Primeira orquestra feminina do Brasil faz apresentações em Cascavel e Medianeira


- Por: Redação 1

Primeira orquestra feminina do Brasil faz apresentações em Cascavel e Medianeira

O projeto Bravíssimo Concertos leva ao público, do oeste paranaense, a história da música Barroca com apresentações da orquestra curitibana Ladies Ensemble e a regência do maestro venezuelano Roberto Ramos. No repertório estão obras dos compositores Antonio Vivaldi (1678-1741), Georg Philipp Telemann (1681-1767) e Henry Purcell (1659-1695) e a contextualização histórica feita pela professora e especialista em música Liana Justus.
Os concertos didáticos acontecem hoje, dia  03 de agosto  em Cascavel e na cidade de Medianeira no dia 05 de agosto (sexta-feira). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados em http://sympla.com.br
Vivaldi e o universo feminino - Compositor e músico italiano do período Barroco, Antonio Vivaldi (1678-1741) compôs a maior parte das suas obras para mulheres: suas alunas do “Ospedalle della Pietà”, instituição veneziana que acolhia meninas órfãs. Na época, a qualidade da interpretação da orquestra feminina despertava a atenção, atraindo público de toda a Europa a Veneza.Três séculos depois, o protagonismo feminino se repete com as 20 instrumentistas profissionais da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional do Brasil formada exclusivamente por mulheres. Até mesmo as solistas são componentes do próprio grupo. 
A Ladies Ensemble - Atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra. 
O apoio a causas femininas é uma de suas missões centrais — entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, produz iniciativas como o “Concerto das Rosas” — espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

Serviço
Bravíssimo Concertos Barrocos com Ladies Ensemble

CASCAVEL
Data: quarta-feira, 03 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Sefrin Filho
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro

MEDIANEIRA
Data: sexta-feira, 05 de agosto
Local: CPC Arandurá - Medianeira
Horário: 20h
Endereço: Av. Brasil, 899-1029 - Centro
Capacidade: 400 pessoas

Assessoria com redação 
foto: Cristiane Gonzaga

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas