Turismo de Foz do Iguaçu é fortalecido com a reabertura da Ponte da Amizade


- Por: Redação 1

Turismo de Foz do Iguaçu é fortalecido com a reabertura da Ponte da Amizade

O turismo de Foz do Iguaçu foi fortalecido com a reabertura na última quinta-feira (15) da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai. A avaliação é de representantes do trade turístico do Destino Iguaçu, que comemoraram a decisão dos presidentes dos dois países. A via, que une o município a Ciudad del Este, permaneceu fechada por quase sete meses, a partir de 18 de março.

O Visit Iguassu, Instituto de Promoção e Marketing Turístico que reúne associados de mais de 120 empresas do setor, comemorou a medida. No início, era por apenas 15 dias e o prazo foi sendo estendido, lembra o presidente Felipe gonzalez. Movimentos de empresários e cidadãos foram realizados neste tempo, para que as fronteiras pudessem ser abertas com segurança, priorizando o respeito às vidas.
Foz do Iguaçu vem retomando gradativamente o movimento do turismo, que teve o processo de retomada um tanto quanto mais lento que outros destinos turísticos do Brasil. A cidade é conhecida e reconhecida como internacional, onde os clientes optam pela escolha de um destino diferenciado, podendo conhecer três países em uma só viagem. 

De março a junho de 2020, Foz conseguiu se preparar com responsabilidade e eficiência no combate ao coronavírus e hoje é citada como case de sucesso na aplicação dos protocolos sanitários de segurança e no atendimento público de referência. Foram grandes investimentos na área da saúde com apoio da Itaipu, na ampliação dos leitos, capacitação de profissionais e aquisição de testes rápidos.
Os empresários do turismo e comércio se uniram pelas instituições representativas como Comtur, Visit Iguassu, Sindhotéis, ABAV, ABIH, Sindetur e ACIFI, entre outras. Com o poder público municipal, foram elaborados protocolos sanitários com agilidade. Hoje, no Aeroporto Internacional, todos os passageiros são cuidadosamente monitorados, o que nos difere de muitos outros destinos, lembra Gonzalez. 
Da mesma forma, empresários e poder público estiveram unidos para auxiliar e participar da criação dos protocolos na Ponte da Amizade. Agora a missão é repetir o esforço  em apoio à Argentina, que continua fechada para o trânsito internacional.

Investimentos 
Além dos investimentos na área de segurança, Foz lançou no mercado a “Vem pra Foz”, criada e promovida pela Itaipu e parceiros. A campanha começou, veiculada no final de agosto, foi focada no mercado regional e surtiu grandes efeitos, possibilitando uma reação do turismo nos feriados de 07 de setembro e maior fluxo em 12 de outubro, mesmo antes da abertura das fronteiras.
O presidente do Visit Iguassu ressalta que Foz é um destino que tem em seu DNA percentuais do Paraguai e da Argentina. "A cidade é onde os visitantes escolhem para celebrar, conhecer e desfrutar das mais imponentes atrações turísticas como Cataratas do Iguaçu, Itaipu, Parque das Aves e também para desfrutar da estrutura hotelaria, das águas termais, parques temáticos e aquáticos, golfe, gastronomia e muito mais", disse Felipe Gonzalez. 


Ronildo Pimentel com Assessoria
Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas