Tâmo junto


- Por: Redação 1

Tâmo junto

Tâmo junto
Como a coluna antecipou, a presidente do PP, deputada Maria Victória, e o governador Ratinho Junior (PSD) conversaram sobre a aliança entre os dois partidos em 2022. O encontro no Palácio Iguaçu teve a presença da ex-governadora Cida Borghetti, Marcelo Belinati (prefeito de Londrina), dos deputados Ricardo Barros (líder do Governo Bolsonaro) e Luiz Carlos Martins, e do ex-deputado federal Dilceu Sperafico. Do grupo de Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana e os secretários João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras) e Guto Silva (Casa Civil). 

Consenso
A aliança entre os dois partidos já ocorreu em vários municípios em 2020. Há consenso entre as duas siglas de que o clima de estabilidade política alcançado pelo Paraná deve ser priorizado. Ponto para o presidente Jair Bolsonaro.

É tois
O PP adiantou ao governador que pretende um espaço na chapa majoritária (vice ou senado). Entre os nomes possíveis estão o prefeito Marcelo Belinatti, Sperafico, Maria Victoria, Luiz Carlos Martins e o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros II. 

Estarei na Itaipu
Ricardo Barros pretende buscar um novo mandato na Câmara dos Deputados e Cida Borghetti disse que não disputará as eleições, pois quer se dedicar ao cargo de conselheira na Itaipu Binacional.

Parceria
Com investimento de R$ 100 milhões, o Day Medical Center fechou parceria com a Unicred e vai entregar, a partir de junho de 2023, um edifício de 10 andares na rua Benjamim Constant com salas e espaços comuns para atender serviços exclusivos na área da saúde. A nova estrutura faz parte de um projeto para tornar Foz do Iguaçu o “Hub de Saúde das Américas”.

Foco na covid
O governador Ratinho Junior mandou cancelar toda e qualquer agenda nas cidades do interior. Seu foco é atuação do Estado na vacinação da covid. Só vai ao interior se for uma agenda sobre essa situação.

Em queda, pero
Na contramão da média nacional, pesquisa da Fecomércio aponta que o percentual de endividados no Paraná caiu de 90,2% em abril para 89,2% em maio. Já o indicador brasileiro passou de 67,5% para 68,0% no mês passado. Apesar da redução, a parcela de famílias paranaenses com contas em atraso aumentou de 25,9% para 26,6% na variação mensal, enquanto 11,1% não terão condições de pagar suas dívidas, situação semelhante à registrada nos últimos três meses.

Doação
A Lar Cooperativa doou mais um respirador para tratamento de pacientes com covid-19 - desta vez ao Hospital Municipal de São Miguel do Iguaçu que estava com seus seis aparelhos ocupados. Este é o 18º aparelho doado pela cooperativa para as cidades da região Oeste desde o início da pandemia.

Prioritários
Projeto de lei do deputado Beto Rosado (PP-RN) inclui trabalhadores de hipermercados, supermercados, minimercados e mercearias como grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19. 

Eleição
Será neste domingo (13), das 7h às 17h, a eleição suplementar para a prefeito e vice de Nova Prata do Iguaçu. Os candidatos serão Sergio Faust (PL), Edilsom Grassi (PSDB) e Sandro Oltramari (PSB). A cidade tem 8,4 mil eleitores. Ari Gallert (PTB), vencedor da eleição de outubro de 2020, teve sua candidatura impugnada.

Mais transparência
Após levantamento apontar que apenas 30% das prefeituras do estado atendem pelo menos 80% dos critérios estipulados para a aferição do índice de transparência relativo à vacinação contra a covid, o Tribunal de Contas do Estado está cobrando dos gestores municipais medidas para melhorar a disponibilização dos dados sobre o processo de imunização da população.

Situação
A pandemia do coronavírus tirou 10 milhões de brasileiros do empreendedorismo - as mulheres foram as que mais se viram obrigadas a fechar suas empresas. É o que revela pesquisa do Sebrae/Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. O número de brasileiros com um negócio estabelecido há pelo menos 3,5 anos desabou de 22,3 milhões em 2019 para 12 milhões em 2020. O encolhimento do empreendedorismo no país só não foi ainda maior porque continuou a crescer no ano passado o número de novatos.

Teve que ceder
O ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) cedeu às pressões do presidente Bolsonaro e do governador Ratinho Junior por ajustes no modelo de concessão de 3.327 quilômetros de rodovias federais que cortam o Paraná. A concessão dos novos contratos seguirá o modelo de menor tarifa, ante o que as contas do ministro apontavam como ideal. Tarcísio de Freitas defendia um modelo híbrido, considerando o valor de pagamento da outorga e o desconto na tarifa limitado a 17%, para aumentar as arrecadações do governo federal.

Mais medidas
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), em função do aumento dos casos da covid antecipou para o período da manhã nesta e próxima quarta-feira, as sessões já híbridas do legislativo. Após as sessões, a Assembleia fechará as portas evitando a circulação de pessoas no seu interior.

Gás mais barato
A Assembleia Legislativa aprovou proposta que pode reduzir o preço do gás de cozinha em até 20%. O projeto de lei dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Delegado Francischini (PSL) e Hussein Bakri (PSD) permite ao consumidor efetuar a compra do gás de cozinha de qualquer marca, independente daquela estampada no botijão.

Azul quer Latam
Uma proposta da Azul para comprar a operação brasileira da Latam pode ser feita em até 90 dias, segundo avaliação do Bradesco BBI. Analistas do mercado afirmam que uma fusão entre as duas empresas é “muito provável”. A divulgação do relatório fez as ações da Azul subirem 5,6%. A Azul vem tentando negociar a aquisição da concorrente desde o começo da pandemia e, neste ano, adotou uma estratégia mais agressiva. 

Prorrogação
O governo federal está desenhando uma nova prorrogação do auxílio emergencial. O plano é estender o benefício por mais dois meses, com previsão de encerramento em setembro deste ano. Com o número maior de parcelas, o governo terá mais prazo para que seja finalizada a proposta de programa social que deverá substituir o Bolsa Família. Os detalhes estão sendo acertados entre o presidente Jair Bolsonaro e os ministros Paulo Guedes (Economia) e João Roma (Cidadania).

Vale turismo
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) propôs ao Ministério do Turismo a criação de um vale para estimular as viagens dentro do país e incentivar o setor. Segundo a FGV, o impacto da pandemia no setor deve causar uma perda de arrecadação na ordem de R$ 116,7 bilhões no biênio 2020-2021.

Como pode funcionar
As empresas adeririam ao programa do Ministério do Turismo e ofertariam a seus trabalhadores a opção de aderirem ao vale-turismo com desconto autorizado de, no máximo, 15% de sua remuneração bruta mensal, acrescido de bônus de um quarto do valor descontado, a ser pago pelo empregador.


Palavra Livre

Zé Beto Maciel
Com Adilson Borges, Francisco Vitelli, Gustavo Aquino e Thayna Pavarotti

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas