Semana começa com a possibilidade de novas manifestações em Ciudad del Este


- Por: Reciel Rocha

Semana começa com a possibilidade de novas manifestações em Ciudad del Este

A semana começa com a possibilidade de novas manifestações da população em Ciudad del Este, cidade vizinha de Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai. A mobilização do momento é o acordo bilateral entre os governos dos dois países, sobre a compra e venda no setor energético. Na última semana, houve momento de confronto entre manifestantes e policiais. Os empresários locais fizeram um apelo a opinião pública: "Deixem-nos trabalhar tranquilos".
Na última semana de julho, os taxistas de Ciudad del Este aderiram a mobilização nacional e interditaram o centro comercial, em protesto contra o transporte de pessoas contratado por aplicativos de internet. A Ponte Internacional da Amizade, que une Brasil e Paraguai, permaneceu interditada por aproximadamente duas horas.
Na manhã da última quarta-feira (14), os manifestantes se reuniram em uma rotunda logo no início da Ruta Internacional. De lá, partiram em caminhada pelas ruas centrais até a cabeceira da Ponte da Amizade, paralisando o fluxo de veículos pela região e sobre a via. 
Eles atenderam à convocação de greve geral nacional, pelo impeachment do presidente Mario Abdo Benítez e do vice, Hugo Velázques, na condução do acordo pela compra da energia elétrica da Itaipu, firmado em maio. O ato, por decisão das autoridades dos países, acabou anulado.

Ronildo Pimentel / Foto: Wilson Ferreira

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas