Vereadores pedem doação de área de Itaipu para construção de arena multiuso


- Por: Redação 1

Vereadores pedem doação de área de Itaipu para construção de arena multiuso
Arena possibilita realização de diversos eventos esportivos, religiosos e outros em geral

O Legislativo enviou um ofício ao Diretor Geral da Itaipu (margem brasileira), General Joaquim Silva e Luna, solicitando que a Itaipu estude a possibilidade de ceder ao município uma área urbana nas proximidades do CTG Charrua para a construção de uma arena multiuso em Foz do Iguaçu. O assunto tem urgência, pois se uma área não for disponibilizada em tempo, Foz do Iguaçu perderá o recurso. No ofício, assinado pelo Presidente da Câmara, Vereador Beni Rodrigues (PTB), foi pontuado que a Caixa Econômica Federal já celebrou contrato de repasse visando à transferência dos recursos do orçamento geral da União com a finalidade específica da construção da Arena Multiuso. 

Desta forma, os recursos já estão vinculados para construção do espaço, embora ainda falte a definição da área em que será sediado o equipamento cultural, esportivo e de eventos para o município. Destacando a sensibilidade e empenho com que o General Silva e Luna vem atuando nos assuntos de interesse da coletividade, a Câmara solicita que a Itaipu considere a relevância do pedido para cessão de uma área de 80.000m2 ou superior. 

A conquista de recursos para construção da arena multiuso foi resultado também da articulação de alguns vereadores a Brasília em 2019, quando levaram documentação e reivindicações no intuito de juntar força política e assim conseguir verbas para projetos da cidade, sendo um deles a construção do complexo esportivo e cultural. A comitiva que foi a Brasília na época foi formada pelos vereadores Beni Rodrigues (presidente da Câmara), João Miranda, Marcio Rosa e os ex-vereadores Marcelinho Moura e Anderson Andrade.

O que é a arena multiuso
Com estrutura ampla e moderna, a arena multicultural possibilita realização de diversos eventos esportivos, religiosos e outros em geral como lutas de UFC, shows de grandes artistas internacionais, Cirquedu Soleil, jogos de vôlei da Liga Mundial, feiras internacionais do turismo, festival de cinema, entre outros. Grandes eventos como esses que devem abrigar o novo espaço geram muitos empregos na cidade, além de fomentar o turismo. Considera-se, ainda, que Foz do Iguaçu já tem rede hoteleira e estrutura suficiente para abrigar eventos esportivos de grande porte. E, por falta de espaço adequado já perdeu em outras oportunidades eventos para Jaraguá do Sul, por exemplo. 


Geração de emprego e renda para Foz do Iguaçu
A instalação da Arena Multiuso será fator de geração de empregos diretos e indiretos, além de fomento à economia local, e já percebeu emenda impositiva do Deputado Vermelho no valor de cerca de R$ 1.000.000,00 e a bancada paranaense na Câmara dos Deputados empenhou compromisso de ajudar com o valor de R$ 29.000.000,00. 

Projeto arquitetônico
Já houve a produção de um pré-projeto arquitetônico, que estipula a criação de uma estrutura em quatro pavimentos, que somarão aproximadamente 20.000m2 de obra e a previsão é que tenha capacidade de público de 9 mil espectadores sentados. A ideia é de um complexo esportivo e cultural de 60.000m2. Além disso, há a possibilidade de também serem utilizadas áreas de serviços e estacionamento.

CMFI

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas