Projeto da Estrada do Colono é aprovado em mais uma comissão do Senado


- Por: Reciel Rocha

Projeto da Estrada do Colono é aprovado em mais uma comissão do Senado
O deputado Vermelho e o senador Álvaro Dias estão irmanados pela reabertura da estrada

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou nesta terça-feira (17) o projeto de lei 61/213 que permite a reabertura da Estrada do Colono, ligando as cidades de Medianeira a Serranópolis do Iguaçu.
Existem dois projetos sobre essa antiga estrada que liga as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Um, do deputado Vermelho, que cria a estrada parque Caminho do Colono e esse que tramita no Senado e foi desarquivado por influência do senador Álvaro Dias.
Vermelho e Álvaro trabalham em conjunto para atender essa antiga reivindicação dos moradores que perderam o direito de ir e vir com o fechamento da estrada em 1986 por determinação judicial.
“Estamos irmanados para viabilizar essa estrada. Não importa a paternidade, o que importa é reabrir esse caminho e atender o clamor dessa população sofrida. Talvez possamos encontrar um meio de fundir os dois projetos”, comentou Vermelho.
Na avaliação do senador Álvaro Dias (Podemos-PR), a estrada vai contribuir com a preservação do parque. A proposta segue agora para análise das comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
“É uma estrada preservacionista, que contribuirá para a preservação do Parque Nacional do Iguaçu”, afirma o senador. “Hoje temos a caça ilegal, predadora, e certamente a população se tornará fiscal. O projeto é moderno. Estabelecerá passagens subterrâneas para os animais, grades protetoras, guaritas de fiscalização. Teremos o impedimento para que carros pesados trafeguem, não haverá o asfaltamento. Enfim, as normas que se constituem em exigência para a preservação ambiental estão contempladas”, acrescenta o senador.

Da redação com assessoria

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas