Queiroga em Foz


- Por: Redação 1

Queiroga em Foz

O ministro Marcelo Queiroga (Saúde) registra hoje em Foz do Iguaçu a vacinação com as doses extras do imunizante enviado à cidade. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, o prefeito Chico Brasileiro acompanham a agenda de Queiroga que inclui ainda a visita à Itaipu Binacional e aos hospitais Padre Germano Lauck, Costa Cavalcanti e Madre de Dio (São Miguel do Iguaçu). Queiroga vai entregar kits de amplificação e extração ao Hospital Costa Cavalcantti para a execução de testes de RT-PCR.

Gol de placa
O prefeito Chico Brasileiro (PSD), através da Frente Nacional dos Prefeitos, é o principal articulador da remessa de doses extras para 54 cidades fronteiriças nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Apenas os nove municípios catarinenses - fronteira com a Argentina - ainda não recebeu os imunizantes. Até agora, o Ministério da Saúde já enviou 334 mil imunizantes para 55 cidades de fronteira. 

Em massa
Foz do Iguaçu espera para os próximos dias mais um lote extra de 37 mil vacinas e nessa condição, segundo a secretária Rosa Jeronymo, vai vacinar a população adulta (com mais de 18 anos) até o mês de agosto.

Perto de casa
“Staycation”, ou turismo na cidade e arredores, é uma tendência da pandemia que pode perdurar. Basta que os destinos conquistem o seu público local e os seus vizinhos. Segundo pesquisa da Booking.com, mais da metade da população brasileira (55%) demonstrou interesse em conhecer um novo destino na própria região em que mora. O Litoral e Foz do Iguaçu, dois polos turísticos dos extremos do Paraná, podem se beneficiar desta modalidade, favorecendo todas as regiões do estado do corredor entre a Costa Leste e a Costa Oeste.

Travessia sem fila
O primeiro final de semana com uma balsa requisitada pelo DER da antiga concessionária foi de tranquilidade na travessia da baía de Guaratuba (ferry boat). Apesar do frio, houve grande movimento no Litoral e as cidades ficaram lotadas. Com os fortes e gélidos ventos na costa, o point em Guaratuba foi assistir o sol se pôr na baía e na Serra do Mar. Houve até uma pequena aglomeração na Praça dos Namorados, que já virou a praia de inverno, neste ensaio de retomada.

Ave símbolo
Falando em retomada, uma campanha da Prefeitura de Morretes e do Observatório de Justiça e Conservação vai escolher a Ave Símbolo do Município. Morretes, como todo o Litoral do Paraná, fica no maior trecho contínuo da Mata Atlântica. A campanha tem o objetivo de valorizar esse tesouro natural, estimular ainda mais o turismo de natureza e engajar a comunidade na conservação. O turismo é, atualmente, o maior setor gerador de emprego e renda no município. Quer saber quais são os pássaros e votar? Acesse: bit.ly/campanha-morretes. E você sabe qual é a nossa ave símbolo de Foz do Iguaçu?

Giacobo esclarece
O deputado Fernando Giacobo (PL) esclarece em nota que é contra o fundo de R$ 5,7 bilhões previstos para as eleições de outubro do ano que vem. "Tenho recebido muitos questionamentos acerca do aumento do fundo eleitoral. Esclareço que sou veementemente contra. Votei para a aprovação do conteúdo da Lei de Diretrizes Orçamentárias, enviada pelo governo. Não votar pela aprovação da LDO seria uma irresponsabilidade enquanto parlamentar, já que a lei define metas e prioridades da administração pública federal e orienta a elaboração da LOA", disse.

Ducci também
O deputado Luciano Ducci (PSB) diz que também que é contra o fundo eleitoral e que votou apenas na aprovação da LDO.

Mais vacinas
O Paraná recebeu ontem mais 141 mil doses de vacinas contra a covid-19. O lote faz parte de uma remessa de 453,7 mil vacinas com envio confirmado para o Estado ainda nesta semana.  A Secretaria Estadual de Saúde fará ainda hoje a divisão para o envio das doses às regionais de saúde.

Esquivel na fronteira
O prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, se reuniu neste sábado, 17, com representantes de entidades e movimentos sociais da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A reunião fez parte das atividades do IV Foro Social y Popular de la Triple Frontera, que tem como tema os problemas relativos aos direitos humanos nos três países da fronteira.

Nobel da Paz
É crescente a corrente que o próximo Prêmio Nobel da Paz, será confirmado em outubro, seja entregue de forma simbólica aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no atendimento às pessoas com a covid nos hospitais e unidades de saúde do mundo inteiro.

Eleição híbrida
A eleição ao diretório estadual do MDB no próximo dia 31 no Hotel Alladin em Curitiba seja de forma híbrida. Ou seja, presencialmente, ou por meio eletrônico que disposto pelo diretório nacional. Esta eleição vai forma o novo diretório do partido, a nova executiva, o que vai definir a participação da sigla nas eleições de 2022.

Recorde
O Porto de Seco de Foz do Iguaçu bateu recorde de movimentações de cargas no primeiro semestre de 2021, mesmo em meio à pandemia do coronavírus. Segundo a Receita Federal, nos primeiros seis meses deste ano, foram liberadas 98.685 cargas, o que representa movimento 21,4% maior do que o ocorrido no mesmo período de 2016. Em relação ao primeiro semestre de 2020, o crescimento foi 41,4% maior.  Nos últimos 20 anos, a maior movimentação ocorreu no ano de 2016, quando foram liberadas 182.323 cargas, sendo 81.270 no primeiro semestre.

Bem vindos
O prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) visitou neste sábado, 17, as instalações do Super Pro Atacado que iniciou as atividades em Cascavel com a criação 53 novos empregos diretos. “Nós estamos todos os dias recebendo novas empresas. Essa é uma empresa de Curitiba, a primeira fora da capital e com uma variedade enorme de equipamentos”, disse. 

Grupo Negrão
O atacado pertence ao Grupo Negrão, com sede em Curitiba, mas que atua em praticamente todo o Brasil com ferramentas, equipamentos e acessórios para os segmentos da construção civil, agrícola e indústria, além de materiais para utilizar em casa.

Zé Beto Maciel
Com Gustavo Aquino, Francisco Vitelli e Adilson Borges
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas