Ratinho e Azambuja na Itaipu


- Por: Redação 1

Ratinho e Azambuja na Itaipu

Palavra Livre - Zé Beto Maciel
Com Adilson Borges, Francisco Vitelli, Gustavo Aquino e Thayna Pavarotti

 

Ratinho e Azambuja na Itaipu
O presidente da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, vai receber nesta quarta-feira, 16, os governadores Ratinho Junior (Paraná) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) para discutir sobre a ampliação das parcerias da binacional com os dois estados. 

Ferroeste
Os três devem conversar sobre o projeto de implantação da ferrovia que pretende ligar a cidade de Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá - tendo um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Grande obras
A Itaipu já custeia grandes obras de infraestrutura nos dois estados, notadamente, nas regiões oeste e noroeste do Paraná os investimentos chegam a R $2,5 bilhões. As duas pontes, por exemplo, atendem tanto o Paraná como o Mato Grosso do Sul. A primeira, já em fase bastante adiantada, liga Foz do Iguaçu a Presidente Porto Franco. Já a outra, ainda prestes a ter as obras iniciadas, Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai). Os investimentos ultrapassam os R$ 750 milhões. 

Viagem gratuita
A Assembleia Legislativa vai discutir gratuidade ou desconto na aquisição de bilhetes de passagem de transporte em linhas coletivas intermunicipais a pessoas idosas. Parecer favorável ao projeto do governador Ratinho já foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação. 

Turismo próximo
A iniciativa visa assegurar o benefício para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. A medida amplia os direitos já previstos no Estatuto do Idoso. Além do impacto social, a medida pode ter reflexos no turismo, especialmente nas viagens a lugares próximos, dentro do Estado. 

Todas as linhas
O benefício vale para os horários e em todos os veículos (convencional, executivo e leito). As passagens deverão ser reservadas ou adquiridas com antecedência de três horas antes da partida.

Quadros no MDB
O vereador Rogério Quadros anda abespinhado e parece que foi esquecido pelo seu partido, o PTB. Seu destino, especulam alguns, pode ser o MDB do secretário de Administração, Nilton Bobato. Ambos já foram camaradas no PCdoB. O projeto é disputar a Assembleia Legislativa pelo MDB.

Patrício apoia patrício
E a eleição do próximo ano está mexendo com a cabeça dos vereadores de Foz. Adnan El Sayed já escolheu seu candidato. Um Patrício diga-se de passagem, mas não se trata do presidente Ney Patrício. El Sayed deve apoiar a reeleição do deputado Hussein Bakri, que não tira o pé de Foz do Iguaçu há dois anos.

Picler no Patriotas
O empresário Wilson Picler, chanceler da Uninter, foi indicado pelo presidente estadual do Patriotas, deputado federal Evandro Roman, para fazer parte do diretório nacional do partido que filiou o senador Flávio Bolsonaro (RJ). A filiação do presidente Jair Bolsonaro é esperada para os próximos dias. O Patriotas vai mudar de nome: vai se chamar Aliança. Picler é o nome da legenda para disputar o Senado em 2022. 

PT apoia Requião
O PT já não disfarça mais. Numa reunião com lideranças políticas, o presidente do partido do Paraná, deputado Arilson Chiorato, chamou o ex-senador Roberto Requião (MDB) do "nosso candidato" ao Palácio Iguaçu em outubro de 2022. Além do PT e MDB, participaram da live representantes do PV, Rede, Psol, PDT, PSB, PSC e até DEM, os três últimos não colocaram Requião no radar de apoio.

Boa notícia
O diplomata Rubens Campana gostou da notícia que seu pai, Fábio Campana, será homenageado na futura Casa da Memória de Foz do Iguaçu. "Conte com a gente para apoiar a iniciativa no que for preciso", disse em mensagem à coluna. 

Vamos de Ratinho
A executiva do Cidadania no Paraná anunciou que vai apoiar a reeleição de Ratinho Junior (PSD) para o governo do Paraná, confirmando sinalização revelada em maio passado. “Estou muito feliz e espero que possamos fortalecer cada vez mais esta parceria em benefício do Paraná. Nós temos ainda grandes temas para serem discutidos no estado e o Cidadania tem este papel fundamental”, afirmou Ratinho Junior. A deputada Cristina Silvestri e os deputados Douglas Fabrício e Tercílio Turini, que formam a bancada do partido na Assembleia Legislativa, referendaram a decisão do partido.

Capitã vacina
A médica Mayra Pinheiro, do Ministério da Saúde, tomou a primeira dose da vacina contra covid-19. A médica postou uma foto nas redes sociais ao lado do cartão de vacinação com a legenda: “Devidamente vacinada contra a Covid-19”. Mayra tomou a vacina AstraZeneca e é conhecida como “capitã cloroquina” por defender o uso de medicamentos sem eficácia comprovada para tratar pacientes com a doença. 

Dedução para turismo
Projeto de lei de Felipe Carreras (PSB-PE) em análise na Câmara dos Deputados prevê que a União facultará deduções no Imposto de Renda para pessoas físicas ou jurídicas em caso de doações ou patrocínios para fomento ao turismo. Conforme a proposta, o contribuinte terá opção de deduzir do IR devido até 100% do montante das doações e até 75% do montante dos patrocínios cuja finalidade seja exclusivamente o fomento do turismo.

Mudança
O jornalista Roque Ovelar assumiu a Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu no lugar da jornalista Charlene Martins.

Isenção
O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo, anunciou para a próxima segunda-feira (21) a votação do projeto de lei que isenta da contribuição previdenciária os policiais e bombeiros militares aposentados com moléstias graves. “É uma votação importante e que lutamos muito para ser pautada em sinal de respeito aos policiais e bombeiros", afirmou Bakri.


 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas