Reeducação Alimentar- Confira alguns hábitos saudáveis


- Por: Redação 2

Reeducação Alimentar- Confira alguns hábitos saudáveis
(Foto: FOTO: GETTY IMAGES)

Formar novos hábitos é um processo que exige muita determinação, organização e acima de tudo paciência. Nesta semana, prepare 5 dicas para o auxiliar no início deste novo processo de mudança, e que você pode iniciar ainda HOJE!
1. Planejamento - Faça uma lista dos alimentos que você vai precisar comprar para uma semana toda. Escolha qual o melhor dia e horário dentro da sua rotina para você prepará-los (decida se você cozinhará todos os dias, ou se prefere fazer as suas marmitas da semana toda em um único dia e congelá-las). Por isso, o planejamento é essencial para evitar o desperdício de alimentos (comprar somente o necessário e o que preparar você realmente) e otimizar o nosso tempo.
2. Pré-preparação- Ao que chegar em casa, higienizar os alimentos básicos (frutas, verduras e legumes). Retire os alimentos secos da embalagem (grãos, grãos, farinhas) e coloque em atributos adequados e guarde-os conforme indicação do fabricante. Porcione e congele as proteínas de acordo com as quantidades que para utilizar no preparo de cada receita. Assim, tudo ficará mais rápido e prático na hora de preparar as suas refeições.
3. Hidratação- Que a água é fundamental para o funcionamento de todos os nossos órgãos, todos nós sabemos.E se você decidiu de vez em que começar a mudar seus hábitos, decorrentes da ingestão ideal de água.Adote uma garrafinha que sempre está próxima a você, e se ainda assim assim assim você esquecer de tomá-la, instale algum aplicativo no seu celular que ajude a lembrar e distribuir ao longo do dia a quantidade correta que você precisa ingerir.
4. Leia os rótulos- Como versões integrais, light, diet ou zero geralmente são mais caras que tradicionais, pois prometem ser mais saudáveis. Mas cuidado, nem sempre é assim que funciona. Por isso, o ideal é que você sempre leia atentamente o rótulo. Preste atenção nos ingredientes que compõem aquele alimento.Nomenclaturas que você desconhece, na maioria das vezes são aditivos químicos, corantes, estabilizantes e adoçantes artificiais.Atente-se sempre ao primeiro ingrediente descrito, pois este sempre será o que tem em PRINCIPAL quantidade produto.
5. Não faça dietas restritivas - Troque as dietas temporárias (dieta do ovo, dieta da lua, dieta detox, dieta da sopa ...) que tem prazo de validade, por um ESTILO DE VIDA saudável que condiz com a sua realidade e sua rotina, e que você consiga manter sem grandes sacrifícios. Ou seja, inicie uma nova vida com hábitos saudáveis, leveza, equilíbrio e moderação, e não uma mudança drástica com prazo de validade, provavelmente e com risco severo a sua saúde física e mental.



Juliana Cigerce
Nutricionista
CRN 13.461

 

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