Vamos explicar


- Por: Redação 1

Vamos explicar

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos vai fazer uma série de visitas, em fevereiro, nas cidades do entorno do Parque Nacional do Iguaçu para esclarecer dúvidas do processo de concessão do parque. O leilão está marcado para 22 de março.

Cultura nos Esportes
A Rádio Cultura retoma a programação esportiva a partir de  segunda-feira, 17.  O programa será de segunda a sexta-feira, com o programa Cultura nos Esportes, entre 18h e 19h. Além disso, a rádio terá transmissões dos jogos do Foz Cataratas Futsal, Foz do Iguaçu Futebol Clube e outros jogos relevantes, como campeonatos estaduais e do brasileiro. A cobertura esportiva se estende no www.radioculturafoz.com.br e nas redes sociais da emissora. 

Passaporte brando
O Conselho Universitário da UFPR aprovou o passaporte sanitário para poder frequentar todos os espaços da universidade. Os estudantes terão que apresentar o comprovante de vacinação ou de contraindicação médica no ato da matrícula. O ponto mais polêmico foi a brecha para não-vacinados por escolha poderem frequentar a universidade desde que apresentem teste negativo a cada 72h. A representação estudantil no conselho propôs a retirada da brecha, mas ela foi mantida por 20 votos contra 18.

Caixa d'Água
O projeto Caixa d’Água Boa vai atender mais 1,5 mil famílias de 51 cidades em 2022. A Sanepar vai entregar uma caixa d'água de 500 litros e um kit de instalação para cada família vulnerável. A Secretaria de Justiça, Trabalho e Família vai oferecer um subsídio de R$ 1 mil para viabilizar a instalação do kit. O projeto já atendeu quatro mil famílias em 143 cidades.

Eu vou
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que pretende ir a todos os debates da eleição presidencial deste ano. "Em 2018, eu compareci a dois e depois eu tive uma crise, eu levei uma facada, eu sobrevivi por milagre. Eu pretendo ir a todos os debates. Pode ter certeza, quando compararmos, em especial no momento do debate, estarei muito melhor preparado, obviamente. Eu não vou ficar na armadilha de ficar discutindo, ali, besteira. A gente vai responder realmente o que nós fizemos e o que estamos deixando para o Brasil". 

Somos contra
Três vereadores apresentaram proposta para impedir o reajuste no salário dos parlamentares da Câmara Municipal de Curitiba, prefeito, vice-prefeito e secretários. A iniciativa é assinada por Amália Tortato (Novo), Indiara Barbosa (Novo), Denian Couto (Podemos) e Flávia Francischini (PSL) e deve ser rejeitada pelos pares. A votação está marcada para hoje.

Crise hídrica
As prefeituras de Santa Terezinha de Itaipu e de São Miguel decretaram situação de emergência em função da crise hídrica nas duas cidades.

Acreditem
O número de pessoas que se inscreveu para receber a primeira dose de uma vacina contra a covid-19 aumentou mais de 400% em apenas uma semana em Québec, segundo o ministro da Saúde da província canadense, Christian Dubé. O crescimento se deu após o anúncio de restrições na venda de álcool e maconha – que é legalizada para fins recreativos no país desde 2018 – a não vacinados. Québec é a segunda província mais populosa do Canadá. 

Sem dúvida
"Tantas dúvidas sobre a vacina, mas quando a Pfizer lançou o viagra nem leram a bula!", do jornalista José Simão no twitter. 

Tarifa Zero
O Paraná tem três cidades que implantaram a Tarifa Zero: Ivaiporã, Pitanga e Paranaguá. No Brasil, são seis. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) usou uma citação creditada a Georgeana Alves ao defender a extensão da tarifa zero a todas as cidades brasileiras. “País rico não é aquele em que pobres andam de carro, mas sim aquele em que ricos andam de transporte público". (foto 9)

Melhor remédio
"Temos que reforçar que a vacina, não importa o laboratório ou país de origem, é de boa qualidade, de eficácia comprovada e não faz mal algum. Pelo contrário, quem não tomou a vacina está se colocando em grande risco e colocando em risco sua família, amigos e colegas de trabalho. Além disso, todos os cuidados como o uso de máscara, a higiene das mãos e evitar, quando possível, as aglomerações, ainda são fundamentais. Já vencemos a maioria das batalhas, mas precisamos do apoio e de ação de todos para vencer essa guerra" - do prefeito Chico Brasileiro (PSD) em entrevista à Rádio Cultura. 

Transferida
A solenidade de posse da advogada Marilena Winter na OAB do Paraná foi adiada em medida preventiva diante do surto da variante ômicron da covid-19. Ainda não há previsão de nova data para a cerimônia. No dia 3, Marilena Winter assinou o termo de posse e deu início aos trabalhos da diretoria para o triênio 2022-2024. 

Presidência
A federação que poderá reunir PT, PSB, PCdoB, PV, Rede e Psol, deverá ser presidida no Paraná pelo ex-deputado federal e ex-secretário da Educação Maurício Requião, irmão do ex-senador Roberto Requião (sem partido), provável candidato ao Governo do Estado. 

Calamidade pública
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), decretou situação de calamidade pública de 30 dias por conta da dificuldade que a população da cidade e turistas estão enfrentando na travessia do ferry boat para Caiobá, em Matinhos. “Não dá mais, a empresa não tem condições de prestar esse serviço”, disse. 

Agora é Moro
“Ajudei ele (Bolsonaro). Na época, ele disse que não haveria reeleição, que ia acabar com a reeleição, que não concorreria à reeleição. Também falou muito sobre Lava Jato. No fim, acabou tendo reeleição e a Lava Jato sofreu um revertério muito grande” - de Professor Wilson Picler em entrevista ao Estadão. Picler, que hoje está filiado ao Patriota, mas deve trocar de legenda para disputar uma vaga no Senado pelo Paraná. 

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Francisco Vitelli

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas