Saúde e Educação promovem práticas saudáveis nas escolas


- Por: Reciel Rocha

Saúde e Educação promovem práticas saudáveis nas escolas
Crianças da escola foram encorajadas a comerem frutas variadas

Uma série de atividades divertidas e saudáveis marcaram a manhã dessa terça-feira (8) na Escola Municipal Augusto Werner, no bairro Carimã. Com o foco na alimentação saudável, os alunos participaram de uma degustação de frutas, receberam orientações sobre a importância da alimentação, e também participaram de gincanas e brincadeiras. As ações, desenvolvidas em parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, integram a programação alusiva ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. 
Atividades semelhantes acontecem durante toda a semana em todas as outras 49 escolas e nos 40 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Estão agendadas ainda feiras de ciências, atividades lúdicas, palestras, mostras pedagógicas, exposições, entre outros eventos. 
Na Escola Augusto Werner, profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro acompanharam as atividades. O médico da família, Paulo Cesar Akira explicou que além das orientações foram feitas análises do comportamento dos alunos para recomendar possíveis encaminhamentos. “O principal mesmo é essa integração, educação e saúde andam juntas”, disse.
A fisioterapeuta Rafaelly Vieira destaca que a prevenção desde cedo é um importante aliado. “É possível evitar muitos quadros crônicos se conseguirmos, nessa etapa da vida, reverter algumas questões como a obesidade infantil e realmente fazer uma educação em saúde, evitamos que essa população adoeça”, afirma. Outro resultado da conscientização é o impacto do aprendizado nas comunidades atendidas. “As crianças são importantes formadoras de opinião em casa. Elas passam a informação para a família e, muitas vezes, mudam a realidade das famílias com aquilo que aprenderam”, acrescenta.

PMFI / AMN
Foto: divulgação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas