Preparação das urnas de Foz ao segundo turno será no domingo e segunda, 23 e 24

A preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições gerais de 2022 em Foz do Iguaçu será no domingo e segunda-feira (23 e 24, respectivamente). No dia 30 de outubro, os eleitores irão votar apenas para presidente. Os trabalhos de carregamento dos dados de candidatos e eleitores, lacração e conferência dos equipamentos será realizado das 8h às 20h no Fórum Eleitoral da Avenida Costa e Silva nº 1599.

Foz do Iguaçu tem mais de 196 mil eleitores cadastrados em duas zonas eleitorais. A 46ª possui 314 seções (urnas) distribuídas em 38 diferentes endereços e a 147ª, com 273 seções distribuídas em 25 locais de votação. A zona eleitoral abrange ainda os eleitores de Santa Terezinha de Itaipu. O município contará com 53 seções (urnas) distribuídas em cinco locais de votação.

No pleito do dia 30, os eleitores terão que escolher entre dois candidatos – o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição ou o ex-presidente Lula (PT). Assim como no primeiro turno, a cerimônia de preparação dos equipamentos será coordenada pelo juiz eleitoral Ariel Nicolai Cesa Dias.

Para o ato, foram convidados Fernando de Paula Xavier Junior do Ministério Público Eleitoral e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos e forças de segurança. Representantes dos veículos de comunicação de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu também poderão acompanhar o ato.

Equipes

Os procedimentos, de acordo com o edital de divulgação, serão realizados pelos servidores Helen Dias Friedrich, Tatiana Kolly Wasilevski Rodrigues, Jacira de Araújo Campos Chagas, Nicodemo Ferreira de Almeida, Marcia Seabra de Freitas Barbosa, Clélia de Fátima Lopes Gonçalves, Asenate Rodrigues de Abreu e Andreia Paula Severo.

Eles terão como auxiliares administrativos Gabriel Julio Alexandre, Yago Rogaski Stradolini, Maurício Diniz Moura, Hiba Atef Dakka, ,Hugo Denilson Palazzo Delai, Jaqueline Bizerra Oliveira, Mateus Ariel Dias, Patricia de Castro França e Thiago Trindade de Lima e os auxiliares do Juízo Marlene Pereira Souza, Clementino Brunetti da Cruz, Luiz Mirozinski de Godoy e Ritha Abboud Geara Abboud.

Os trabalhos de preparação das urnas incluem a carga de dados, testes de funcionamento, identificação e colocação de lacres. Também está previsto a realização de teste de funcionamento, demonstração de votação acionada por aplicativo específico para esse Fim e a colocação de lacres nos equipamentos de contingência (e nos destinados às mesas receptoras de justificativas, se for o caso).

Reta final

No dia 29, véspera da votação, as urnas eletrônicas serão ligadas nos locais de votação e visualizados os dados apresentados na tela das máquinas, procedimento que igualmente poderá ser acompanhado. Havendo necessidade, ocorrerá, na mesma data, das 8h às 22h0, no Cartório Eleitoral, ajuste de data e hora das urnas e carga das urnas que vierem a apresentar problemas quando da realização deste procedimento.

Da Redação / Foto: Roger Meireles/arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *