Vice-presidente Hamilton Mourão abre IX Congresso Brasileiro da Soja em Foz


- Por: Redação 1

Vice-presidente Hamilton Mourão abre IX Congresso Brasileiro da Soja em Foz
Vice-presidente Hamilton Mourão confirmou presença em congresso em Foz 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, confirmou presença na solenidade de abertura do IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2022, na próxima segunda-feira (16), em Foz do Iguaçu. O evento, promovido pela Embrapa Soja (Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vai até o dia 19 e é o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva do grão na América do Sul.
O congresso, com o tema "Desafios para a produtividade sustentável no Mercosul", vai reunir especialistas nacionais e internacionais de vários segmentos ligados ao complexo soja, uma das maiores cadeias produtivas do agro brasileiro. Mourão vai acompanhar a abertura ao lado do presidente em exercício da Embrapa Guy Capedelive e do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.
A solenidade, das 19h às 20h30 no Rafain Palace Hotel & Convention Center, terá como conferencista a diretora da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fabiana Villa Alves. Ela vai abordar os desafios e as oportunidades para a produção sustentável de soja.

Contexto
Nos quatro dias do Congresso e Mercosoja, serão abordados assuntos ligados aos desafios tecnológicos dos sistemas de produção e as novas oportunidades que estão surgindo para a cadeia produtiva. A intenção é buscar a sustentabilidade como driver para abertura de novos mercados e inserção da cadeia na era da bioeconomia.
As discussões vão focar também os avanços na área de edição genômica e outras tecnologias emergentes e disruptivas que podem agregar valores, melhorar eficiência e rentabilidade, entre outros. O evento pode ser acompanhado tanto no formato presencial com acesso total, quanto no formato híbrido (online) com acesso mais restrito ao conteúdo.
Durante a programação, estão previstas seis conferências e 18 painéis em que serão realizadas 50 palestras. A Arena da Inovação será o espaço de debate sobre o ecossistema brasileiro de inovação e as novidades em agricultura digital para os sistemas de produção em que a soja está inserida. 
O evento contará com aproximadamente 300 trabalhos técnicos que serão apresentados em formato pôster e oralmente. Outro destaque será o Pavilhão do Expositor, espaço que vai reunir 32 expositores que irão demonstrar as inovações em equipamentos, produtos e serviços disponíveis no mercado. Mais informações no site www.cbsoja.com.br.


Da Redação / Foto: Romério Cunha/PR

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas