"Qualidade do Sono e Alimentação"


- Por: Redação 2

(Foto: Foto: Shutterstock)

Uma boa noite de sono é essencial dentro do ciclo "qualidade de vida".

É muito comum entre as pessoas que se queixam de não dormir bem, sintomas de: insônia, mau humor, estresse, dores de cabeça, irritabilidade, aumento de peso e ansiedade.

Todos estes sintomas e outros, podem estar fortemente associados a qualidade ruim do sono do indivíduo.

Um sono reparador e adequado, trará diversos benefícios, como: fortalecimento da memória, melhora da resistência insulínica, aumento da imunidade, melhora do metabolismo e consequentemente contribuição para o emagrecimento.

* Mas como a alimentação poderá ajudar a melhorar o meu sono?

A indução ao sono está ligada a hormônios que fazem parte do processo, principalmente dois: melatonina e serotonina.

Portanto, é recomendado para pessoas que não conseguem ter um sono ideal, que se alimentem ao longo do dia de nutrientes que irão contribuir para secreção destes hormônios, e um deles será o TRIPTOFANO que em conjunto com alguns outros (vitaminas b3, b6, magnésio) fará este papel.

- Alguns alimentos ricos em TRIPTOFANO e demais nutrientes citados, são: feijão, banana, castanhas, semente de abóbora, linhaça, frango, aveia, chocolate amargo (acima de 70% cacau) e salmão.

- Chás naturais relaxantes, também contribuem para uma boa noite de sono: erva-cidreira, erva-doce, camomila, maracujá. Mas atenção com a quantidade (de 80 a 150 ml) ingerida próxima do horário de se deitar, senão provavelmente você terá que levantar diversas vezes durante a noite para urinar.

- Controle o consumo de cafeína, ela tem efeito energizante e para algumas pessoas pode atrapalhar ou potencializar ainda mais os sintomas indesejados. Ela não está presente somente no café, mas também em algumas bebidas como: chá-preto, chá-mate, chimarrão achocolatados e refrigerantes. Por isso, evite ingerir próximo das horas antes de dormir.

Um sono regulado, adequado com seu relógio biológico (nem menos do recomendado '6h, nem mais do que o necessário '10h) trará grandes benefícios para sua restauração física e mental. Sua produtividade será muito maior. Portanto, cuide da sua saúde e não deixe que as noites mal dormidas façam parte de sua rotina.

Juliana Cigerce

Nutricionista

CRN8 13461

 

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