Soltura de aves nascidas na Itaipu vai ajudar no repovoamento de espécie


- Por: Reciel Rocha

Soltura de aves nascidas na Itaipu vai ajudar no repovoamento de espécie
Ave já esta extinta na região dos Esteros Pantanal) do Iberá 

Pela primeira vez, desde que o programa de reprodução foi criado na década de 1980, animais nascidos no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) serão soltos na natureza. Nesta terça-feira, às 14h o superintendente de Ação Ambiental de Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, vai se reunir com a imprensa e profissionais da área da preservação para explicar detalhes da operação que levou os pássaros até o novo lar na Argentina. 
Segundo informações da Itaipu Binacional, em setembro, dez aves da espécie mutum-de-penacho (Crax fasciolata) – seis fêmeas e quatro machos – foram cedidas à Fundação Conservation Land Trust (CLT) Argentina. Elas serão soltas em uma área que futuramente vai se integrar ao Gran Parque Iberá, uma área de 700 mil hectares semelhante au pantanal  na província de Corrientes, região onde a espécie está extinta há cerca de 40 anos.
Quando chegaram à Argentina, as aves ficaram em quarentena e, há três semanas, foram soltas em um amplo recinto de pré-soltura para se adaptarem ao novo habitat. Com 100 metros quadrados e 12 metros de altura, o recinto tem espaço suficiente para o animal se socializar com os outros indivíduos e formar casais. Em algumas semanas, será possível abrir as portas do recinto e deixar as aves saírem para esta região do parque, um bosque com cerca de 600 hectares.


Mutum-de-penacho
Medindo cerca de 80 centímetros e com peso aproximado de 2,5 a 3 quilos, o mutum-de-penacho é uma ave territorialista que se encontra em várias regiões da América do Sul. A espécie Crax fasciolata fasciolata ocorre no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, no Paraguai e no norte da Argentina nas províncias de Formosa, Chaco, Corrientes e Misiones. Outras espécies como a Crax fasciolata grayi e a Crax fasciolata pinima podem ser encontradas na Bolívia e na Região Norte do Brasil.

Com Itaipu Binacional  
Assessoria CLT Argentina

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas