Quase 20 mil moradores de Foz precisam atualizar dados cadastrais de atendimento via SUS


- Por: Redação 1

Quase 20 mil moradores de Foz precisam atualizar dados cadastrais de atendimento via SUS
O cadastro pode ser regularizado na Unidade Básica de Saúde referência da residência do usuário

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu pede à população para que mantenha atualizados os dados cadastrais junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS), para atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com números levantados pela pasta, quase 20 mil usuários estão com cadastros desatualizados, sendo 9.983 para consultas e 9.919 exames.  
Segundo Elaine Cristina de Lima, coordenadora da Central de Regulação de Agendamentos, o cadastro atualizado permite o contato ágil com os usuários para o aviso e a confirmação de possíveis procedimentos. 
No Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, administrado pela Fundação Municipal de Saúde, mais de 400 pequenas cirurgias deixaram de ser feitas em virtude de cadastros desatualizados.
“É essencial que este cadastro seja feito sempre que o paciente precisar de um serviço. Os principais problemas são referentes a telefones antigos, números inexistentes e até CEPs que não correspondem com o endereço. Essas pessoas acabam indo para lista de pendências e, por consequência, o procedimento atrasa”, explica Elaine. 
“Fazemos este apelo para que a população se atente à atualização dos dados e, assim, possa existir uma maior agilidade e eficiência nas consultas e exames. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar essa verificação”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo. 

AMN
Foto: Chrisitian Rizzi

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas