Sisfron é tema de debate no Seminário promovido pelo IDESF


- Por: Redação 1

Sisfron é tema de debate no Seminário promovido pelo IDESF
Sisfron é uma iniciativa do Exército Brasileiro visando capacitar melhor a Força Terrestre com relação a presença nas fronteira

O gerente do Sistema Integrado de Monitramento   de Fronteiras (Sisfron), general de brigada Sérgio Luiz Goulart Duarte, falará nesta quinta-feira (19) no Seminário Fronteiras Brasil. O seminário prossegue até amanhã, dia 20.
Esta é a sétima edição do evento que, desta vez, está sendo realizado online, devido a pandemia. O general Duarte falará sobre “Desenvolvimento e Avanços do Sisfron”. Em seguida, o comodoro argentino Marcelo Guerrero fará uma palestra sobre vigilância e controle do espaço aéreo nas fronteiras

O Sisfron é uma iniciativa do Exército Brasileiro visando capacitar melhor a Força Terrestre com relação a presença nas fronteiras. A faixa de atuação do SISFRON se estende pelo limite Oeste do território nacional, cerca de 16.886 quilômetros de extensão, envolvendo onze Estados brasileiros.
O sistema, iniciado em 2012, tem como principais bases o sensoriamento da área, apoio à tomada de decisão e o apoio à atuação, sendo coordenado interagências. A implementação do projeto é capaz de promover o desenvolvimento tecnológico e de capacitação, uma vez que, os equipamentos necessários são de alta tecnologia, como radares terrestres, sensores eletromagnéticos e softwares de tomada de decisão.

Tríplice fronteira
Na terceira e última palestra de hoje, o tema será ‘Eficácia do Comando Tripartite na Tríplice Fronteira no Combate ao Crime Organizado’ e terá como palestrantes o chefe do departamento de investigações de Alto Paraná, Javier Orlando Flores Gamarra, e o oficial Fernando Ariel Ruiz Díaz Ortega.
Ao final, os painelistas participam do debate mediado pela Diretora de Relações Internacionais do IDESF, Liliana Claudia Korniat.

Mercados ilegais
O evento terá outros painéis, com palestras e debates sobre mercados ilegais, análise de vulnerabilidades nos diferentes modais e perspectivas de desenvolvimento.
Amanhã entrarão em pauta temas relacionados ao desenvolvimento, tais como a evolução do turismo da vitivinicultura nas fronteiras gaúchas e as perspectivas trazidas pelas lojas francas para a região fronteiriça.
O VII Seminário Fronteiras do Brasil é uma realização do IDESF e tem transmissão via Youtube. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site www.idesf.org.br
IDESF | Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras
O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, áreas situadas em 11 estados e limítrofes com 10 países, por onde passam mercadorias ilegais que...
www.idesf.org.br


Da redação com assessoria
Foto: Ministério da Defesa

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas