Trabalhadores do transporte coletivo de Foz anunciam paralisação nesta terça-feira


- Por: Redação 1

Trabalhadores do transporte coletivo de Foz anunciam paralisação nesta terça-feira
Trabalhadores anunciam nova paralisação do transporte coletivo a partir das 9h desta terça, 12

Os trabalhadores do transporte coletivo de Foz do Iguaçu anunciaram, em comunicado à população, uma nova paralisação a partir desta terça-feira (12). A mobilização está prevista para iniciar às 9h no Terminal de Transporte Urbano (TTU). De acordo com a categoria, o serviço será mantido parcialmente nos horários de pico pela manhã e final de tarde. O interventor do sistema, Rafael Carbonera, diz que está tudo em dia e não há motivos para a greve.

De acordo com o ofício do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sitrofi), assinado pelo presidente Dilto Vitorassi, a categoria decidiu pela paralisação devido não "cumprimento de parte do acordo feito na greve do dia 15 de dezembro de 2020". Entre os itens listados pelo Sindicato estão a implantação do sistema de transporte com cobrança em dinheiro e a consequente não contratação dos cobradores.

"(...) também não pagou o vale alimentação natalino (continuo na cláusula 4ª parágrafo primeiro ACT-2019/2020), o vale alimentação em atraso e não avanço nas negociações do ACT - Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 dentre outros", diz trecho do comunicado. Que completa: "Portanto, os trabalhadores votaram pela retomada da paralisação das atividades".

O acordo citado pelo Sitrofi foi firmado no dia no dia 20 de dezembro, para evitar uma nova paralisação - a primeira do mês ocorreu nos dias 15 e 16. De acordo com o entendimento encaminhado pela equipe de intervenção, seria autorizado o pagamento da passagem em dinheiro e a contratação de novos cobradores, além do pagamento de outros benefícios.

Segundo o interventor da operação do transporte coletivo urbano, Rafael Carbonera, não há motivos para uma nova greve. "Nossa parte está feita. O salário está em dia, a cesta básica está em dia, o 13º salário está em dia", listou. Ainda de acordo com ele, "amanhã (hoje, 12) volta o recebimento em dinheiro nos ônibus. Realmente não sei qual é o motivo para eles fazerem greve".

Ronildo Pimentel

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas