Vereadores cobram ampliação do horário do comércio e retomada do setor de eventos


- Por: Redação 1

Vereadores cobram ampliação do horário do comércio e retomada do setor de eventos
Vereadores debateram diversos assuntos na sessão desta quinta-feira

Os vereadores de Foz do Iguaçu debateram e aprovaram  requerimentos relativos ao combate ao novo coronavírus na sessão desta quinta-feira, 06 de agosto. Dentre os temas estão a retomada de pequenas cirurgias eletivas; Testagem e procedimentos no atendimento da covid-19; pedido de retomada gradual do setor de eventos no município; retomada gradual e segura dos eventos; ampliação do horário do comércio para que funcionem 24 horas, a fim de amenizar aglomerações; e também, um pedido ao Governo do Estado do Paraná a fim de que melhore a estrutura de funcionamento da Delegacia da Mulher em Foz do Iguaçu ampliando o serviço para atendimento 24 horas. 
O requerimento 305/2020, de autoria da vereadora Anice Gazzaoui (PL), reivindica ao Governo do Paraná informações oficiais sobre a quantidade de policiais designados exclusivamente para a Delegacia, qual a escala de plantão dos policiais, bem como as razões pelas quais a Delegacia não mantém serviço 24 horas para atendimento das ocorrências, uma vez que durante o período da noite acontecem um grande número de casos de violência contra a mulher. Não só a questão do horário de funcionamento da Delegacia foi cobrada, assim como que atendimento a mulheres vítimas de violência seja feito apenas por mulheres, a fim de que as vítimas de sintam mais acolhidas no momento difícil em que passam. 

Retomada segura dos eventos em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é uma cidade que vive do turismo, mas também do setor de eventos, com grandes congressos ou seminários que costumam acontecer no município, atraindo um grande número de participantes. Isso fomenta oportunidades aos trabalhadores locais como dos setores de manutenção, montagem de palco, cerimonial, fotógrafos, decoração, garçons, buffets, cozinheiros, seguranças, músicos, videomakers, montagem e aluguel de som, iluminação, locação de espaços, maquiadores, cabeleireiros, manicures, hotéis e pousadas, dentre outras tantas atividades ligadas a essa indústria. Essa área foi intensamente afetada pela pandemia com muitos profissionais que ficaram sem renda e sem poder trabalhar. 
Nesse sentido, um requerimento do vereador Luiz Queiroga (PTB), de nº 306/2020 colocou essa questão em pauta na sessão de ontem. A matéria reivindica ao Poder Executivo a retomada segura dos eventos em Foz do Iguaçu, suspensos em razão da pandemia. 

Ampliação de horário dos comércios para evitar aglomerações
Com a ideia de ampliar o horário de atendimento e assim reduzir as aglomerações, o vereador Rudinei de Moura (Patriota) entrou com o requerimento n° 289/2020 solicitando à prefeitura estudos para autorização de funcionamento do comércio 24 horas em Foz do Iguaçu. 
O requerimento questiona a respeito de eventual planejamento ou existência de estudos para abertura de estabelecimentos para funcionamento pelo período 24 horas, em qualquer dia da semana, especificando: Já tem alguma equipe e/ou secretaria estudando esse tipo de abertura. Em caso positivo, o parlamentar questiona quando entrará em vigor e quais estabelecimentos poderão funcionar 24 horas por dia.

CMFI


(Câmara) Vereadores debateram diversos assuntos na sessão desta quinta-feira

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas