Presidente paraguaio quer rediscutir Anexo C e construir eclusa em Itaipu


- Por: Redação 1

Presidente paraguaio quer rediscutir Anexo C e construir eclusa em Itaipu
Benítez defendeu a renegociação do Anexo B para construir a eclusa

Ao participar de uma videoconferência na manhã desta terça-feira (11) o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, falou em rediscutir com o Brasil o Anexo C do Tratado de Itaipu para viabilizar a construção de uma eclusa na margem direita do rio Paraná.
Durante a conferência, Marito falou sobre o novo comboio de 104 barcaças que passou pela hidrelétrica de Yaciretá, transportando a produção paraguaia de trigo, milho, arroz e soja. A navegação foi permitida graças a um acordo entre Paraguai, Argentina e Brasil.
Essa é a terceira vez que o Paraguai realiza a operação “Janela de Água” para escoar sua produção pelo rio Paraná. Nas três vezes, Itaipu abriu seu vertedouro ou produziu mais energia para aumentar o volume de água do rio Paraná.


Anexo C
Na oportunidade, o presidente paraguaio falou da necessidade de ampliar o caudal de navegação e disse que já estão em curso as tratativas para renegociar o Anexo C do Tratado de Itaipu para construir a eclusa na margem direita do rio Paraná.
“Uma obra como essa vai permitir uma melhoria significativa da navegação. É uma obra que levará um bom tempo para ser viabilizada e, seguramente, não será concluída em nosso governo, mas existe a vontade política de avançar”, destacou Benítez.
Marito disse que o projeto da eclusa em Itaipu vem sendo discutido há muitos anos e que já existem quatro estudos, realizados por empresas internacionais, dos quais participaram técnicos de ambos os países.
Os estudos incluem a viabilidade econômica, técnica, análise do impacto ambiental, segurança náutica e o anteprojeto da eclusa. O projeto está à cargo da empresa Witteveen+Bos, da Holanda, e da Companhia Nacional de Ródano, da França.

Adelino de Souza

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas