Vereadora pede padronização nas informações aos familiares de pacientes com coronavírus


- Por: Redação 1

Vereadora pede padronização nas informações aos familiares de pacientes com coronavírus
Vereadora Carol Dedonatti


Dia após dia vemos aumentar em número e gravidade os casos de Covid-19 na cidade. Os leitos destinados aos pacientes vítimas da pandemia estão sempre quase todos lotados. A internação de um familiar gera grande apreensão e faz com que a busca por informações aconteça freneticamente.
Com o repasse do boletim médico uma vez ao dia, com pequeno espaço de tempo, para todos os familiares dos internados nas enfermarias, o que se percebe é uma aglomeração de pessoas e um dispêndio de tempo grande para os trabalhadores da saúde. Duas situações que não se pode admitir em tempos de pandemia.
Para driblar essa situação e evitar falta de informação a vereadora sugeriu modificar o fluxo de atendimento àqueles que demandam informações sobre pacientes. “Sugerimos a formação de uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, assistente social e enfermeiro, que tenha acesso ao prontuário dos pacientes e informações extras de médicos, tal atendimento poderia se dar, inclusive, através de vídeo chamadas com horários previamente agendados, assim como já ocorre com os pacientes da UTI”, explicou a vereadora Carol Dedonatti.
O atendimento através de chamada de vídeo, evita o atendimento presencial, que gera aglomerações não recomendáveis no protocolo de tratamento da doença, com o agravante de que as transmissões têm ocorrido nas relações familiares também. Além disso pode haver entre os parentes dos pacientes os casos assintomáticos, porém transmissores do Corona-Vírus. 

Da assessoria

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas