Região da Vila A está recebendo ciclovia, calçamento e paisagismo


- Por: Redação 1

Região da Vila A está recebendo ciclovia, calçamento e paisagismo
Reflorestamento na Vila A

Aos poucos, a Vila A, bairro historicamente ligado à usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), vai ganhando melhorias por toda parte, com investimentos diretos da empresa. A ideia é que, no futuro, o lugar se transforme num grande parque a céu aberto.

Diversas iniciativas na região, como recursos em segurança, iluminação e diversidade da recreação esportiva, vão melhorar a infraestrutura e elevar a qualidade de vida no bairro, que ainda vai integrar o projeto Cidade Inteligente – uma parceria entre a Itaipu, o Parque Tecnológico Itaipu e a Prefeitura.

Com 4.800 metros de extensão, a ciclovia vai circundar o trecho entre a BR-277 e as avenidas Garibaldi, Andradina e Paraná. A obra inclui ainda a construção de calçadas, drenagens, espaço para prática de caminhadas e iluminação complementar. O contrato de R$ 8,4 milhões é financiado pela Itaipu. Parte da obra já está concluída. Em breve o local deverá se tornar um novo ponto de lazer, locomoção e prática de atividades físicas, para ciclistas e pedestres. 
A área é próxima ao Mercado Municipal, em construção, e ao Gramadão, que passará por uma total revitalização. Todas essas iniciativas da Itaipu, com recursos de mais de R$ 900 milhões, em diferentes frentes, integram o Programa Acelera Foz, que reúne oito entidades parceiras para a retomada da economia da cidade. A Diretoria de Coordenação da Itaipu é a responsável pela gestão direta da maioria das obras.

Paralelamente à ciclovia e também à aquisição de terrenos, a Itaipu está fazendo o plantio de 2.700 mudas em uma área degradada na entrada da Vila A, para compensar o corte de árvores exigido para a criação de uma ciclovia. O trabalho de compensação florestal teve início na última sexta-feira (29). 

Para o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, essa é mais obra que gera legado para Foz do Iguaçu, que no dia 10 de junho completa 106 anos. “Mais que uma opção de lazer para a comunidade, ela representa um grande salto de qualidade para quem vive e frequenta o local.”

Todos os investimentos da Itaipu mostram o comprometimento da atual gestão da empresa com o município, onde está localizada a usina. O trabalho é feito em consonância com as diretrizes do governo federal.

Imprensa de Itaipu
 Foto: Sara Cheida/Itaipu

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas