Tártaro em cachorros

Tártaro em cachorros


- Por: Redação 2

Tártaro em cachorros

Assim como nós humanos, os cães também precisam manter a higiene bucal para evitar doenças. A principal forma de fazer isso é realizando escovações frequentes e controlando o consumo de certos tipos de alimentos. Entretanto, essa prática ainda é muito negligenciada por grande parte dos tutores, e por conta disso  doenças como o tártaro são extremamente frequentes.

O tártaro consiste em uma aglomeração de bactérias em determinados pontos do dente do cachorro. Elas se alimentam dos restos de resíduos  que ficaram por muito tempo na boca do animal. Os pontos mais suscetíveis são os espaços entre o dente do animal e a gengiva.

Essas regiões são de difícil acesso, sendo que lá o atrito entre os dentes, a língua do animal e outras formas naturais de limpeza não conseguem remover os resíduos. Por conta disso que a escovação é tão importante, pois ela consegue alcançar tais áreas com facilidade.

Conforme cresce, as bactérias que formam o tártaro vão consumindo a gengiva do bichinho, podendo causar inflamações e infecções. Caso a doença evolua e atinja a corrente sanguínea do animal ela pode ser levada para outras partes do corpo; como o rim e coração. Essa evolução do quadro pode até mesmo matar o seu cachorro!

Caso você identifique ou suspeite do tártaro, procure imediatamente um médico veterinário.

Reprodução/ Shutterstock

Fonte: Canaldopet

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas