram autoridades e empresários otimistas para a retomada do turismo de Foz do Iguaçu. A cobertura vacinal contra a covid-19 tem sido um dos motivos para os turistas escolherem o destino turístico. Representantes do trade turístico já avalia ações para consolidar as perspectivas.
O setor foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus (covid-19). O prefeito Chico Brasileiro disse nesta segunda-feira (13), que o feriado prolongado de quatro dias foi o "grande evento-teste" que mostrou que Foz do Iguaçu está preparada, com todos os cuidados sanitários, para receber bem os turistas no pós-vacina. 
"Estou muito otimista e o grande teste foi neste feriado em que a cidade recebeu mais de 20 mil visitantes, a maioria do Paraná, mas também turistas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul", disse. 
As cidades e os principais destinos turísticos estão realizando os chamados eventos-testes para a retomada cuidadosa de algumas atividades no pós pandemia, resguardando todos os protocolos de segurança como a limitação de público, uso de máscaras, disposição de álcool-gel e o distanciamento social. 
"Daqui até a 14 dias, teremos o resultado em relação à covid, mas acredito que a maioria dos municípios está com a proteção vacinal pelo menos a primeira dose, o caso de Foz do Iguaçu. Estamos com mais de 100% da população vacinada com a primeira dose e 50% com a segunda dose", avalia o prefeito.
Chico Brasileiro aponta ainda que em outros países e em outras cidades como Nova York (EUA), os casos da doença caíram consideravelmente quando atingiram 50% da população adulta vacinada. "Eu estou muito confiante que Foz do Iguaçu vai passar no teste e o turismo vai continuar crescendo", disse.

Consolidar retomada
O Comtur (conselho municipal do turismo) vai se reunir na próxima quinta-feira (16) e avaliar projetos para consolidar a retomada do turismo em Foz do Iguaçu. A reunião será 100% presencial, a primeira depois da pandemia do coronavírus, às 15h na sede do Visit Iguassu, anexo ao prédio da Acifi.   
A pauta inclui a apresentação sobre o Projeto Natal das Águas e Luzes. A proposta é da Itaipu Binacional que usará elementos e tecnologias sustentáveis com referências às Cataratas do Iguaçu e também à própria usina hidrelétrica. “Além da atração direta de turistas, os eventos têm potencial gigantesco para reativar as mais diversas atividades do setor do turismo, principalmente as que envolvem montagem de estrutura", disse o presidente do Comtur, Yuri Benites.
A segunda pauta será sobre a proposta de concessão do Parque Nacional do Iguaçu pelos próximos 30 anos. Após um intenso debate em audiência públicas e manifestação de gestores públicos, a elaboração do edital para licitação da nova concessão do ainda gera muitas dúvidas para o setor. Em participação ativa do conselho, a concessão vem sendo debatida e já possui resultados importantes, entre elas, a manutenção do passe comunitário com valor de 20% da tarifa que será praticada no parque.
Outra pauta será a proposição da nova marca do destino turístico. A atual Foz do Iguaçu Destino do Mundo está sendo remodelada por Mario Verdi - mesmo designer que criou a atual marca em 2008. Ela substitui a anterior, porém manterá a chamada Foz do Iguaçu Destino do Mundo.
“A Gestão Integrada do Destino elegeu o mesmo designer porque a logo em 2008 foi eleita por todos os membros do Comtur de forma democrática, e acompanhou todas as estratégias e ações de crescimento do turismo em Foz. Entendendo que estamos entrando em uma nova fase onde esforços diferentes devem ser tomados para uma retomada e dando continuidade aos índices de crescimento de 2019”, disse Yuri Benites.

Da Redação

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas