Sala verde: dicas essenciais para decorar, fotos e inspirações


- Por: Redação 2

Sala verde: dicas essenciais para decorar, fotos e inspirações

O verde é considerado a cor do equilíbrio. A explicação para isso é simples: o verde está literalmente no centro do espectro visível, interligando e conectando as demais cores.

Essa característica física da cor acaba tendo efeito positivo sobre nosso cérebro, provocando sensações positivas de calma, tranquilidade e equilíbrio.

Para experimentar inúmeras possibilidades

Como você já deve saber, o verde é a combinação entre o azul (cor fria) e o amarelo (cor quente), portanto, as tonalidades de verde variam em inúmeras possibilidades sensoriais, indo desde os tons mais fechados, escuros e sombrios, até os mais abertos, frescos e acolhedores.

Ou seja, independente da sensação que você deseja transmitir, sempre existirá uma tonalidade de verde para se encaixar.

O verde também é uma cor muito democrática, vai bem com decorações modernas e ousadas, ao mesmo tempo em que se adapta perfeitamente com propostas clássicas e tradicionais.

Para se reconectar com a natureza

O verde também é a cor da natureza. Impossível não se sentir mais perto dela ao entrar em contato com a cor.

Tons de verde para a sala e combinações

Agora talvez venha a parte que parece mais complicada, mas que não é: como combinar as cores de uma sala verde.

Primeiramente você precisa entender as cores que mais se harmonizam com o verde e o efeito que essas combinações provocam no ambiente. Algumas delas vão deixar sua sala moderna e arrojada, outras clássicas, enquanto uma ou outra podem trazer alegria e descontração.

Sala verde e branca

A sala verde e branca é uma combinação clássica, mas não tão óbvia. Transmite frescor, tranquilidade e amplitude. Mas é preciso tomar cuidado para não parecer uma decoração de time de futebol, ok?

Quanto mais claro o tom de verde, mais fresca ficará a decoração. Já as combinações de branco com tons de verde escuro ou fechados remetem a uma proposta mais elegante e sofisticada.

Sala verde e preta

A combinação entre verde e preto é ousada e bem contemporânea. Esse mix forma um contraste marcante, variando muito dependendo do tom de verde escolhido.

Portanto, não é a melhor opção para quem deseja algo mais clean e calmo.

Sala verde e marrom

Combinar verde e marrom é aposta certa para quem deseja uma decoração com estilo rústico e bem  próxima da natureza. Afinal, são dois tons que se ligam diretamente aos elementos naturais.

O verde pode ser explorado nos estofados, paredes, cortinas e objetos decorativos, enquanto o marrom pode ser inserido a partir da própria madeira dos móveis, piso e teto.

Sala verde e cinza

Que tal agora uma combinação clean e moderna entre o verde e o  cinza? A principio,  pode parecer que não vai dar muito certo, mas acredite, funciona!

Sala verde e rosa

A combinação entre verde e rosa é uma das mais queridinhas do momento. Uma dupla alegre, com ares tropicais e que ainda pode ter um toque de elegância e glamour ao ser combinada com detalhes em dourado.

Sala verde e azul

O verde e o azul são duas faces da mesma moeda. Tons análogos, ou seja, que convivem lado a lado no circulo cromático e interagem muito bem.

Para isso, aposte na combinação entre tons semelhantes, por exemplo, azul fechado com verde fechado.

Sala verde e laranja

Mas se você deseja fugir do comum e apostar em uma decoração ousada e contemporânea, aposte na combinação entre verde e laranja. As duas cores trazem uma vibração e energia sem igual para o ambiente. Cuidado apenas para não tornar a decoração cansativa visualmente.

Onde usar o verde na sala

O verde pode entrar na decoração da sala de estar de formas variadas. A tendência mais comum é a sala com parede verde ou a sala com sofá verde. Mas saiba que a cor pode ser usada em inúmeros outros detalhes e objetos, como tapetes, cortinas, almofadas, quadros, objetos decorativos e, claro, nas plantas.

O verde também não precisa ser usado de modo chapado e uniforme, experimente, ao contrário, usar a cor em estampas e padrões diferenciados, inclusive, apostando em texturas agradáveis ao olhar e ao tato, como o veludo.

Você só precisa definir se a sua sala verde terá apenas detalhes na cor, como uma parede ou um móvel, ou se ela será totalmente revestida pela cor, das paredes ao teto.

Pode? Claro que pode! A decoração monocromática está com tudo, mas ela precisa combinar com você. Quem prefere uma decor mais clássica e tradicional pode não se dar muito bem com propostas desse tipo. Portanto, antes de decidir, pare e pense um pouco sobre como se sentiria em um ambiente todo verde.

Confira a seguir uma seleção de fotos para inspirar o seu projeto

Sala verde água: frescor, tranquilidade e calmaria para relaxar depois de um dia de trabalho

Já nessa outra sala, o verde acompanhado do amarelo e do rosa traz diversão e despojamento

Sala verde com detalhes em preto. Combinação sutil e elegante.

Fonte: Decorfacil

Imagem: Pinterest

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas