Saúde Intestinal –  3 Laxantes Naturais Para Constipação Simples


- Por: Redação 2

Saúde Intestinal –  3 Laxantes Naturais Para Constipação Simples

" Constipação intestinal também conhecida como prisão de ventre é um sintoma que pode ser desencadeado por vários motivos, seja ligação com alguma doença mais séria que precise ser melhor investigada, por exemplo a síndrome do cólon irritável com constipação (acompanhada outros sintomas mais graves *nestes casos procure sempre um médico) ou ainda na forma simples os motivos podem ser: hábitos alimentares irregulares, uso de medicamentos e suplementos específicos (anti-hipertensivos, antidepressivos, antidiabéticos, suplementos de cálcio e ferro, anti-inflamatórios como Ibuprofeno, antialérgicos, anticoncepcionais, laxantes a longo prazo...), sedentarismo, baixa ingestão hídrica, etc.

- A seguir, preparei 3 dicas de “laxantes naturais” que poderão te ajudar a melhorar este quadro de constipação simples, sem comprometer a saúde do seu intestino e sua qualidade de vida:

1ª AMEIXA: A fruta é rica em fibras solúveis, vitaminas e minerais que auxiliam os movimentos intestinais. Pode ser consumida na forma natural, ou você pode beber a água dela fazendo o seguinte: deixe 3 ameixas secas mergulhadas em um copo de água (200 ml) durante toda a noite e beba a água de manhã em jejum.

2ª SEMENTES: linhaça e chia são excelente fontes de fibras e vão auxiliar o trânsito intestinal. Você pode incluir em sucos e nas preparações doces e salgadas. Dica: deixar de molho 30 minutos em um copo com água morna (60 ml) uma colher de sopa de chia, após o tempo ingerir o "gel" que formará e ficará por cima imediatamente. Mas atenção! a ingestão de água durante o dia deve ser grande, pois caso você não se hidrate suficiente o efeito será contrário e você ficará ainda mais constipado . Por isso, beba muita água após consumi-las.

3ª LARANJA E MAMÃO: Essa combinação das frutas é excelente para saúde intestinal por serem ricas em água, fibras e vitaminas. Ambas possuem propriedades como a vitamina C e a papaína, que auxiliam os movimentos intestinais, digestão e expulsão de fezes acumuladas. Dica: 1/2 mamão médio + 2 laranjas espremidas + 1 colher (de sopa) de sementes de linhaça. Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida (sem coar). 

Desta forma, apenas com métodos naturais seu intestino poderá responder muito bem, e você ficará livre dos perigos, da dependência e do uso prolongado dos laxantes medicamentosos, que podem ocasionar diversos problemas de saúde". 

JULIANA CIGERCE
Nutricionista
CRN8 13461

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas