UTI Neonatal do Hospital Costa Cavalcanti completa 25 anos em 2021


- Por: Redação 1

UTI Neonatal do Hospital Costa Cavalcanti completa 25 anos em 2021

Era 3 de abril de 1996 quando a pequena Luana Isabelle Beal nasceu. Com apenas 26 semanas, 32 cm de estatura e pesando 0,860 kg, foi a primeira prematura extrema a ser atendida na recém-construída Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). Os equipamentos de ponta para a época e a equipe qualificada foram essenciais para que a paciente pudesse sobreviver. Em 2021, tanto Luana quanto a UTI Neonatal completam 25 anos.

"Naquela oportunidade, a expectativa não era nada boa dada à prematuridade, baixo peso e intercorrências nos primeiros dias de internação", contou o pai de Luana, Anilton José Beal, que veio a ser diretor superintendente do Centro Hospitalar, de 2002 a 2016. "Graças aos investimentos que recentemente haviam sido feitos em equipamentos na UTI Neonatal e o preparo da equipe profissional que atuava na unidade, a atenção dada à Luana foi crucial para o seu restabelecimento em condições físicas e intelectuais normais", destacou. A paciente ganhou alta 70 dias depois de nascer, em 12 de junho.

Atualmente, a UTI Neonatal é referência para a 9ª Regional de Saúde e já atendeu mais de cinco mil recém-nascidos. A unidade conta com dez leitos e uma equipe multidisciplinar de médicos neonatologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais de apoio. São cerca de 50 profissionais que se dedicam, diariamente, aos cuidados minuciosos com os pequenos.

"A evolução do conhecimento na especialidade fez com que os tratamentos e a assistência oferecidos se desenvolvessem nas últimas décadas. Os profissionais perceberam a importância de oferecer um atendimento integral, levando em conta fatores que afetam o futuro desta criança, contribuindo para que ele atinja o máximo de suas potencialidades", falou o coordenador médico da Unidade Neonatal, Dr. José Antonio Rodrigues Junior. A UTI Neo conta ainda com subespecialidades pediátricas para o apoio como a neuropediatria, cardiopediatria, nefropediatria e pneupediatria.

Além do médico, a unidade conta com outros pediatras, Dr. Glauco Ramos de Paula e Dr. Webster Pereira da Rocha, que fazem parte da equipe desde a criação da unidade, há 25 anos, assim como Dr. Valmir Pineli, que faleceu em fevereiro deste ano, vítima da covid-19, e, em breve, será homenageado no local. "Temos um perfil de atendimento diferenciado e único. É apaixonante, porque trabalhamos com um ser indefeso, que precisa de toda nossa atenção", salientou a gerente da divisão, a enfermeira Cássia Estabelini.

AI HMCC
Foto: Kiko Sierich/Assessoria

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas