Senado ou Alep


- Por: Redação 1

Senado ou Alep

O secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani (PSD), afirmou que tem duas opções para outubro. Vai disputar o Senado ou a Assembleia Legislativa. "Falei para o governador (Ratinho Junior) que meu sonho é ser o candidato ao Senado dele, mas se não for possível saio a estadual".

2024 está longe
Sobre a sucessão do prefeito Marcelo Belinati (PP) em 2024, Canziani disse que o ano está ainda longe. "O 2024 precisa passar primeiro 2022 para vermos o quadro", disse. Canziani é pai da deputada federal Luísa Canziani (PSD) que vai disputar a reeleição. 

Caos
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que haverá "caos" e "rebelião" se o País decretar lockdown neste ano devido à piora da pandemia de covid-19. Bolsonaro voltou a criticar governadores e prefeitos que tomam medidas para tentar conter o avanço da covid-19 e reiterou que não se vacinou contra o coronavírus.

Rebelião
"O Brasil não resiste a um novo lockdown. Será o caos. Será uma rebelião, uma explosão de ações onde grupos vão defender o seu direito à sobrevivência. Não teremos Forças Armadas suficientes para a garantia da lei e da ordem", disse em entrevista à Rádio Jovem Pan. 

Reeleição
A ex-governadora Cida Borghetti (PP), conselheira da Itaipu Binacional, não vai disputar cargos eletivos nas eleições de 2 de outubro. Sua filha, a deputada estadual Maria Victória (PP) e o marido, deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do Governo Bolsonaro, vão disputar a reeleição. 

Positivada
A prefeita da cidade de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (PSD), testou positivo para a covid-19.  Segundo a prefeita, ela está “praticamente sem sintomas” e cumprindo  isolamento social . Até 20 de janeiro, Elizabeth estará de férias e o vice-prefeito, Capitão Saulo (PSDS), assume o comando da prefeitura. 

Três doses
“Infelizmente, testei positivo para a covid-19. Praticamente sem sintomas, graças a Deus, e com as três doses da vacina. Agora é aguardar o período de isolamento, com todos os protocolos de segurança. Vamos nos cuidar com máscara, distanciamento e vacina. A pandemia não acabou! Vacina para todos”, disse Elizabeth Schmidt.

Negativados
A contaminação pela variante Ômicron é tão alta que está levando os agentes políticos às redes sociais. Os deputados federais Paulo Martins (PSC) e Ney Leprevost (PSD) - atual secretário da Justiça, Família e Trabalho - fizeram os testes e afirmaram no twitter e facebook que estão negativados.

Em Toledo
A ministra Tereza Cristina (Agricultura) tem agenda no oeste na quinta-feira, 13. Tereza Cristina vai  verificar as perdas na agricultura. Nos dias 12 e 13 de janeiro, a ministra visitará as propriedades afetadas pela estiagem dos estados do RS, SC, PR e MS. No dia 12, percorre os municípios de Santo Ângelo (RS) e  Chapecó (SC).  No dia 13, estará em Cascavel, e encerra a viagem em Ponta Porã (MS). 

Prazo
Termina no dia 4 de maio, ou em menos de quatro meses, o prazo para regularizar o título eleitoral, ou mesmo solicitar a primeira via do documento, em tempo para votar nas eleições de outubro. O procedimento é simples, rápido e pode ser feito pela internet, com o sistema Título Net. 

Indenização
O STJ deve julgar em fevereiro a ação em que o ex-presidente Lula (PT) tenta condenar o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos) a indenizá-lo em R$ 1 milhão. Trata-se de uma ação civil por danos morais em razão da entrevista à imprensa, em setembro de 2016, na qual o então procurador usou uma apresentação de Powerpoint para explicar aos jornalistas o teor da primeira denúncia contra o petista na operação, por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). 

Moro e Joaquim
O pré-candidato à presidência, Sérgio Moro (Podemos), se reuniu com o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, e discutiu o cenário eleitoral e a necessidade de uma reforma no Judiciário.

Desbloqueados
Os bens e valores da família do ex-governador Beto Richa (PSDB) foram desbloqueados pelo ministro Gilmar Mendes, do  STF. As defesas de Fernanda Richa, esposa de Beto e ex-secretária estadual, e de André Richa, filho do casal, argumentaram no STF que a indisponibilidade no valor de R$ 166.353.357,41 já durava quase três anos, em “ofensa ao direito fundamental da duração razoável”. 

Safra
A Conab divulgou a estimativa para a safra 2021/22 de grãos, em que prevê produção de 284,4 milhões de toneladas. A cifra representa crescimento de 12,5% em relação à safra 2020/21, o equivalente a 32 milhões de toneladas. A previsão, contudo, foi reduzida em relação à terceira estimativa, que tinha sido de 291,1 milhões de toneladas. 


Pesquisa
Pesquisa do Facebook mapeou o que os consumidores mais esperam em 2022. Foram entrevistados 500 pessoas. De forma geral, o brasileiro está otimista: 70% preveem que 2022 será um ano melhor. Quando perguntados o que gostariam de fazer ao longo do ano, o estudo apontou que esse deve ser um período de atenção com as finanças: apesar do otimismo, 54% pretendem economizar, 47% querem quitar dívidas e 44% planejam fazer algum tipo de investimento financeiro. 

Quero viajar
Em relação aos tipos de desembolsos, a pesquisa mostrou que o sonho de consumo do brasileiro é voltar a viajar (43%). Em segundo lugar estão os gastos com estudos (39%), seguido por celulares (33%), reforma da casa (27%) e automóveis, sejam carros ou motos (26%). Chama a atenção, ainda, que 23% pretendem empreender este ano. O estudo foi realizado em dezembro de 2021 em parceria com a Offerwise. 

Gripe
O secretário Beto Preto (Saúde) conversa hoje, às 10h, com a imprensa sobre o cenário da pandemia de Covid-19, com evolução de casos nos últimos boletins, e da Influenza, com registros de H3N2 já confirmados no Estado.

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Francisco Vitelli
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas