Unidades de Saúde serão abertas nos finais de semana para enfrentar a dengue


- Por: Jordan Moreira

Unidades de Saúde serão abertas nos finais de semana para enfrentar a dengue
O laboratório deve entrar em funcionamento nesta sexta-feira

A Prefeitura está adotando novas medidas assistenciais para o atendimento da dengue, como a abertura de unidades básicas nos finais de semana, instalação de laboratório na UPA leitos exclusivos no hospital municipal.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as novas estratégias visam atender a demanda crescente de pacientes com sintomas da doença, que já é considerada uma epidemia na cidade, com mais de 750 casos confirmados. Em menos de uma semana, os números saltaram em mais de 200%, causando superlotação no sistema de urgência e emergência.
Uma das medidas mais importantes é a abertura de unidades básicas de saúde nos finais de semana, porque nos sábados e domingos, as UPAs ficam lotadas. A princípio, cinco UBSs abrem neste sábado (15), das 8h às 17h, para atender prioritariamente pacientes com sintomas da dengue. São elas: São João, KLP, Vila Yolanda, Profilurb II e Morumbi II. Nos próximos finais de semana, as unidades devem passar a abrir também aos domingos.
"A medida visa desafogar o atendimento nas UPAS, que são destinadas prioritariamente a atender as situações de urgência e gravidade. É fundamental que o usuário busque a unidade de saúde nos primeiros sintomas da doença. É a UBS quem classifica e encaminha os casos mais graves para as UPAS ou para o Hospital", explicou o secretário de Saúde, Nilton Bobato.
"Todas essas medidas visam ampliar o acesso e garantir a agilidade no atendimento e a assistência qualificada para o usuário de saúde, mas precisamos reforçar que a maneira mais eficiente de prevenir essa doença é com o controle do mosquito, e, por isso, é fundamental a conscientização da importância dos cuidados nas residências e terrenos", acrescentou Bobato.

Da redação com AMN

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas