Recenseadores do IBGE já visitaram 38 mil domicílios em Foz do Iguaçu

Cerca de 38 mil domicílios já foram visitados pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Foz do Iguaçu para o levantamento de dados do Censo 2022. Até o momento já foram contadas 89 mil pessoas no município, dos quais 52% (46.280) são mulheres e 48% (42. 720) são homens. 
Conforme o levantamento, divulgado pelo escritório regional do instituto, do total de residências já contabilizadas, em cerca de 6.270 os agentes não encontraram os moradores ou não foram recebidos. Nestes locais, que correspondem a 16,5% do que foi registrado, as equipes terão que retornar para fazer a coleta. 
De acordo com o IBGE os recenseadores têm enfrentado diversas dificuldades para colher os dados do Censo, em boa parte por conta da resistência dos moradores em responder o questionário. Frente a isso o órgão lembra que os dados repassados são sigilosos e o procedimento é totalmente seguro. 
Além disso, a colaboração para o levantamento dos dados é obrigatória, tendo como base a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 e com o Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973.
“Tem muita gente que recebe muito bem as equipes, mas tem outros tratando os recenseadores muito mal. A gente tem que lembrar que o Censo é sim obrigatório. Responder o IBGE é uma obrigação por lei porque esta é a única pesquisa que realmente passa na casa de todo mundo. Nós precisamos disso para ter um único retrato da sociedade em números absolutos”, explicou a chefe do IBGE em Foz, Bruna Vieira. 
A legislação determina ainda a multa de até dez vezes o maior salário-mínimo vigente no país, se o infrator for primário; e de até o dobro desse limite, quando reincidente. Entretanto, o pagamento da multa por não atender o recenseador não exonera o infrator da obrigação de prestar as informações dentro do prazo fixado no auto de infração que for lavrado, mas o pagamento poderá ser dispensado se as informações forem prestadas pelo infrator primário.
No momento a fronteira conta com o trabalho de 185 agentes e 22 supervisores, que auxiliam na orientação das entrevistas. Foz é composta por 523 setores censitários. Cada setor engloba aproximadamente 300 domicílios. Do total de locais que serão contabilizados pela pesquisa, cerca de 47% estão em trabalho ou o levantamento já foi concluído.
A ação, que teve início no dia 1° de agosto deve ser concluída no início de novembro, com divulgação dos primeiros resultados em dezembro, no site nacional do IBGE. O levantamento pretende ajudar na elaboração de políticas públicas e também na aplicação de recursos do Governo Federal. 

Questionário também pode ser respondido de forma remota 
No Censo 2022, além da coleta presencial, é possível responder ao Censo também pelo telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Em qualquer situação, entretanto, será preciso que o recenseador visite o domicílio, para captar a coordenada e fazer o contato com o morador.
A entrevista por telefone também será utilizada para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário. Para isso, o IBGE terá uma central telefônica exclusiva, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181.

Da Redação / Foto: divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *